A quarentena chegou e a forma de como estudar em casa mudou completamente. Se antes os filhos só faziam o dever de casa para entregar na escola no dia seguinte, agora são os pais que ficam responsáveis por ajudar no processo do aprendizado. 

Para muitos têm sido um verdadeiro desafio. Conciliar tanta coisa na vida pode fazer com que uma questão ou outra passe despercebida no ensino dos pequenos.

Então, para ajudar que seus filhos continuem se dedicando, o texto de hoje traz dicas para te ajudar nessa missão nada fácil. 

Esperamos que o texto de hoje te ajude. Boa leitura!

Há males que vem para o bem: a relação entre pais, filhos e a escola

A rotina escolar para a maioria das pais não é nenhuma novidade. Levar os filhos para escola, ajudar com os deveres é algo comum na relação da família.

Entretanto, quando o mundo vira de pernas para o ar e toda a rotina passa a ser dentro de casa, para muitos o caos começa a se instalar. 

Afinal, como ajudar o filho a aprender se você mesmo está longe da escola há tempos? Não é fácil.

Ainda mais para os filhos ativos, conseguir separar tempo de brincadeira, estudos e trabalho pode ser difícil de compreender para uma criança que ainda é pequena. 

Mas nem tudo é difícil. Mesmo com um período incerto como a quarentena, alguns pais tiveram a oportunidade de reconhecer que precisavam estar mais atentos aos estudos dos filhos.

Isso acaba levando a um estreitamento dos laços entre famílias e o ambiente escolar. 

Além disso, como uma forma de diminuir o impacto entre as crianças e os pais, muitas escolas estão colocando à disposição o acompanhamento psicológico nesse momento.

É possível enxergar, principalmente, quais escolas têm feito tudo o que está ao alcance para poder ultrapassar o período de pandemia sem que os impactos no aprendizado sejam sentidos profundamente. 

Se você estiver passando por dificuldades e não sabe por onde começar para ajudar o seu filho, não se desespere.

Abaixo vamos trazer insights importantes de como você pode reverter essa situação. 

Como estudar em casa: dicas para ajudar o seu filho

  1. Organização acima de tudo: Estudar é mais do que abrir um livro e ficar explicando o que cada conceito significa. O estudo também envolve organização e uma rotina que precisa ser seguida. Dessa forma, além do pai e da mãe darem o exemplo, já ensinam desde cedo para os pequenos como ter responsabilidades é importante. 
  2. Seja firme: A criança observa muito como os pais reagem e lidam com as situações. Se não houver regras, é provável que a criança não entenda os limites de até onde ela pode ir ou não. Por isso, evite passar insegurança para o seu filho e mostre que você sabe o que está fazendo. 
  3. Dê autonomia aos poucos: É importante mostrar para o seu filho que ele tem autonomia e liberdade para fazer as suas tarefas. Mas para isso é necessário que ele prove que tem maturidade e que você pode confiar nela. Dessa forma, à medida que ela for garantindo que está segura e que você pode confiar, dê um pouco de espaço. Mas não esqueça de supervisionar os seus passos. 
  4. Use a tecnologia a seu favor: A tecnologia é uma aliada importante para você manter o seu filho aprendendo. Por isso, ao utilizar formas fáceis do seu filho estudar, como tablets, por exemplo, ele pode se sentir mais confortável durante as aulas. 
  5. Incentive que se ele converse com amigos: Muitas vezes a socialização pode fazer bem e ajudar no aprendizado. Por isso, dê ideias para que o seu filho continue conversando pela internet com os colegas de escola para manter estreito os laços entre eles. 
  6. Estimule as atividades físicas: As atividades físicas podem ajudar muitas pessoas na capacidade de concentração. Então, não seria diferente para o seu filho. Além disso, que tal fazer a atividade junto dele? Um dará ânimo para o outro. 
  7. Faça uma agenda para ele: Ou dê a ideia para o seu filho ter um cronograma. Uma agenda digital, por exemplo, pode ajudar e muito para saber os compromissos da semana e não faltar a nenhuma responsabilidade. 
  8. Tenha paciência: Ajudar no processo de aprendizado do filho não é fácil. Muitos pais podem ser ver no dilema de não saber como ajudar, pois não possuem o “dom” de ensinar. Porém, isso não é justificativa para tratar com impaciência a necessidade de atenção do filho. Se ele tiver dúvidas pedagógicas, procure ajuda da escola ou até de um professor de reforço para ajudar durante o processo de ensino. 
  9. Utilize os vídeos a seu favor: O YouTube é uma plataforma bastante rica para proporcionar ao seu filho uma variedade de canais que explicam as matérias de maneira descomplicada. Por isso, ajude-o nessa busca e traga como sugestão alguns conteúdos para fortalecer o seu aprendizado. 

Você viu nesse texto:

  • A quarentena colocou de pernas para o ar a rotina de muitas família, principalmente sobre o aprendizado em casa;
  • Uma das formas de ajudar o seu filho a se dedicar aos estudos em casa é utilizar a tecnologia a seu favor;
  • É importante estabelecer uma rotina diária e organizada para mostrar ao filho a necessidade de comprometimento e responsabilidade. 

Mais sobre tecnologia, informação e aprendizado

Se está sendo um verdadeiro desafio manter as crianças concentradas e estudando dentro de casa, talvez você não esteja fazendo a coisa certa.

Mas, calma! Nós da ObaBox sabemos o quanto pode ser estressante dar conta de cuidar da casa, do trabalho e das crianças e ainda pensar em uma forma delas continuarem se informando da melhor forma possível. 

É por isso que no texto de hoje nós queremos dar uma dica que pode ser um divisor de águas na sua vida. Você já pensou em usar o tablet como aliado para esse momento?

Não? Então, leia na sugestão de leitura de hoje como esse instrumento pode te ajudar. 

Saiba mais em: “Tablets e educação: Quais os benefícios do uso da tecnologia no aprendizado.

Esperamos que goste! 

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, agora é sua vez de compartilhar esse texto nas suas redes sociais com amigos e familiares.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *