No dia 15 de Março, é celebrado o Dia Mundial do Consumidor. No Brasil, trata-se de uma data em que lojas físicas e plataformas de e-commerce divulgam promoções especiais para os clientes, visando faturar mais. 

No contexto de 2021, o dia ganha contornos especiais, principalmente porque vários setores ainda buscam se recuperar dos prejuízos causados pela pandemia. 

Porém, ao mesmo tempo, querem aproveitar novas tendências de mercado, principalmente o segmento de compras online que ganhou força. 

Pensando neste cenário, faremos um resgate histórico desta data e traremos algumas sugestões para vocês venderem mais. Aproveitem o post!

Qual a história por trás do Dia Mundial do Consumidor?

No dia 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, criou o Dia dos Direitos do Consumidor. 

A data ganhou legitimidade porque no seu discurso o presidente norte americano fez um discurso de defesa dos consumidores, defendendo quatro pilares básicos que são: 

  • Direito à segurança; 
  • Direito á informação; 
  • Direito à escolha; 
  • Direito de ser ouvido. 

Tais premissas nortearam as políticas de defesa do público nos mais diversos lugares do mundo, tanto que em 1985, 23 anos após a fala de John Kennedy, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial do Consumidor. 

Em território Brasileiro, os interesses dos consumidores são defendidos pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1991, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor, com o objetivo de defender este público nas mais diversas situações envolvendo a prática de aquisição de produtos e serviços no país. 

O Dia Mundial do Consumidor é uma boa oportunidade de vender mais?  

Antes do Dia Mundial do Consumidor ganhar notoriedade, as vendas no setor varejista passavam por um hiato entre o Dia das Mães, Dia dos Pais e o Natal, fazendo com que o comércio fosse mais sazonal, no que diz respeito a sua performance. 

Portanto, este período representou uma oportunidade a mais para que as empresas criassem estratégias personalizadas para este período. 

Além disso, conforme levantamento da plataforma ShopFully, uma das principais plataformas de compras inteligentes do Brasil, aproximadamente 35 milhões de pessoas já conhecem o Dia Mundial do Consumidor. 

Este indicador é um dado importante para mostrar o potencial de venda que a data tem, pois demonstra que os consumidores já esperam ter acesso a ofertas atrativas neste período para fazerem suas compras. 

Neste contexto, é possível bombar as vendas, aumentando o faturamento do meu negócio nesta época? Claro que sim! Na sequência mostraremos como fazer isso. 

Cinco dicas para vender mais no Dia Mundial do Consumidor

Com a popularização das vendas neste dia, é fundamental pensar em estratégias eficazes, visando potencializar a visibilidade dos seus produtos e serviços no mercado. 

Pensando nisso, confira na sequência as ações que separamos para você aplicar na sua empresa: 

Invista em campanhas patrocinadas

Você já parou para mapear qual item do seu portfólio vende mais? Avaliou como o consumidor dialoga com sua marca?  

Tais indicadores são essenciais para nortear ações publicitárias, pois eles vão ajudá-lo a ser mais assertivo, investindo no público certo, oferecendo o produto que ele mais precisa naquele momento. 

Mas eu não tenho dinheiro para isso? Fique calmo! Você pode optar por destinar parte dos seus recursos financeiros para publicidade na internet, onde é possível implementar campanhas segmentadas e eficientes por um custo baixo. 

Ofereça cupons de desconto

Se você aumentou o número de visitas a sua loja, por meio de ações nas redes sociais, chegou a hora de oferecer ao público um algo a mais. 

Que tal dar cupons de descontos especiais para realização de compras. É uma forma de surpreender o seu cliente, mostrando que ele pode adquirir aquele tão desejado produto da sua loja por um preço acessível. 

Flexibilize as formas de pagamento

Além do abatimento nos preços, uma ótima estratégia é tornar mais flexível a forma de pagamento. 

Trata-se de uma forma de fazer com que a compra fique menos onerosa para o consumidor, proporcionando a ele maior facilidade na aquisição do que deseja. 

Portanto, vale oferecer mais opções de parcelamento, aumentar o número de bandeiras de cartão que serão aceitos na loja, viabilizar mais condições de pagamento a vista, pois as taxas de juros são menores, entre outras alternativas. 

Invista na fidelização do cliente

Com o intuito de estreitar a interatividade com seu público, é muito importante investir em ações de pós-venda como cartão de desconto, promoções, brindes, entre outras ações. 

Além disso, você pode antecipar as ações pensando em fidelizar sua audiência, antecipando campanhas estratégias. Por exemplo, se o Dia Mundial do Consumidor é no dia 15 e cai em uma sexta, porque não aumentar as promoções e fazer uma semana de produtos com preço baixo? 

Essa é uma forma de mostrar que você se importa com o bem-estar e a melhor experiência do cliente, potencializando a fidelização dele com sua marca. 

Ofereça frete grátis

Disponibilizar condições especiais de entrega também é um atrativo importante para a compra. Pensando nisso, faça um mapeamento de onde estão seus principais compradores e ofereça condições especiais para eles. 

Imagine que você tem uma loja em Belo Horizonte e suas vendas são muito fortes na capital mineira e nas cidades próximas, é super válido viabilizar condições especiais de entrega para essas respectivas localidades. 

Isso facilita para o consumidor a aquisição dos produtos, aumentando a receita mensal do seu negócio. 

Conclusão

O Dia Mundial do Consumidor pode ser muito lucrativo para você e atrativo para o consumidor. Entretanto, é importante aplicar a estratégia adequada à necessidade do seu público, pois assim será possível ser mais assertivo nas ações, aumentando o volume de vendas. 

Na ObaBox, nós sempre trabalhamos com objetivo de oferecer aos nossos clientes as melhores condições para adquirir os produtos, proporcionando a eles a melhor experiência desde o primeiro contato até o pós-venda. 

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