Quem mora em casa ou tem um cantinho especial em algum lugar fora da cidade sabe que a área externa é um dos pontos mais adorados. Isso, desde que seja cuidado com carinho! Já pensou em conferir umas dicas de decoração de quintal?

A decoração pode transformar seu quintal em um ambiente mais chique, ou em um pequeno paraíso particular, ainda que você opte por itens mais simples. Tudo vai depender do seu próprio gosto e disponibilidade.

Pensando nisso, preparamos este post especial com 8 ideias que você pode seguir ou se inspirar. Veja só!

1. Aposte nas plantas

Dificilmente um quintal já não tem plantas, não é mesmo? Seja qual for a situação do seu espaço, você pode considerar formas de reorganizar as plantas existentes e até a possibilidade de acrescentar algumas novas.

Se há plantas em vasos, avalie se é possível mudá-las de lugar para criar um cantinho mais especial que chame a atenção das pessoas. Caso você goste da ideia de usar cores, uma dica de decoração de quintal é apostar nas flores!

Flores dos mais diversos tipos podem ser compradas nas floras perto de você. Quanto a isso, você pode optar por mudas ou até pela compra de sementes. É sempre recomendável perguntar ao profissional da floricultura sobre os cuidados que cada tipo de planta precisa e até pegar dicas para escolher aquelas cujo tempo de floração é mais prolongado.

Com isso, basta usar a criatividade! Você pode, por exemplo, fazer um caminho de flores coloridas ou plantar as sementes em volta de alguma árvore do quintal e criar um conjunto vistoso!

2. Dê usos inusitados a objetos

Se você gosta da sugestão de usar plantas na decoração de quintal, pode achar ainda mais interessante a ideia de combiná-la ao uso de objetos inusitados.

Dê uma olhada naquilo o que você tem em casa e que já não tem uso ou simplesmente está guardado acumulando poeira. Quem sabe você encontra uma garrafa vazia que pode servir de “vaso” para as flores que comprou?

Se quiser ousar mais, considere objetos como carrinhos de mão velhos que podem se transformar em um pequeno jardim para cactos e suculentas. Ou ainda aquela bicicleta velha que tem uma cestinha acoplada ao guidão, mais um espaço que pode acomodar suas plantas. Outra opção é colocar as plantinhas dentro de uma gaiola de pássaros vazia.

Note que o uso de objetos inusitados proporciona um visual artístico para o seu quintal, criando algo bonito e memorável.

3. Use móveis antigos e coloridos

Uma das coisas mais gostosas é poder sentar no quintal de casa para descansar, ouvir os pássaros cantando ou para conversar com familiares e amigos. Para tanto, você pode criar um espacinho especial.

É certo que você pode optar por comprar móveis novos e desenvolvidos para suportar os efeitos do tempo como a exposição ao sol e à chuva, por exemplo. Entretanto, também tem a opção de aproveitar móveis antigos como banquinhos e cadeiras de madeira.

Para dar um toque especial, você pode conferir nosso texto sobre formas de dar vida nova aos móveis de madeira para descobrir como pintá-los com cores vivas que deixem a sua decoração de quintal mais alegre.

4. Use pallets para criar área de descanso

Ainda considerando esse cantinho especial para descansar ou estar na companhia daqueles que você ama, uma bacana de decoração de quintal é usar pallets (ou paletes).

Os pallets de madeira se tornaram queridos por aqueles que gostam de decorar e, sobretudo, de colocar a mão na massa para transformar espaços por conta própria.

Você pode: colocar o material no chão liso, criando uma espécie de tablado para que as cadeiras sejam posicionadas; usar os pallets para criar uma mesinha de centro para ter onde apoiar bebidas e lanches; ou até mesmo criar um sofá para deixar o espaço mais aconchegante.

Lembre-se de fazer escolhas que sejam perfeitamente adequadas ao seu espaço. Para o sofá, por exemplo, a estrutura é feita de pallet, mas outro material como um colchonete, também precisa ser usado. Se não há nenhum tipo de cobertura para proteger o móvel da chuva, a ideia pode não ser apropriada!

5. Aposte nas pedras

Pedras são muito usadas em jardins e, por isso, podem ser uma boa escolha para a sua decoração de quintal.

Existem pedras de diferentes tamanhos e cores e você pode usá-las para desenhar caminhos ou até contornos para as áreas onde decidir plantar suas flores. Entre as mais usadas, então a brita e os pedriscos brancos.

6. Construa uma horta vertical

Para quem valoriza a funcionalidade, uma horta vertical ― ou uma horta suspensa ― é uma boa ideia porque resulta em algo que é mais do que um item bonito de decoração.

Hortas verticais podem ser feitas de diferentes formas, até mesmo com o uso de pallets presos à parede nos quais vasinhos de planta são amarrados. Nesses vasinhos, ervas e outras plantas como o manjericão, a salsinha, a hortelã e até algumas pimentas podem ser facilmente cultivadas.

Quando bem construída, a horta fica com um visual bem bacana e, de quebra, fornece diferentes produtos que podem ser utilizados no dia a dia na cozinha de casa!

7. Coloque uma rede no quintal

Ainda considerando a ideia de funcionalidade, já pensou em colocar uma rede no seu quintal? Existem redes com cores e desenhos chamativos que podem se tornar o elemento central do seu espaço.

Dessa forma, você pode definir toda a decoração do quintal partindo da rede: quais objetos colocar por perto; fazer ou não um caminho e área coberta de pedras para dar um charme especial; onde colocar bancos e cadeiras, etc.

Como resultado, você terá um quintal bonito e convidativo que ainda vai lhe servir de lugar de descanso e lazer!

8. Use objetos diferentes para construir algo

Entre as pessoas que visitam a sua casa, existe alguma criança? Pneus e até cadeiras velhas, uma vez que as pernas forem retiradas, podem ser usados como base para um balanço preso a uma árvore forte de seu quintal.

Outra ideia é usar pedaços de madeira para construir novos móveis. Ripas de madeira podem ser alinhadas para se transformarem em bancos compridos ou até em mesas. Já pensou em ter um espaço que acomode a família toda para um café da manhã especial aos finais de semana?

Essas foram apenas algumas ideias de decoração de quintal. É possível imaginar outras possibilidades considerando as características específicas do seu espaço para criar algo verdadeiramente único!

E se você gostou das dicas e já quer colocar a mão na massa para mudar a decoração do quintal, confira nosso post sobre 10 ferramentas que você precisa ter em casa se adora fazer DIY!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *