Chamadas de vídeo se tornaram ainda mais populares em razão da pandemia do novo coronavírus. Você sabe como garantir uma boa conversa ou reunião?

Há quem use o notebook, quem recorra ao tablet e quem prefira o celular para participar das ligações em vídeo, seja com amigos e familiares ou com contatos do trabalho.

Seja qual for o ou os dispositivos que você gosta de usar, temos dicas para fazer uma chamada de que você precisa conhecer. Siga em frente com a leitura para conhecê-las!

Considere sua internet

No melhor dos cenários, é interessante buscar uma alternativa ao wi-fi para não ter de enfrentar interferências que podem prejudicar a qualidade da chamada de vídeo.

Se, por acaso, você estiver usando um notebook, avalie a possibilidade de usar um cabo para ligar o dispositivo diretamente no modem. Se estiver usando um tablet com entrada para chip ou um celular, considere desligar o wi-fi caso o seu 3G ou 4G esteja melhor.

Caso nenhuma dessas alternativas for possível, considere se posicionar o mais próximo possível do modem para minimizar perdas de sinal que acontecem naturalmente com a distância ou com obstáculos como as paredes.

Confira sua câmera previamente

Especialmente se você estiver pelo notebook, ou até por uma webcam do computador, abra o programa ou aplicativo correspondente e teste o dispositivo antes da chamada.

Pode ser que você detecte algum problema a tempo de corrigi-lo ou de pensar em uma alternativa, como usar o celular dessa vez.

Ainda, ao fazer essa conferência você tem a chance de explorar as configurações da câmera para definir uma imagem mais nítida, por exemplo.

Teste o áudio antes da chamada

Da mesma forma que a câmera pode ser testada, seu microfone também pode. Essa é uma boa dica para chamadas de vídeo porque, nesse tipo de ligação, é até aceitável que a sua imagem não apareça, mas pode ser fundamental que os demais possam escutar você.

Caso algum problema seja detectado no microfone, há chances de que você encontre informações sobre como reparar a situação em instruções do próprio dispositivo em uso.

Se não for possível arrumar o problema, vale contatar a pessoa responsável por organizar ou mediar a chamada de vídeo e avisá-la. Assim, vocês podem combinar que seus posicionamentos vão ser feitos por meio do chat do aplicativo de vídeo ou, se preciso for, reagendar a sua participação.

Considere a iluminação

Uma boa iluminação é fundamental para você que quer descobrir como fazer uma chamada de vídeo de qualidade.

A luz branca artificial é uma das melhores para conferir mais nitidez à imagem, então você pode levar isso em consideração para escolher o local mais apropriado em sua casa para a ligação.

Caso a chamada de vídeo aconteça durante o dia, você pode aproveitar a luz natural. Nesse caso, apenas recomendamos que você faça um teste antes para saber em qual posição você deve ficar em relação à fonte de entrada de luz.

Como incentivo, lembre-se de que um “print” ou captura de tela pode ser feito para registrar a reunião, seja ela social ou profissional, e uma boa iluminação vai contar a seu favor!

Use fones e lembre-se do “mudo”

Outra boa dica para chamadas de vídeo é usar um fone de ouvido. Isso porque o volume da voz de cada pessoa pode variar de acordo com as configurações de seus próprios dispositivos e ter o fone evita que você não consiga ouvir algo.

Ainda, caso algum arquivo em áudio ou em vídeo seja reproduzido durante a chamada, você evita perder também este tipo de informação ou ter dificuldades para compreendê-la.

É importante ter em mente que o fone de ouvido deve contar com um microfone, algo que é comum em muitos modelos que vêm com os celulares ou que podem ser facilmente encontrados para comprar.

Com ou sem o fone e seu microfone, para fazer uma boa chamada de vídeo convém saber como acionar a funcionalidade “mudo” quando você não estiver falando.

Em outras palavras, convém aprender a desabilitar o microfone pelo aplicativo usado para a ligação.

Ao fazer isso, você evita que ruídos acabem vazando e causando interferências na chamada.

Além disso, consegue mais privacidade caso algum desavisado apareça para falar com você sem saber que uma ligação está em curso.

Pense na roupa e no enquadramento

Chamadas de vídeo informais, seja com amigos ou familiares, são bem mais despojadas e leves.

Havendo intimidade ou desde que você se sinta suficientemente à vontade, pode até realizá-las de pijama se quiser.

Chamadas formais, ou seja, aquelas relacionadas à sua atuação profissional, demandam um pouco mais de cuidado.

Não é que você precise se arrumar de forma impecável, mas convém estar apresentável.

Além de pensar na roupa, para que sua imagem seja positiva, vale pensar também no enquadramento. Quando for fazer os testes de câmera, veja qual é a melhor forma de se posicionar diante dela.

Em geral, manter a câmera na altura dos olhos é a melhor forma de dar os outros uma boa visão sua. Com o notebook ou a webcam, é mais fácil ajustar isso.

Com o tablet e o celular, caso você não tenha um suporte, vai precisar manter sua atenção durante a chamada. Isso não quer dizer que você deve ficar o tempo inteiro firme como um robô.

Mantendo o respeito que cada situação demanda, é interessante ficar à vontade.

Entretanto, sobretudo se a chamada de vídeo for profissional, convém escolher bem o enquadramento e a angulação.

Atente-se à sua conduta

Se você pesquisar, vai encontrar momentos engraçados ou constrangedores, verdadeiros “micos” das chamadas de vídeo que acabam viralizando na internet.

É provável até que você já tenha recebido algum em seu whatsapp ou se deparado com algum desses micos em uma rede social.

Deslizes podem acontecer, somos todos humanos! Porém, muitas das vezes o que falta é um pouco mais de atenção e de afinidade com os aplicativos de vídeo chamada.

Concentre-se no fato de que você está em uma chamada de vídeo, sobretudo se for uma profissional, e evite qualquer tipo de má conduta.

Além de colocar o “mudo” no microfone, se for preciso, desligue a câmera momentaneamente para evitar exposições desnecessárias.

Aos poucos, seguir as dicas para uma chamada de vídeo é algo que vai se tornar natural para você.

A depender da situação, você pode dar mais ou menos atenção a elas, mas perceba que a maioria se aplica bem à ligações pessoais e profissionais.

Esperamos que este post tenha ajudado você a se preparar para as chamadas e convidamos você a conhecer 6 aplicativos de chamadas de vídeo para você ficar próximo de quem ama!

Share: