Buscando economizar e poupar a ida ao lava-jato, muita gente busca por dicas de limpeza automotiva. Você sabe o que fazer para deixar seu carro brilhando como se fosse novinho em folha?

Tem gente que faz parecer que limpar carro é a coisa mais simples do mundo, mas não se preocupe se você estiver no grupo dos que têm dúvidas e dificuldades quanto a isso.

Existem truques para que você aprenda a como fazer a limpeza da parte externa e da interna corretamente. Algo que, inclusive, ajuda a manter o carro mais conservado, diminuindo sua depreciação caso você decida vendê-lo!

Como lavar o carro em casa

Antes de qualquer coisa, você tem que se certificar de ter os produtos certos à disposição. Se a ideia é economizar mesmo e limpar o carro com algo que você já tem em casa, pode até usar o detergente, mas desde que seja neutro.

Caso puder investir em um produto específico para a lavagem de automóveis, porém, você terá melhores resultados. Os “shampoos” para carros são excelentes para tirar as sujeiras do dia a dia sem danificar a pintura.

Antes de começar, certifique-se de que o carro está na sombra e de que o sol não vai chegar até vocês no meio do processo para evitar a formação de manchas. Agora, vamos a um passo a passo:

  1. Comece pelas rodas, que precisam estar frias. Aplique o shampoo e com um pano de microfibra ou uma escova macia espalhe o produto e vá fazendo a limpeza. Em seguida, jogue água e, se preciso, repita a operação;
  2. Molhe toda a parte exterior do carro usando uma mangueira ou um balde (tente evitar o desperdício);
  3. Aplique e esfregue o shampoo com auxílio de um pano de microfibra ou uma luva especial para limpeza automotiva. A dica é começar pelo teto, passar pelos vidros e seguir descendo;
  4. Após esfregar todo o carro, enxágue-o por completo;
  5. Para evitar manchas, seque o carro com o auxílio de uma toalha.

Em seguida, você pode encerar o carro caso queira garantir um brilho extra e cobrir pequenos riscos ou desgastes na pintura que acabam acontecendo com o tempo.

No mercado, você encontra as tradicionais ceras sólidas e também produtos em spray cuja aplicação é mais rápida e prática. Analise suas alternativas e siga as instruções de uso do fabricante.

Como limpar o interior do carro

Pode ser que a limpeza do exterior do veículo não seja um segredo e que sua real dúvida seja sobre como limpar o carro por dentro. Essa parte tende a ser mais delicada porque precisamos lidar com diferentes materiais e ter cuidado com partes sensíveis como o painel.

Antes de começar, você precisa tirar “tudo” o que for possível de dentro do veículo: tapetes, lixinho, moedas soltas e qualquer outra coisa que você mantenha por lá. Depois, siga os seguintes passos:

  1. Comece retirando os tapetes para lavá-los usando detergente neutro e água. Deixe-os secar à sombra para que estejam prontos para serem devolvidos aos seus lugares quando você terminar de limpar o carro;
  2. Em seguida, faça a limpeza do teto. Essa é uma área comumente esquecida por quem segue dicas para limpar o carro por conta própria, mas é justamente por lá que você deve iniciar o processo. Passe uma escova macia para retirar o excesso de poeira do teto. Em seguida, borrife uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante e limpe toda a extensão com um pano;
  3. Para limpar os bancos, você pode contar com o auxílio de um aspirador como o Obaclean, que possui um adaptador com escova, especial para a limpeza de estofados automotivos. Caso os bancos de tecido estejam muito sujos ou manchados, você pode aplicar sobre eles um limpador de uso automotivo conhecido como APC. Use um pano para fazer a aplicação, deixe o produto descansar por alguns minutos e retire o excesso com outro pano. Caso os bancos sejam de couro, use um produto específico para esse material ou faça uma mistura com água, amaciante neutro e um pouco de água. Finalize aplicando um hidratante para evitar rachaduras e craqueamento;
  4. Em seguida, tire a poeira do painel, do volante e das portas do carro. Para o painel de controle, você pode contar com um pincel para retirar o pó das áreas mais sensíveis, como botões e entradas;
  5. O passo seguinte é usar uma mistura de água e detergente neutro para, como um pano úmido, fazer a limpeza dessas áreas. Cuidado com o excesso de água no painel de controle! Se seu carro tiver detalhes cromados, convém aplicar um polidor de metais para deixá-los brilhantes como novos. Caso os acabamentos sejam de madeira, opte por uma cera para finalizar essa etapa da limpeza;
  6. A limpeza automotiva também inclui o cuidado com a face interna dos vidros e, para isso, não há segredos. Basta buscar um produto específico para vidros e seguir as instruções de uso.

Higienizando o ar-condicionado

Muita gente só se preocupa em fazer a limpeza do ar-condicionado quando este parece já não funcionar corretamente. Vale lembrar, porém, que no dia a dia o aparelho acumula poeira e suas partículas que podem causar alergias e doenças respiratórias.

Por isso, de tempos em tempos, convém vale a pena seguir as dicas de limpeza automotiva para a higienização do ar-condicionado. A dica é substituir o filtro da cabine ao menos uma vez por ano porque é lá que a sujeira se acumula.

Você também pode utilizar um tubo aerossol para a limpeza de aparelhos de ar-condicionado e seguir as instruções do produto para higienizar as tubulações do aparelho.

Caso decida fazer tudo isso por conta própria, lembre-se de consultar o manual do veículo para descobrir como remover o filtro e onde encontrar a peça adequada para a reposição.

Sabemos que, quando o assunto é limpar carro, a parte dos cuidados com o ar-condicionado pode ser complicada. Por isso, você pode considerar mais seguro e vantajoso ― além de menos trabalhoso ― buscar ajuda profissional para renovar filtros e higienizar os tubos.

Este post foi útil? Caso tenha alguma dica de limpeza de carros, compartilhe-a conosco nos comentários. Vamos adorar aprender com você!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *