Quer montar um jardim daqueles típicos de cena de cinema? Saiba que é possível. Por meio de técnicas simples de jardinagem e paisagismo, o sonho de ter um jardim bonito e bem cuidado é bastante possível para quem quiser colocar a mão na massa

Porém, se você não sabe ainda como começar, não tem problema! Nosso objetivo é te resgatar dessa missão e te trazer as informações necessárias para você começar a montar o seu jardim com o pé direito (ou a mão direita, no caso). 

No texto de hoje estamos trazendo as principais dicas de paisagismo que você precisa saber para dar início ao seu projeto. Então, vamos começar?

Esperamos que você tenha uma excelente leitura!

Antes de tudo: jardim não é para todo mundo, mas pode ser para você

Boa parte das pessoas fica encantada em entrar ou ver um jardim pela primeira vez. Principalmente os que estão bem cuidados, cheios de flores e até frutas que trazem um requinte a mais ao ambiente. 

Entretanto, manter um jardim é um desafio para muita gente. Para que tudo fique em ordem, não basta plantar. Tem a manutenção diária, o cuidado especial para que plantas estejam bem nutridas e podadas. 

Sem contar as pragas como formigas e gafanhotos que se não forem contidos podem acabar levando por água abaixo o cuidado de anos em relação ao jardim. 

É importante que para quem estiver pensando em cuidar do próprio jardim, é necessário gostar. Colocar a mão na terra, se sujar, estar em contato com as plantas pode ser libertador para algumas pessoas que desejam fugir daquele dia a dia agitado da correria da cidade. 

Mas é necessário lembrar também que o jardim demanda tempo para ser cuidado e quanto maior o espaço, ainda mais atenção ele exigirá.

Então, se você dispõe de tempo e outros recursos que ajudem a manter o seu jardim saudável e bonito, mãos à obra. É hora de começar a montar o seu espaço. 

Como começar a montar o seu jardim

Uma das primeiras coisas que uma pessoa precisa fazer antes de montar o seu jardim é entender o espaço onde ficará o jardim. Dependendo do local, pode existir ou não uma área verde necessária para que o jardim comece a ser trabalhado. 

Caso não exista essa área verde, é possível fazer instalações que delimitem o seu jardim de acordo com o tamanho e proporção desejadas.

Já para quem já possui uma área verde, é necessário levar em conta se o local recebe a quantidade suficiente de sol para nutrição das plantas, além de fácil acesso para instalação de mangueiras, por exemplo, para que as plantas sejam molhadas e nutridas. 

Após tudo decidido, a escolha de como esse jardim será definido, as plantas que farão parte dele, entre outros quesitos como a decoração, começarão a ser escolhidas. 

Dicas de paisagismo indispensáveis

Conheça agora algumas dicas que podem ajudar o seu jardim ficar ainda mais encantador de forma simples e prática. 

Aposte em vasos

Os vasos de planta são presença garantida em muitos jardins, desde os mais refinados, até os jardins mais simples. 

Existem vários tipos de vasos de acordo com cada necessidade. Por exemplo, existem vasos específicos para plantio de frutas, enquanto existem outros voltados apenas para plantas de menor porte que podem ser penduradas na parede

Os valores também variam. Então, vale a pena dar uma olhada em lojas e espaços voltados a jardim e paisagismo para conferir o melhor modelo de sua preferência. 

De olho na decoração: bancos, mesas e rede

Além das plantas, a decoração é outro fator importante para poder dar um toque especial ao seu espaço de jardinagem. 

Bancos, mesas e até um espaço para rede pode trazer ainda mais conforto para quem deseja desfrutar do espaço junto à natureza

É importante levar em conta também se os materiais da decoração são resistentes à água e à umidade, caso fiquem em espaços abertos e sujeitos ao tempo e à chuva. 

Faça caminhos

Os caminhos que levam até o jardim são charmes a parte. Podendo ser feitos com piso ou até pedras, esse item decorativo também ajuda a poupar a grama e plantas que estejam no jardim. 

Um dica especial é apostar em caminhos que sejam ondulados, pois traz uma sensação visual da maior harmonia para o ambiente. 

Iluminação pode ser o diferencial

A iluminação é um item simples, mas que pode trazer uma grande diferença quando estamos decorando um jardim. 

No mercado já existem lâmpadas resistente ao tempo e a chuva, o que contribui para que elas não queimem e não precisem ser trocadas com frequência

Criando espaços úteis

Que tal tornar o jardim um “cômodo” da casa? O jardim também pode ser o espaço ideal para a prática de exercícios físicos, o local de recreação dos filhos e até o local para colocar uma piscina para o verão

Por isso, projetar o espaço como um “2 em 1” também pode ser a grande sacada para se ter ainda mais prazer em aproveitar o espaço. 

Escolhendo as plantas certas

Existem plantas que possuem certas particularidades de adaptação. Então, não basta escolher uma vegetação pela sua beleza. Também é necessário levar em contar o que ela precisa para sobreviver de forma saudável. 

Antes de adquirir uma planta, não esqueça de perguntar sobre a quantidade de sol que ela precisa, a quantidade de água e o espaço que precisa ser reservado para ela para que cresça forte e de maneira confortável. 

E que tal contratar um paisagista?

Um especialista da área de paisagismo pode ajudar trazendo as últimas tendências em jardim e decoração que o seu espaço precisa. 

Se você quiser ainda mais ideias, conversar com esse profissional pode te ajudar ainda mais a trazer o seu estilo para dentro do espaço. 

Mais sobre decoração e paisagismo

Quer saber mais sobre como você pode decorar ainda mais o seu jardim com os melhores produtos de jardinagem e construção? Então, temos um material perfeito para você. 

A ObaSerra é um produto exclusivo da ObaBox feito especialmente para te ajudar a ter mais conforto e comodidade na hora de fazer trabalhos domésticos simples e sem ter que quebrar muito a cabeça para usar. 

Se você quer entender mais o porquê você precisa ter a ObaSerra na sua casa, leia o texto que preparamos sobre o assunto: ObaSerra: Porque ter a melhor serra de mão faz toda diferença.

Esperamos que tenha uma excelente leitura!

Gostou do conteúdo? Se esse texto te ajudou a saber ainda mais sobre como fazer para ter o seu próprio jardim e com dicas simples, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.