Já ouviu falar que vô e vó estão entre as melhores coisas do mundo? Nada mais merecido do que a existência de uma data só deles: o Dia dos Avós.

Como você deve saber, nenhuma dessas datas são criadas por acaso e, neste post, nós vamos contar a você a história por trás desta celebração e compartilhar algumas dicas para que você se inspire e faça algo especial para os seus.

Confira!

Por que avós são tão especiais?

A gente sabe, muitas datas comemorativas acabam sendo amplamente usadas pelo comércio para gerar vendas e o significado por trás delas pode até ser um pouco ofuscado.

Por isso, decidimos começar refletindo sobre a importância dos avós, mas não sem antes reconhecer que cada pessoa tem uma experiência diferente com seus “velhinhos” e que o ideal nem sempre é realidade.

Quando tudo dá certo, porém, vovós e vovôs são como nossos segundos pais, mas contam com o privilégio que o posto lhes garante de não serem lá tão exigentes.

É comum que os avós permitam aquilo que os pais recusam e, com isso, acabem conquistando os netos de forma especial (alguém se identifica?).

Basta pensar em quantos avós já foram “acusados” e admitiram a “culpa” por mimarem demais os netinhos ou até por acobertá-los em travessuras e peripécias!

Como se não bastassem, avós são pessoas experientes e que carregam muita sabedoria de vida.

Assim, ao passo que podem ser bastante dóceis, também sabem como aconselhar e dar leves puxões de orelha quando preciso.

É essa combinação que faz deles pessoas tão especiais e tão queridas! Isso sem falar no temperinho gostoso que eles sabem colocar na comida, né?

Então, se você sente falta da comida de vó no dia a dia, pega essa dica: Comfort food, saiba tudo sobre a culinária afetiva!

26 de julho: a data escolhida para homenagear os avós

Se você ainda não sabia, agora já sabe quando é o Dia dos Avós, mas falta entender por qual motivo essa data foi escolhida, não é mesmo?

Como é comum em nossa sociedade, há uma ligação religiosa com o 26 de julho.

É que, neste mesmo dia, em 1584, o Papa Gregório VIII canonizou os avós de Jesus Cristo, Ana e Joaquim, pais de Maria. Eles, então, se tornaram Santa Ana e São Joaquim.

Com isso, eventualmente, a data passou a ser reconhecida como Dia dos Avós, mas nem todo mundo gosta de misturar os eventos.

A importância dos avós de Jesus

Quer você siga o catolicismo, tenha outra religião ou quer não tenha nenhuma crença, pode ter curiosidade em saber se há um motivo especial para que a Igreja Católica tenha decidido homenagear os avós de Jesus.

A história contada é de que Ana e Joaquim tentaram por anos ter um filho ou filha, sem sucesso.

Em uma última tentativa, Joaquim decidiu jejuar por 40 dias e 40 noites e pedir a Deus que lhes concedesse a graça de uma gravidez.

Ana, sem saber o que estava acontecendo, temeu que o marido estivesse morrendo e também se dedicou a fazer orações. Ela pedia pela vida de Joaquim e para que Deus lhes permitisse ter um herdeiro.

Conta-se ainda que, ouvindo as preces do casal, Deus enviou a eles um anjo para comunicar que Ana e Joaquim seriam pais de uma menina. Assim, nasceu Maria, mãe de Jesus.

Dia dos avós no Brasil e no mundo

No Brasil, a data é celebrada em 26 de julho, mas é diferente em outros países. 

Na Itália, por exemplo, houve um esforço para separar a data cristã da celebração dos homens com o intuito de manter um destaque para Santa Ana e São Joaquim.

Assim, em respeito à memória dos santos, os italianos só comemoram a “Festa dei Nonni” no dia 2 de outubro.

Quando é o dia dos avós em outros países:

  • França (Dia das Vovós): primeiro domingo de março;
  • Estados Unidos: primeiro domingo de setembro;
  • Reino Unido: primeiro domingo de outubro;
  • França (Dia dos Vovôs): primeiro domingo de outubro;
  • Estônia: segundo domingo de outubro;
  • Canadá: dia 25 de outubro;
  • Austrália: primeiro domingo de novembro.

Se você tem descendência estrangeira e sua família absorve um pouco da cultura da terra de origem, pode até usar o calendário global para celebrar seus avós mais de uma vez por ano. Que tal?

Esse carinho nunca é demais!

Como celebrar o Dia dos Avós

Como é comum em datas comemorativas, no Dia dos Avós você pode presentear sua vovó e o seu vovô se assim desejar, mas há outras formas de fazer essa celebração acontecer.

Separamos algumas ideias e você vai notar que muitas são bem simples porque, com sua sabedoria, avós sabem bem apreciar tudo e qualquer coisa que vem em forma de um gesto de amor. Veja só:

  • Faça uma visita e preparar um almoço especial (ou pedir comida, caso você não tenha habilidades culinárias);
  • Leve os avós para passear em locais que eles gostem;
  • Na companhia dos avós, assista a filmes para a terceira idade que têm histórias relevantes para a família toda e aproveitar um bom momento juntos;
  • Peça para que seus avós contem histórias que representem memórias importantes e ouvir com atenção. Relembrar bons momentos pode trazer muita alegria e perceber que os netos se interessam em compartilhar desse sentimento é algo muito positivo;
  • Selecione fotos de família para um álbum especial ou para porta-retratos que vão renovar a decoração da casa e servir como um lembrete do amor entre todos vocês.

Dia dos Avós à distância

Achou as dicas legais, mas elas não funcionam bem para porque você não pode estar perto? Acontece.

Tem gente que mora longe e tem vezes que uma pandemia aparece para virar a realidade de ponta cabeça.

Com isso, temos mais 4 dicas que você pode seguir para celebrar o Dia dos Avós, mesmo que seja à distância.

Veja só:

  1. Reúna os netos e peça para que todos gravem pequenos vídeos com mensagens carinhosas e entregue-as aos seus avós. Caso você saiba como fazê-lo, edite todos os vídeos em um só. Caso não saiba, apenas envie todos de uma vez para causar impacto;
  2. Organize uma live ou uma chamada de vídeo para que você converse com seus avós, lembrando que a tecnologia tem esse poder de nos aproximar emocionalmente;
  3. Se for seguro, encomende um almoço especial e peça para que seja entregue na casa de seus avós. Lembre-se de avisá-los para não providenciarem a própria refeição neste dia para que os planos se encaixem bem;
  4. Crie uma playlist especial com músicas das antigas que seus avós gostem e presenteie-os.

Esperamos que você tenha gostado deste post sobre a história do Dia dos Avós e que, com nossas dicas, tenha se inspirado a celebrar a data de alguma forma.

Não deixe de compartilhar este conteúdo pelo whatsapp e nas redes sociais para que mais vovós e vovôs recebam o carinho de seus netos a cada 26 de julho!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *