Para viajar não tem tempo ruim. Com um bom planejamento de viagem, a experiência tem tudo para ser maravilhosa. Mas se você não sabe por onde começar, podemos te ajudar a colocar o pé para fora de casa e pegar a estrada. 

Confira no texto que preparamos para você, como planejar viagem sem ter chance de ganhar uma dor de cabeça no meio da sua jornada. 

Esperamos que você tenha uma excelente leitura!

Começando o planejamento de viagem

Para começar a planejar a sua viagem é importante começar a consultar os detalhes com antecedência. Preço de passagem, quantas pessoas vão embarcar na viagem, será necessário o seguro viagem, acomodação, traslado… Ufa! É muita coisa mesmo. 

A antecedência dá tempo suficiente para verificar detalhes, diminuindo o risco de pagar mais caro por serviços contratados. Sem contar que fazendo tudo com antecedência também dá tempo de mudar algo sem ser de última hora. 

Porém, se você é daquelas pessoas que gosta de ficar com a cabeça tranquila ou talvez ache que não tem tempo para dar conta de tudo isso, não se preocupe! Alguém pode te ajudar a planejar a sua viagem. As agências e companhias de turismo estão aí para ajudar você.

Inclusive, algumas companhias possuem especialidade em preparar pacotes de acordo com o que o viajante deseja contratar. Basta colocar no papel o que você precisa e tirar suas principais dúvidas sobre todos os serviços oferecidos.

Outro fator importante que pode definir o rumo da sua viagem é o perfil que você e as pessoas que estarão com você possuem. Você é do tipo mais aventureiro ou gosta de aproveitar um bom conforto na hora de se hospedar? Tudo isso precisará ser levado em conta na hora de planejar o seu destino. 

Não se esqueça também de definir a data com base na metereologia. Nem sempre é possível, porém se a viagem estiver próxima, fica mais fácil ter uma ideia se fará tempo bom no dia e durante a viagem. 

Para cada tipo de viagem, separamos algumas dicas que podem ajudar a você ter uma viagem perfeita e com momentos inesquecíveis. Confira abaixo.

Viajando com pouco dinheiro

Se dinheiro era um problema, deixou de ser agora. Saiba como você pode viajar e se divertir mesmo com a grana curta.

1 – Prefira destinos mais próximos: Viagens de menor duração geralmente envolvem menos gastos. 

2 – Aposte em viagens mais curtas: Se você quiser conhecer lugares mais distantes, talvez menos dias viajando podem trazer custos menores.

3 – Antecedência e melhores pacotes: Quanto mais longe estiver a viagem, maior a probabilidade de encontrar descontos e pacotes de viagens em conta.

4 – Aproveite as milhagens: Programas de milhagens podem trazer benefícios incríveis para quem está afim de viajar. Consulte as principais operadoras. 

Mochilando com amigos

Um mochilão com os amigos pode ser um programa incrível para se fazer como viagem. Quer garantir total satisfação nessa aventura. Então, preste atenção nessas dicas:

6 – Viagens em grupo podem garantir descontos: Companhias aéreas podem oferecer descontos em passagens para grupos com mais de 10 pessoas. Consulte as disponibilidades.

7 – Menos é mais. Leve o que realmente importa: Boa parte das pessoas sabe que um mochilão é uma aventura. Por isso, para garantir maior conforto na sua viagem, leve na sua bagagem apenas o indispensável. 

8 – Deixe o seu chefe avisado: Algumas pessoas não se lembram disso, mas se o mochilão for durante aquele feriado estendido e houver um risco mínimo de você não conseguir chegar ao trabalho no próximo dia útil, deixe o seu chefe sob aviso para evitar problemas no trabalho. Isso também vale para o seu grupo de amigos. 

9 – Deixe a família avisada: Além do chefe, a família também precisa ser avisada sobre o destino da viagem, principalmente para o caso de emergências.

Viajando com a família

Viajar com a família pode ser maravilhoso. Então, para tornar essa viagem ainda mais agradável, confira o que você não pode deixar faltar:

10 – Defina destinos de acordo com o perfil de cada um: Às vezes é difícil agradar todo mundo, mas quando se faz uma viagem o desafio não é tão grande assim. Unindo um pouco do que cada pessoa deseja conhecer, é possível que todos saiam satisfeitos no final da viagem.

11 – Combine os melhores pontos de encontro e horários: Para evitar desencontros, deixe combinado os melhores horários e pontos para que todo mundo possa se encontrar em caso de não conseguir contato com alguém. 

12 – Fique de olho em descontos especiais: Viagens com a família costumam ser o principal alvo de desconto de companhias e agências de viagens. 

13 – Coloque tudo no papel: Gastos, orçamento e todos os detalhes mais burocráticos podem ser organizados em uma lista acessível para os integrantes da viagem. Assim fica fácil todo mundo saber o que pode ou não gastar. 

Fim de ano? Vamos viajar!

Chega a época de final de ano e a cabeça só vai para um lugar: viagem, é claro! Para aproveitar 100% as férias e períodos de festa também separamos algumas dicas para ajudar você a se divertir.

14 – Não espere o final de ano para comprar as passagens: As passagens no final de ano costumam ser bem caros por conta da alta procura. Por isso, faça suas compras para viajar antes dos últimos meses do ano. 

15 – Que tal visitar destinos menos conhecidos e disputados? Visitar destinos menos conhecidos pode trazer maior tranquilidade para aproveitar viagem. Os destinos mais populares podem trazer maior demora para check-in, filas, entre outros estresses que podem afetar a viagem. 

16 – Pesquise e saiba antes com quem já viajou: Pesquisar por uma boa recomendação pode ser uma boa pedida para saber o que se pode encontrar no destino da viagem, entre outras informações. 

17 – Economize para a viagem de final de ano: Viagens de final de ano costumam ser mais caras. Por serem perto de épocas festivas, as pessoas desejam comprar e os preços costumam estar no alto. 

Inverno também é tempo de viajar

A época de inverno é uma das preferidas para quem deseja aproveitar o melhor da gastronomia e do vinho. Se você quer aproveitar essa época para fazer a sua viagem, saiba como pode melhorar ainda mais a sua experiência:

18 – Leve roupas de frio: Se aquecer é o princípio básico para não passar frio e aproveitar a viagem agasalhado. 

19 – Viagem internacional? Conheça a cultura local: Conhecer a cultura do destino de viagem permite que o viajante aproveite melhor o que a viagem proporciona. 

20 – Planeje passeios com tempo bom: Tempestades ou temperaturas muito abaixo do esperado por trazer atrasos na viagem. Por isso, consulte a meteorologia antes de fechar algum passeio. 

21 – Se for preciso, consulte aplicativos de viagem: Os aplicativos podem ajudar e muito na hora de planejar uma viagem ou garantir algum serviço. Inclusive, se você deseja conhecer mais sobre eles, leia o texto Quais os melhores aplicativos para o celular? Confira que preparamos para você. 

Aproveitando o verão para viajar

Praia, sombra e viagem dos sonhos! O verão também é a estação perfeita para viajar e aproveitar o melhor para descansar. Então, se você tem planos para aproveitar e viajar nessa época do ano, confira as nossas dicas:

22 – Se mantenha hidratado: O verão traz temperaturas quentes. Então, para não dar mole e não passar mal durante a viagem, beba água sempre que puder. 

23 – Vista roupas leves: A mesma recomendação vale para as roupas. Roupas leves ajudam a evitar que o viajante passe mal por conta das altas temperaturas. 

24 – Cuidado com a exposição ao sol: A exposição excessiva ao sol pode fazer mal ao organismo e a pele. Use protetor solar e se proteja embaixo de barracas e sombras. 

25 – Invista em alimentação adequada: A alimentação adequada garante que o organismo esteja fortalecido para as altas temperaturas. Frutas, legumes são a boa pedida para a alimentação em viagens no verão. 

Esse texto ajudou você a planejar a sua viagem perfeita? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais e indicar a leitura para seus amigos e família.