Está com preguiça de ir para a cozinha? Ou então está na correria do dia a dia e está sem tempo para fazer alguma coisa especial? Hoje a ObaBox quer te ajudar com essa missão trazendo receitas práticas que você pode congelar quando isso acontecer. 

Então, se você está correndo, separe alguns minutinhos para ler esse texto. Ele pode te ajudar a salvar o seu dia e até a sua semana quando o assunto é comida. 

Esperamos que você goste da leitura e conte para a gente o que achou. 

Receitas para congelar

Muita gente ainda não sabe, mas o freezer pode ser o seu mais importante aliado quando o assunto é definir o cardápio da semana. Se você está com o tempo agitado ou simplesmente não quer cozinhar, congelar comida pode ser a opção ideal para você ter um prato gostoso e prático na sua mesa. 

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que muita gente cozinha para a semana toda. Isto é, a comida é feita em grandes proporções para poder ser congelada e render pelos outros dias.

Mas será que todos os alimentos aguentam serem resfriados mantendo o sabor quando forem cozidos novamente? 

Essa é uma pergunta fácil de responder pelas receitas que vamos ensinar para você abaixo.

Confira e se aventure na sua cozinha para economizar mais tempo dos seus próximos dias. 

Torta cremosa de frango de até 10 porções

  • Os ingredientes para a massa são: 3 xícara(s) de chá de farinha de trigo, 2 ovos, 3/4 xícara(s) de chá de manteiga sem sal, 1 colher(es) de café de sal.
  • Para o recheio você vai precisar de: meio de peito de frango cozido e desfiado, 2 xícaras de chá do caldo do cozimento do frango, 3 dentes de alho, 1 cebola picada, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 de colheres de sopa de salsinha, 1 cenoura cozida, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de azeitona verdes em rodelas, sal a gosto.
  • O creme da torta pode ser preparado com meio litro de leite, 2 colheres de sobremesa de manteiga sem sal, 1 colher de sopa de leite ralado, 2 colheres de sobremesa de farinha de trigo, sal a gosto e 1 gema de ovo, para pincelar.

Modo de preparo

Para fazer o preparo completo, é necessário separar cada etapa entre massa, recheio e creme.

Começando pela primeira parte da massa é preciso que se misture a farinha com a manteiga. Feito isso, adicione os ovos. Amasse bem com as mãos, formando uma massa lisa e homogênea. Feche com filme plástico e em seguida coloque no refrigerador.

Para o recheio é necessário aquecer o caldo do cozimento do frango e reservar. Em seguida refogue o alho e a cebola na manteiga. É o momento de acrescentar o frango e a cenoura picados. 

Depois de refogar por alguns minutos, junte a farinha de trigo e misture. O caldo quente deve ser adicionado aos poucos. Mexa sempre, até que engrosse. Em seguida você pode acrescentar as azeitonas e também a salsinha. Verifique o sal de acordo com a sua preferência. 

Para o creme é necessário derreter a manteiga em fogo baixo. Feito isso, adicione a farinha delicadamente. Mexa até ficar cozida, começando a borbulhar e formar um creme da mesma cor.

Com a panela em fogo baixo, vá despejando o leite aos poucos sem deixar de mexer. Se fizer com um batedor de arame, melhor ainda. É preciso fazer até ficar homogêneo.

Deixe cozinhar até virar um creme, sem parar de mexer. Tempere com sal e continue misturando. 

Para finalizar

Você pode dividir a massa em duas porções de tamanhos diferentes. Abra a maior com um rolo e a utilize para forrar o fundo com aproximadamente 24 cm de diâmetro. É preciso deixar a massa subir pelas laterais e sobrar.

Coloque o recheio e distribua o creme. Abra a outra porção de massa e feche a torta. Tente não deixar sobrar ar entre a torta e o recheio. Aperte bem as bordas das laterais de massa. Retire os excessos de massa com a colher.

Pincele com a gema. Asse a massa em 180º, com forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos. 

Hambúrguer caseiro

E você não precisa comer hambúrguer de pão para provar uma carne deliciosa.

Separe um pouco de carne moída ou até carne de vegetarianos, onde você pode deixar temperado dentro de um recipiente no congelador.

É só preparar uma salada ou arroz para acompanhar e pronto. Refeição nutritiva e deliciosa. 

Lasanha

Quer algo mais gostoso, mas sempre precisar elaborar tanto? Que tal uma lasanha caseira?

É só comprar a massa pré-pronta para cozinhar na água quente. Não esqueça de utilizar o aceite para a massa não grudar.

Feito isso, esquente um pouco de molho de tomate pronto e use queijo e presunto para o recheio. Monte as camadas e coloque no forno.

Pronto.

É só cortar em pedaços e guardar no congelador depois de esfriar. 

Você viu nesse texto:

  • Congelar comida pode ser uma excelente forma de você economizar tempo na cozinha quando bate aquela preguiça ou o dia a dia é bastante corrido. 
  • Além disso, uma comida, como a torta salgada de frango cremosa pode render várias porções que duram a semana inteira;
  • Receitas mais simples como hambúrguer caseiro pode render e não exigir tanto dos acompanhamentos. 

Mais sobre alimentos e praticidade

Agora que você sabe quais as receitas para congelar alimentos para o seu dia a dia, que tal saber mais sobre armazenagem?

Armazenar comidas da maneira correta é o principal requisito para quem deseja fazer uma alimentação sem correr risco para a saúde. 

Por isso, a ObaBox traz para você hoje mais uma sugestão de leitura para você entender o porquê desse tema ser tão importante. Confira em O que fazer para conservar seus alimentos? Dicas para você não perder comida tudo sobre esse assunto. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem também precisa saber sobre receitas práticas para facilitar o seu dia a dia.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *