Instalar um aplicativo no celular é um processo simples, sobretudo depois que a gente pega o jeito.

O que pode ser um pouco mais difícil é desenvolver as habilidades de identificar possíveis apps falsos ou saber lidar com as autorizações de acesso que os aplicativos pedem.

Em geral, são pessoas que ainda estão aprendendo a lidar com novas tecnologias que enfrentam esses desafios. Algo muito comum entre a terceira idade, por exemplo.

Foi pensando neste público, de maneira especial, que fizemos este post com algumas dicas para quem vai baixar um aplicativo. Confira!

Os riscos ao instalar aplicativos

Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que não queremos desencorajar você a instalar aplicativos. Muito pelo contrário!

O que queremos é compartilhar informações para que você saiba como baixar aplicativos com segurança e entendendo o que cada app pode fazer no seu celular.

Só que, para que você entenda melhor por que nós queremos falar sobre isso, precisamos apresentar alguns riscos possíveis. Veja só:

Aplicativos falsos

É bem provável que você já saiba que a internet está cheia de golpes, infelizmente.

Um desses golpes consiste em criar uma versão falsa de um aplicativo popular. Muitas vezes, esses apps contém vírus e outros malwares e pedem mais permissões de acesso do que um app verdadeiro.

Assim, os cibercriminosos por trás desses aplicativos falsos podem ter acesso a dados sensíveis seus, o que pode causar uma boa dor de cabeça e até prejuízo.

Permissões de acesso

Já que mencionamos permissões de acesso, precisamos te contar um pouco mais sobre elas.

É comum que até mesmo aplicativos originais peçam autorização para acessar funções e informações do seu celular.

A questão é que você precisa dar atenção às solicitações que estão sendo feitas. E, sim, isso significa ler o termo de uso e a política de privacidade do app.

Em 2020, o WhatsApp foi o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Então, vamos usá-lo como exemplo para listar algumas das permissões que o app solicita:

  • Contatos;
  • Localização;
  • Álbum de fotos;
  • Câmera;
  • Microfone.

Tudo isso faz sentido, mas ao acessar as configurações do seu celular, você pode rever as permissões concedidas para o WhatsApp e para qualquer outro aplicativo.

O que você precisa ter em mente é: o aplicativo realmente precisa dessa permissão de acesso?

No caso do WhatsApp, você pode escolher manter o acesso à sua localização desativado e só mudar isso quando e se precisar compartilhar sua localização com algum contato.

Entretanto, se você impedir que o WhatsApp tenha acesso ao seu microfone, não vai conseguir mandar mensagens de áudio.

É importante ponderar sobre essas questões considerando dois pontos essenciais:

  • Conceder as permissões necessárias para que o aplicativo funcione da forma esperada;
  • Desconfiar caso o aplicativo peça permissões que não façam sentido.

O segundo ponto pode ajudar você a escapar dos riscos de um app falso ou até de um aplicativo verdadeiro capaz de invadir sua privacidade.

Como identificar um aplicativo falso

Você certamente não quer instalar um aplicativo falso em seu celular, não é mesmo?

Em nosso blog, temos um post especial para que você descubra como evitar o golpe do aplicativo falso e recomendamos a leitura atenciosa.

Para facilitar um pouco mais sua vida, vamos elencar aqui as dicas que temos a esse respeito. Confira:

Informe-se sobre o desenvolvedor

No melhor dos casos, o nome da empresa está diretamente relacionada ao aplicativo, mas isso não é regra.

Se você é fã de música e quer baixar o Spotify, por exemplo, vai notar que o aplicativo original tem “Spotify Ltd” logo abaixo do nome. Esse costuma ser um indicativo de app original e seguro. 

Em alguns casos, porém, o que aparece abaixo do nome do app é o nome da empresa desenvolvedora. Nesse caso, convém pesquisar a respeito antes de baixar o aplicativo;

Consulte a data de lançamento do app

Muitos aplicativos falsos surgem depois das versões originais. Como isso não é regra, porém, na dúvida, vale pesquisar quando o app de interesse foi lançado e verificar se as informações batem.

Confira as avaliações do aplicativo na app store

A loja de aplicativos disponibiliza avaliações dos usuários sobre o app em questão.

Vale a pena tirar um tempinho para conferir o que está sendo dito. A dica é desconfiar se houver muitos comentários negativos e se tudo parecer 100% perfeito.

Verifique a imagem atrelada ao aplicativo

Voltando ao exemplo do Spotify, você deve saber que a logo do serviço é verde, certo? Se se deparar com uma logo de outra cor ou com um tom de verde bem diferente, desconfie.

Aplicativos falsos podem ser muito bem feitos para nos enganar, mas às vezes tem uma identidade visual diferente da original;

Evite baixar o aplicativo por links

Se você sabe como instalar um aplicativo, sabe que existem caminhos diferentes.

Um site oficial e seguro pode te encaminhar para o download ou você pode acessar a loja de apps e encontrar o aplicativo original. Esses são os caminhos seguros.

Além disso, pode ser que você receba um link por mensagem ou e-mail para baixar o app. Esse não é um caminho seguro!

Por que é importante estar atento às permissões

Você já sabe que até aplicativos originais pedem permissões de acesso. Algo que é tão normal, por vezes, acaba passando despercebido.

A questão é que a gente precisa aprender a se preocupar mais com as permissões quando for instalar um aplicativo e vamos dar um único ― e bom exemplo ― do porquê disso.

Um app malicioso, desenvolvido por cibercriminosos, pode acessar as funções de seu celular a qualquer momento.

Voltemos ao WhatsApp e à permissão de acesso à câmera. Essa permissão existe para que você possa:

  • Tirar fotos ou fazer vídeos de dentro de uma conversa, sem precisar sair, abrir a câmera, fazer o registro e depois voltar ao app;
  • Fazer chamadas de vídeo com seus contatos.

A câmera do seu celular só deve ser acionada, portanto, quando você decidir fazer uma foto, um vídeo ou uma chamada de vídeo usando o WhatsApp.

Um aplicativo falso ou malicioso não respeita essa regra.

Assim, quando você menos espera e sem que você perceba, um app falso pode acionar a sua câmera e fazer fotos ou vídeos. No fim das contas, são os cibercriminosos que terão acesso às imagens.

Percebe como isso pode ser arriscado? Por isso, atenção redobrada às permissões de acesso.

Conclusão

Os riscos ao instalar aplicativos no celular existem e podem gerar problemas graves. Por isso, se a dúvida bater, não arrisque.

Faça pesquisas sobre o aplicativo para encontrar a versão original ou saber se golpes têm ocorrido. Se preciso for, peça ajuda a alguém de sua confiança.

Lembre-se de que encontrar aplicativos originais e usá-los no dia a dia pode ser bastante seguro. Recomendamos apenas que você se informe quanto aos termos de uso e privacidade.

Esperamos que você tenha gostado do post. Continue acompanhando o blog da Obabox para mais dicas!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *