Hoje, 25 de maio, é o Dia Da Toalha e se você sabe o que isso significa, provavelmente sabe o bastante sobre cultura geek e nerd e já pode se considerar um.

Se não sabe, chega mais!

Neste post, vamos contar a você um pouco mais sobre essa tal cultura a qual fizemos referência para que você descubra se é ou não um geek e saiba como comemorar esta data.

O post é útil também caso você só queria conhecer um pouco mais sobre esses universos.

Geek ou nerd, qual a diferença?

Antes de qualquer coisa, precisamos falar sobre o que é geek e o que é nerd porque, geralmente, para quem está de fora os dois conceitos tendem a parecer iguais.

De forma simples, podemos dizer que geeks são entusiastas da inovação tecnológica e das coisas legais associadas a este meio. Pessoas que tenham grande interesse e entendimento em computadores, videogames e outros dispositivos, além de serem fãs de histórias em quadrinho, cinemas e outros produtos da cultura pop.

Por sua vez, nerds são pessoas muito inteligentes e estudiosas e que, muitas vezes, não são tão socialmente desenvoltas como as demais. Justamente por isso, nerds historicamente foram ― e talvez ainda sejam ― alvo de preconceito e até de violência.

Esse preconceito, inclusive, foi uma das motivações para que nerds acabassem se reunindo em grupos para discutir temas científicos, falar de programação, jogar RPG e outros.

Há quem seja meio geek e meio nerd. Há quem entenda que geek é uma forma “socialmente aceita” de ser nerd. E há quem chame de nerdologia cultural a realidade de quem tem forte inclinação ao universo geek.

O que faz parte dessa(s) cultura(s), afinal?

De um modo geral, para explicar esses universos, é mais fácil apresentar a cultura geek do que a cultura nerd porque a primeira é mais palpável, digamos assim.

Com isso, separamos algumas coisas que fazem parte da cultura geek para que você entenda melhor do que estamos falando. Veja:

  • Revistas em quadrinhos (comic books, HQs);
  • Mangás;
  • Videogames;
  • Jogos como os de RPG;
  • Cards Pokemon e outros;
  • Cosplay;
  • Gosto por colecionáveis;
  • Consumo de café;
  • Produtos relacionados a Star Wars, DC Comics ou Marvel (é comum haver preferência entre um ou outro), Game of Thrones etc.

Como reconhecer geeks e nerds (e descobrir se você é um)

Lembra de que dissemos que há quem entenda geek como uma forma socialmente aceitável de ser nerd? Bom, nerds realmente foram alvo de “brincadeiras” de mau gosto e até mesmo de ataques movidos pelo preconceito.

Além da possível dificuldade de socialização, com base no imaginário coletivo, têm um visual característico que os torna facilmente identificáveis: óculos grandes, blusas xadrez, camisas com “estampa nerd”, tênis all star e estampas que destoam. Nada disso é regra, porém!

Assim, a dica é evitar julgar pela aparência. Você pode ser geek ou nerd ou uma mistura dos dois e não ter o visual pré-definido como capaz de identificar uma pessoa que pertença a esses grupos.

Da mesma forma, alguém que você conhece pode não ter o tal visual, mas se interessar por boa parte do que apresentamos aqui.

Com isso, vale optar por conversas ― ou quem sabe uma stalkeada de leve na internet ― para descobrir quais são os gostos, hábitos e hobbies de cada pessoa.

A autoanálise nesse sentido também funciona e, em todo caso, vai resultar em uma avaliação mais correta para identificar se alguém ― inclusive você mesmo ― é geek ou nerd ou se simplesmente tem alguma afinidade com esses universos.

Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd

Se, em algum momento, a sociedade definiu que geeks e nerds mereciam ser excluídos ou alvo de chacota, a verdade é que, no fim das contas, o pessoal se uniu para celebrar o orgulho de ser quem são, como são.

A data escolhida para celebrar o Dia da Toalha ou o Dia do Orgulho Nerd é 25 de maio, algo que aconteceu quase que por acidente, mas acabou dando muito certo.

A história do Dia da Toalha

Em 11 de maio de 2001, morreu Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias. A série de livros por ele criada é recheada de ficção científica e uma dose de humor; uma combinação que ajudou a colocá-lo entre os grandes nomes da literatura nerd.

Sendo assim, quando Adams deixou este mundo, seus fãs começaram a buscar alguma forma de homenageá-lo. Ainda que sejam inteligentes, ou justamente por isso, os nerds tiveram tantas ideias diferentes que custaram a entrar em consenso.

Inicialmente, havia a ideia de que a homenagem envolvesse o número 42 que, na mitologia de Adams, seria a resposta de um supercomputador a alienígenas, ainda que ele não soubesse a pergunta.

Tentaram definir, então, que a homenagem aconteceria 42 dias depois da morte do autor, dia 22 de junho, mas isso acabou não acontecendo. Assim, duas semanas após o fatídico dia, fãs resolveram sair às ruas com uma toalha pendurada nos ombros ou na mochila.

O motivo? A toalha é um item que Douglas Adams mencionou com essencial a qualquer mochileiro das galáxias! A tradição se mantém desde então.

A história do Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd é uma criação um pouco mais recente, datada de 2006.

Há relatos de que foi naquele ano que um grupo de espanhóis decidiu fazer algo para mostrar que não tinham problema com o fato de serem excluídos do restante da escola por serem nerds.

Para tanto, escolheram o dia 25 de maio como data estratégica porque, neste mesmo dia em 1977, era lançado Star Wars: Episódio IV ― Uma Nova Esperança. Há quem diga que não existe nada mais nerd da história da humanidade do que Guerra nas Estrelas.

Como a data pode ser celebrada

Com tudo isso, para alguns as datas se uniram e há quem entenda o Dia da Toalha como o Dia do Orgulho Nerd e vice-versa. Em todo caso, há diferentes formas de celebrar a data e aqui vão algumas delas:

  • Sair por aí com uma toalha pendurada no ombro ou na mochila (ou simplesmente postar uma foto dessa cena nas redes sociais);
  • Responder “42” em diferentes posts da internet;
  • Fazer uma maratona de Star Wars ou assistir à adaptação de O Guia dos Mochileiros das Galáxias;
  • Maratonar séries como The Big Bang Theory (uma sugestão que pode não agradar a nerds e geeks que acham que a série levou sua cultura ao mainstream) ou Game of Thrones;
  • Assistir aos filmes da Marvel ou ler A morte do Superman, da DC;
  • Aparecer no trabalho (ou na reunião por videoconferência) com a camiseta do seu super-herói favorito;
  • Participar de jogos Massive Multiplayer Online (MMO);
  • Fazer um cosplay de seu personagem favorito e, de preferência, registrar e compartilhar o resultado.

Usando a criatividade, você certamente vai encontrar outras formas de celebrar o Dia da Toalha ou o Dia do Orgulho Nerd. O mais importante é que você se divirta e, claro, sinta orgulho de ser quem é, do jeito que é!

Por fim, sabe que não existe limite de idade para ser geek ou nerd, não é?

Conheça o ObaPad: o tablet ideal para idosos que desejam celebrar a data!