O sobe e desce de escadas ou banquinhos é uma realidade na vida de quem limpa tetos, paredes e janelas. Já pensou se existe como limpar lugares altos com mais facilidade?

Não podemos garantir que você certamente vai abrir mão das escadas ou dos bancos auxiliares com nossas dicas, afinal, isso pode depender inclusive da altura de cada um.

Mas temos sim algumas dicas que podem tornar a tarefa mais simples. Confira!

Borrifador

Para falar sobre como limpar lugares altos, vamos começar com um acessório básico que pode ser muito útil em sua rotina: o borrifador.

Se você usa água com alguma misturinha caseira ou água com produtos de limpeza para limpar vidros, paredes e tetos ― algo que depende do tipo de cada superfície ― vai poupar bastante esforço se trocar o balde por um borrifador.

É bem melhor ter o produto de limpeza ao alcance das mãos e de forma que você não precise, no fim das contas, ter contato com seus componentes químicos.

Ao usar um balde, é provável que você precise encontrar um jeito de tirar o produto de dentro dele para transferir à superfície a ser limpa.

Além de mais trabalhoso, esse processo também tende a expor você aos produtos químicos de forma mais direta. Ressecamento de pele é apenas uma das consequências!

Vassoura limpa teto

O primeiro acessório de nossa lista capaz de ajudar você a entender como limpar lugares altos é uma vassoura limpa teto. O nome parece claramente autoexplicativo, mas convém entender melhor.

Vassouras limpa teto tem uma pequena haste de metal de onde saem as cerdas que vão ajudar você a remover teias de aranha e, eventualmente, algum outro tipo de resíduo sólido (poeira) do teto.

Uma vassoura comum poderia dar conta do serviço, mas este acessório é especialmente desenvolvido para ter um alcance maior, tendo inclusive um formato mais adequado para a limpeza a que se propõem.

Considerando que tirar teias é fundamental para dar início à limpeza de lugares altos, vale a pena investir em algo assim.

Espanador elétrico

Outra opção que você tem, mais sofisticada do que a vassoura limpa teto é o espanador elétrico. Como você pode imaginar, trata-se de um acessório que tem um formato de espanador (em geral, parecem um algodão doce) e que funciona à base de energia para fazer rotações que facilitam a limpeza.

O espanador elétrico pode ser usado para a limpeza de diferentes superfícies, tendo como principal funcionalidade a de limpar pó.

Alguns modelos são espanadores de mão, mas outros são complementados por hastes extensoras que ampliam seu alcance.

Assim, se você busca um acessório que permita a você entender como limpar paredes altas com facilidade, pode ser que o espanador seja uma boa ideia.

O acessório pode, inclusive, contribuir para a limpeza do teto e de lustres, desde que usado com delicadeza.

Escova com cabo

Para uma limpeza mais profunda, esfregar pode ser preciso. Se você já faz essa tarefa com escovas de mão, certamente se cansa pelo esforço, mas também pelo sobe e desce de escada, não é mesmo?

Existem escovas com cabo, também conhecidas como escovas limpa limo, que podem tornar sua missão um pouco mais fácil.

Com elas, pode ser que você abdique da escada ou pode ser que reduza a necessidade de subir e descer dela tantas vezes.

Assim, há uma relativa melhora, mas convém ter em mente que ainda vai ser preciso fazer força para esfregar os locais que precisam de uma limpeza mais caprichada.

Mop retangular

Para ir além do recolhimento de teias de aranha e da poeira, você também tem a opção de usar um mop retangular.

Caso você ainda não conheça, trata-se de um acessório que se parece com rodo, mas que na ponta tem um retângulo feito de plástico resistente, onde é fixado uma espécie de pano.

Com isso, o mop pode ser umedecido com água ou com produtos para levar a limpeza de paredes, janelas e tetos a um outro nível.

Esse tipo de acessório requer que você use sua própria força para esfregar as superfícies, mas pode ser muito útil, já que tende a minimizar a necessidade de uma escada.

Além disso, seu formato é adequado para a limpeza dessas superfícies que são difíceis de alcançar. Não é como se você realmente enrolasse um pano em um rodo comum e tentasse limpar a parede ou o teto sem que esse pano se soltasse.

Diferente disso, falamos de algo muito mais prático.

Um ponto que merece destaque é, em comparação com a vassoura ou com o espanador, o mop evita que a sujeira seja “jogada” no ar. Algo que pode acabar sujando superfícies abaixo e até agravando crises alérgicas dos moradores da casa.

Isso porque quando usado umedecido, o mop retangular faz com que a poeira se agarre nele ao invés de espalhá-la pelo ambiente.

Escova elétrica

Por fim, se você quer descobrir como limpar paredes, janelas e tetos altos com menos esforço ainda, precisa conhecer as escovas ou esfregões elétricos, como é o caso da ObaSpin.

Alguns modelos são de mão, mas outros têm hastes extensoras que favorecem a limpeza de locais de difícil alcance.

Os esfregões costumam vir com diferentes modelos de escova, variando entre cerdas mais firmes e mais macias, e também de formato.

Por serem elétricos, esses acessórios se encarregam de esfregar as superfícies por você, bastando que você os segure nas áreas a serem higienizadas.

Os esfregões ou escovas elétricas podem ser usados só com água ou com produtos de limpeza.

Vale saber, porém, que em geral são indicados à limpeza de superfícies que lidam bem com a água como paredes de azulejo, vidros e tetos revestidos com tinta à prova d’água.

Com essas especificidades, recomendamos que você confira outro post de nosso blog para descobrir se vale a pena ter uma escova elétrica para limpeza de ambientes. Assim, você vai entender melhor sobre o uso desse acessório.

Sobre os produtos para essa limpeza

A depender do tipo de superfície das paredes e dos tetos de sua casa, você encontra no mercado produtos de limpeza que foram especialmente desenvolvidos para higienizá-los.

Além disso, vale saber que existem misturinhas caseiras que podem ser muito válidas a depender do tipo de sujeira que você tem.

Lodo, mofo e outros tipos de mancha podem ser resolvidos com truques que usam “ingredientes” que costumamos ter em casa, como o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Em nosso blog, temos inclusive um post com dicas para manter as paredes de sua casa limpas que você pode consultar para dar um “up” em sua faxina.

Seja como for, certifique-se de conferir a adequação de cada acessório usado para limpar lugares altos e dos produtos ou misturas escolhidos.

Uma escova elétrica pode ser resistente a químicos, enquanto um espanador elétrico, não.

Esperamos que este post tenha ajudado você a sanar a dúvida de como limpar paredes altas, tetos, vidros de difícil alcance!

Aproveite e tire um tempinho para conhecer melhor a ObaSpin, a escova elétrica de limpeza super prática!