Depois da limpeza da casa você sente que precisa colocar os pés para cima e descansar porque o trabalho é pesado demais? Temos dicas de faxina que pode ajudar.

É difícil achar alguém que não goste de estar em uma casa limpinha e cheirosinha ― até hoje, não conhecemos ninguém. Só que conseguir esse resultado é cansativo porque demanda esforço.

Por isso, vale a pena saber como manter a casa limpa no dia a dia e tornar as faxinas mais leves e rápidas, não acha?

Continue a leitura para e confira nossas sugestões do que fazer!

Tire o sapato antes de entrar em casa

Em muitas culturas, o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa ou no hall de entrada já é bastante conhecido. No Brasil, há quem o siga e até tenha sapateiras para ter onde colocar os calçados.

Pode não parecer, mas essa é uma boa dica de faxina porque boa parte da sujeira que se acumula em nossas casas vem grudada em nossos pés, quando chegamos da rua.

Quando não é a poeira, é o sapato sujo que causa marcas em pequenas gotas de água ou outro líquido que caiu no chão, deixando o aspecto do piso mais desagradável.

A dica é ter, também na entrada de casa, um par de chinelos por pessoa para que ninguém precise pisar no chão. É claro que, quando for receber visitas, você pode não conseguir disponibilizar chinelos para todos, então avalie a possibilidade de exceções.

Mantenha cada coisa em seu lugar

Já se perguntou por onde começar a faxina? Uma boa ideia, que por vezes é mais uma necessidade do que uma simples escolha, é garantir que cada coisa esteja em seu lugar.

É difícil tirar o pó de uma mesa, por exemplo, se uma infinidade de coisas que não deveriam estar ali foram deixadas sobre sua superfície.

Com isso, a dica é para que você se esforce ao máximo para manter as coisas em seu devido lugar e, mais importante, que faça isso diariamente.

Está na sala e viu que deixou por lá um livro que deveria estar no escritório? Não perca tempo, leve o livro de volta.

A dica vale para qualquer objeto, inclusive para as suas roupas. Chegaram da lavanderia ou foram lavadas em casa e estão prontas para voltar para o armário? Faça o possível para não adiar essa tarefa.

Essas atitudes não são propriamente uma forma de limpeza, mas escolhas que vão ajudar sua faxina a ser mais leve e rápida.

Não deixe a louça acumular

Muita gente tem preguiça de lavar louça e se você se identifica com isso, saiba que nós conseguimos entender bem essa realidade!

Se você está por dentro do universo dos memes, provavelmente já deve ter visto os que dizem “imagens que trazem paz” e que vêm acompanhados de uma pia sem louças sujas, limpinha. Pois é.

Foca neste sentimento e faça o possível para não deixar a louça suja acumular na pia. Considere ir lavando potes, panelas e outros tão logo termine de usá-los, aproveitando os intervalos que o preparo de alimentos proporciona.

Se não for possível, tente criar o hábito de lavar tudo assim que terminar de cozinhar ou de comer.

Bônus: Ainda na cozinha, outra ideia é limpar o fogão sempre depois de cozinhar as refeições mais pesadas, digamos assim.

Assim, você logo se livra de respingos de óleo e de outros acúmulos que podem ser de difícil remoção se secarem sobre a região das trempes.

Limpe o banheiro diariamente

É natural que quem queira descobrir como fazer uma faxina completa esteja pensando naquele dia inteiro, ou quase isso, que é dedicado a esse trabalho tão necessário.

Certamente, você pode estabelecer um dia da semana para uma limpeza completa da sua casa. Essa é uma estratégia muito comum. Mas pode também adiantar parte da limpeza de um dos cômodos que dá mais trabalho: o banheiro.

Não falamos em limpar o banheiro todo, mas especialmente o box, o sanitário e a pia. Calma, é mais simples do que parece!

Depois de tomar banho, certifique-se de jogar água, de preferência morna, na área do box (vidro e paredes). Assim, você já retira boa parte da gordura corporal e dos produtos de higiene usados que se acumulam nessas superfícies e causam manchas.

Tenha um pouco de água sanitária e uma uma escovinha de limpeza no banheiro para limpar a parte de dentro do sanitário quando perceber marcas de acúmulo. Adesivos de limpeza e produtos afins são uma alternativa.

Ainda, jogue água na pia depois de escovar os dentes para evitar as manchas causadas por resíduos de pasta de dentes e outros provenientes da escovação.

Tenha acessórios-chave de limpeza

Além de acessórios básicos, imprescindíveis para a limpeza de uma casa, como vassouras e panos, existem também acessórios-chave. Aqueles que são aqueles capazes de facilitar sua vida e, por isso, são boas dicas de faxina.

Destacamos aqui na escova elétrica de limpeza, usada especialmente para limpar superfícies difíceis da cozinha e do banheiro, e o aspirador de pó. Itens que vão diminuir o tempo que você gasta com a faxina e o esforço que você precisa empregar nos processos de higienização.

Se você tiver um aspirador robô, inclusive, pode realizar limpezas diárias que vão poupar tempo e esforço no dia da faxina geral.

Conte com a ajuda de todos da casa

Por fim, é importante contar com o apoio de todos que moram com você para fazer manter a casa limpa e arrumada no dia a dia e para fazer a faxina completa.

Convém, por exemplo, estabelecer quem é responsável por cada tipo de tarefa ou quem vai assumir a limpeza de cada cômodo, fazendo um rodízio.

Algo que contribui para que os envolvidos se cansem menos e entendam a importância de minimizar o acúmulo de sujeira e a bagunça.

Você mora sozinho? Considere criar uma espécie de cronograma para que a faxina seja dividida em partes, ou seja, realizada em dias diferentes caso dar conta de tudo de uma só vez seja complicado.

Em todo caso, lembre-se de nossas dicas de faxina que vão ajudar você a manter a casa limpa no dia a dia e evitar uma situação que faz com que a faxina se torne bem mais pesada do que deveria ser.

Gostou do post? Confira também nossas dicas de utensílios e produtos para a limpeza de sua casa!