Desde que a Black Friday começou a fazer sucesso no Brasil, há quem se prepare ao máximo para aproveitar as promoções e fazer boas compras. Você está nesse grupo?

Você já deve ter recebido alertas sobre promoções falsas e outras coisas que merecem atenção antes de sair comprando. Pensando nisso, fizemos este post para que você saiba como se preparar e conquistar seus objetivos sem arrependimentos.

Siga em frente e boa leitura!

Antecedência é a palavra-chave

Marque no seu calendário quando é a Black Friday 2020 e planeje-se com antecedência. Neste ano, a grande sexta-feira de promoções acontece em 27 de novembro.

Como você deve saber, produtos podem variar de preço ao longo do ano, muitas vezes obedecendo à lei da oferta e da procura. Por isso, é interessante acompanhar para saber se a promoção da Black Friday é mesmo uma promoção.

Essa mesma dica se aplica se consideramos que, infelizmente, há lojistas mal-intencionados que inflam os preços logo antes da grande sexta-feira só para fingir que estão vendendo os produtos barato depois.

Com isso, comece a se planejar com antecedência, acompanhando e registrando os preços dos produtos que deseja comprar na Black Friday. Assim, você poderá constatar se o valor praticado é mesmo mais baixo que o normal ou não.

Ainda, a antecedência também te ajudará a fazer boas escolhas sem estourar seu orçamento, algo importante para que a Black Friday no Brasil não se transforme em um problema para você.

Planeje suas finanças

Promoções não são anunciadas por acaso. Vendedores precisam de clientes para comprar seu estoque e, por consequência, para lhes render algum dinheiro e usam promoções como recurso para alcançar esse objetivo mais rápido.

A Black Friday 2020 pode ser boa tanto para quem vende quanto para quem compra, mas você pode se dar mal se não se planejar financeiramente e ter o próprio orçamento a orientar suas escolhas.

Ler ou ouvir a palavra “promoção” é algo que mexe com a gente. A Black Friday é um evento muito esperado no Brasil e em outras partes do mundo e essa expectativa pode mexer ainda mais com nosso lado emocional.

Por isso, para não se arrepender de nada, é importante que você tenha clareza do quanto pode gastar para que não tenha surpresas quando a fatura do cartão chegar!

Tenha uma lista de desejos

Combinando o que dissemos sobre a antecedência e o planejamento financeiro, outra dica para aproveitar a Black Friday 2020 é ter pronta uma lista com os produtos que você quer comprar.

Isso porque, ao ir a uma loja ou ao acessar um site, é natural que a gente se depare com uma série de outras promoções que parecem interessantes. Quem vende, inclusive, quer mesmo atrair a atenção de quem compra e fazê-los levar mais e mais produtos para casa.

Assim sendo, para evitar a tentação de comprar por impulso e se arrepender ou até criar dívidas, saiba exatamente o que você realmente quer comprar.

Ter uma lista de desejos também vai ajudar você a manter o foco e não perder as promoções pelas quais tanto esperou.

Vale lembrar que até as maiores lojas têm estoques limitados e se você demorar demais porque se distraiu com uma série de anúncios e ofertas, pode acabar ficando sem o produto que planejou comprar.

Busque por lojas seguras

A antecedência é a palavra-chave, como dissemos, porque permite ainda que você passeie pelos sites antes da Black Friday. Esse passeio vai ajudar você a identificar quais lojas têm selos de proteção ao consumidor e oferecem garantias caso a compra não chegue, por exemplo.

É importante dar atenção a esses detalhes antes, durante e depois da Black Friday para evitar ser vítima de aproveitadores. É triste, mas a realidade é que há sempre pessoas mal-intencionadas tentando enganar os outros para ganhar dinheiro.

Por essa razão, buscar lojas confiáveis é fundamental; e elas existem aos montes! Fazemos essa observação para te dar uma perspectiva positiva, caso essa seja sua primeira Black Friday ou caso você não tenha o hábito de comprar online.

O risco existe, mas há várias lojas com boa reputação e que vão te dar todas as garantias que você precisa ― como a Obabox! Então, analise com atenção, mas não deixe de aproveitar a grande sexta-feira por medo, ok?

Cadastre-se com antecedência

Talvez você já saiba que para realizar uma compra online, seja na Black Friday 2020 ou em qualquer outro momento, é preciso realizar um cadastro na loja em questão.

Normalmente, o cadastramento é um processo simples, mas pode demandar um pouco de tempo, sobretudo se você for pagar com cartão de crédito, já que terá de informar todos os seus dados.

No dia da Black Friday, o número de pessoas acessando o mesmo site ao mesmo tempo que você pode ser bem mais alto que o normal e isso pode deixar o cadastramento ainda mais lento ou até provocar falhas. Você não vai querer perder uma compra por isso, certo?

Ao se planejar, você já vai saber em qual loja pretende comprar cada produto. Use essa informação para se cadastrar previamente em cada site e evitar transtornos no Black Friday.

Adiante compras de Natal

Quer aproveitar ao máximo a Black Friday no Brasil? Estude seu orçamento e se planeje para adiantar as compras de Natal.

Tenha em mente que o comércio costuma provocar um aumento de preços nos meses finais do ano e que você pode “fugir” disso com a Black Friday.

Em novembro de dezembro os preços sobem justamente porque é sabido que todos querem comprar presentes de Natal e vão se esforçar para isso ainda que tenham que gastar mais do que o esperado.

Funciona bem para os vendedores, mas não tão bem para quem compra, não é? Por isso, organize-se e aproveite e Black Friday para comprar a preços mais baixos.

Denuncie irregularidades

Por fim, mas não menos importante, denuncie as irregularidades da Black Friday no Brasil.

Se você acompanha as notícias e comentários a respeito dessa grande sexta-feira de compras, já deve ter se deparado com o termo “Black Fraude” que faz mesmo referência à promoções fraudulentas ou falsas.

Sempre que você perceber que algo assim está ocorrendo, salve as informações necessárias e denuncie irregularidades ao Procon e ao site Reclame Aqui. As denúncias inibem fraudes e ajudam a fazer com que a Black Friday 2020 e as seguintes realmente valham a pena.

Esperamos que, com essas dicas, você possa tirar o máximo proveito da Black Friday no Brasil!

Gostou do post e quer se preparar ainda mais? Confira tudo o que você deve saber antes de fazer uma compra na internet!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *