Nada mais justo do que uma data especial para aqueles que sempre nos enchem de mimos, preenchendo nossa vida com muita alegria e boas histórias. 

Até porque os nossos avós merecem os nossos aplausos e admiração todos os dias, não é mesmo? 

Se essas pessoas são tão especiais na sua vida como são na nossa, esse post é para você. Neste artigo, contaremos a história do Dia dos Avós e mostraremos como celebrar esse dia ao lado deles. Aproveite!

Afinal de contas, qual a história do Dia dos Avós? 

Tudo começa com um viés religioso. Como assim? O fato é que no dia 26 de Julho de 1584, o Papa Gregório VIII canonizou os avós de Jesus Cristo, Ana e Joaquim, pais de Maria. Sendo assim, eles se tornaram Santa Ana e Santa Joaquim. 

Em função disso, a data ganhou notoriedade e passou a ser reconhecida como o Dia dos Avós, embora ainda não seja celebrada por muitas pessoas.

Como é o Dia dos Avós no Brasil e no Mundo? 

No Brasil, a celebração ocorre no dia 26 de julho, totalmente alinhada às origens religiosas. Entretanto, alguns países optaram por dissociar essa conotação da celebração do público em geral e definiram outras datas para comemorar a ocasião. Veja alguns exemplos!

  • França (Dia das Vovós): primeiro domingo de março;
  • Estados Unidos: primeiro domingo de setembro;
  • Reino Unido: primeiro domingo de outubro;
  • França (Dia dos Vovôs): primeiro domingo de outubro;
  • Estônia: segundo domingo de outubro;
  • Canadá: dia 25 de outubro;
  • Austrália: primeiro domingo de novembro.

Cinco dicas de como celebrar o Dia dos Avós

Faça um lindo cartão

Embora estejamos na era da tecnologia em que toda a comunicação acontece por dispositivos móveis, os nossos avós ainda são da época das cartinhas. 

Neste tempo, eles se esforçaram em transpor para o papel com o próprio punho seus sentimentos e mensagens de amor. 

Pensando nisso, nada melhor do que preparar uma carta ou cartão à moda antiga para deixá-los felizes, com uma sensação gostosa de nostalgia. 

Prepare um lanche especial

Se tem uma coisa que sempre tem na casa dos avós é um lanche gostoso que pode ser um café com um bolinho caseiro, ou um almoço de domingo preparado com todo o carinho. 

Então que tal retribuir esse amor na mesma proporção? Por isso, que tal uma reunião de todos os netos para preparar um menu especial para eles. 

Pode ser um prato que eles mais gostam e aí vale todos se reunirem e dividirem as tarefas. Temos certeza que seus avós ficaram orgulhosos em ver a união dos netos em prol do amor por eles. 

Faça lives e chamadas de vídeos

Nestes tempos de pandemia onde a circulação ainda está restrita, em função da Covid-19, vale lançar mão de chamadas de vídeo e lives para que os avós, mesmo sem a presença física, se sintam abraçados neste momento. 

Além disso, fica a dica para deixar um presente na porta da casa deles, preservando assim a sua saúde e a deles, mas sem deixar de levar afeto ao coração dos vovô e vovós. 

Se interesse, dê abertura para o diálogo

Existem aqueles avós que acompanham os netos nas brincadeiras. Por outro lado, tem aqueles mais reclusos que preferem a calmaria. 

Para os mais quietinhos, a sugestão é separar um tempo para conversar com eles, ouvir suas histórias, saber curiosidades da infância de seus pais, saber como era a juventude no tempo deles, entre outras curiosidades. 

Essa é uma forma de fazer com que eles se sintam acolhidos por aqueles que estão mais próximos, o que tem impacto positivo no bem-estar e autoestima deles. 

Aprendam juntos

Seus avós viveram muito e o que não falta é experiência e história para contar. Embora sejam épocas diferentes, toda essa bagagem que eles carregam pode servir de aprendizado para você. 

Por outro lado, também é possível ensiná-los algo novo, estabelecendo aí uma troca de experiências. 

Pensando nisso, pesquise sobre algo que eles não saibam e compartilhe a informação com eles. Pode ser uma tecnologia nova, uma curiosidade sobre o sistema solar. Enfim, o que não falta é leque para abordar. Aqui o que vale é explorar bastante a imaginação e se divertir. 

Vai dar um presente para o vovô e a vovó? Fica a dica para o celular ObaSmart

Se você adora seus avós, uma boa forma de demonstrar isso é descomplicando a vida deles quando o assunto é smartphone. 

Celulares com muitas funcionalidades e pouco intuitivos podem ser complicados para eles usarem, fazendo com que eles se sintam excluídos. 

É aqui que entra em cena o ObaSmart3, celular da ObaBox que foi feito sob medida para quem quer desfrutar do que há de mais moderno em tecnologia, mas sem complicação. 

O ObaSmart3 possui letras grandes que possibilitam uma leitura e digitação mais simplificada, o que facilita na hora de fazer uma ligação, usar o Whatsapp ou outro aplicativo da preferência dos seus avós. 

Além das letras grandes e os principais aplicativos instalados, o celular ainda possui a função SOS para emergências, o que traz mais tranquilidade para eles e para vocês. 

Imagine aquele vovô ou vovó que vive sozinho, o bem-estar dele sempre gera preocupação, não é mesmo? Essa funcionalidade do ObaSmart3 elimina esse problema. 

Além de segurança, este celular permite ao idoso fazer coisas simples do dia a dia como mandar uma foto, fazer uma chamada de vídeo para família, entre outras atividades, fazendo com que ele se sinta inserido no contexto da tecnologia e acolhido por todos.

Espero que tenha gostado das nossas dicas e celebre com seus avós esse dia especial.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *