Se você gosta de decorar ambientes e tem o hábito de acompanhar as novidades, sabe que já faz um tempo que a decoração com pallets de madeira caiu no gosto das pessoas. O que você acha desta ideia?

Este post, é especial para você que está pensando em encontrar uma forma criativa de usar os pallets em sua casa. A internet está repleta de tutoriais interessantes que logo nos fazem querer colocar as mãos na massa e começar logo nossos projetos.

Entretanto, antes de compartilharmos ideias que podem lhe servir de inspiração, temos algumas considerações e dicas importantes para o sucesso de sua decoração com pallets. Acompanhe!

O que você precisa saber antes de começar

Os pallets de madeira se popularizaram, entre outros motivos, porque são peças resistentes, versáteis e fáceis de trabalhar. 

Quando as dicas de decoração usando esse material começaram a chamar a atenção das pessoas que participam do movimento “faça você mesmo” ou DIY ― Do It Yourself a empolgação tomou conta.

Com isso, na ânsia de criar logo um móvel novo, muitos desconsideravam a importância de informações cruciais sobre como escolher os pallets corretamente. Como consequência, acabaram construindo móveis pouco duráveis ou até perigosos.

Avalie o “histórico” do pallet

Antes de qualquer coisa, ao encontrar pallets que estejam sendo doados ou à venda, observe as condições das peças. Pallets provenientes de doação ou de revenda, na maioria das vezes, já foram utilizados para sua função original no transporte de cargas.

Isso significa que as peças podem ser sido expostas ao tempo sol, chuva e umidade ―, além de terem suportado grandes cargas sabe-se lá por quanto tempo. Tudo isso pode fragilizar o pallet e torná-lo pouco indicado aos seus projetos de decoração.

Considere ainda que é sempre interessante avaliar se não há mofo ou marcas de cupim nas peças. Mesmo que você decida lixar e aplicar inseticidas para combater o problema, o dano pode ser mais grave do que o perceptível, tendo atingido a parte interna da estrutura.

Dê atenção ao tipo de acabamento

É comum que os pallets tenham marcações que indicam o tipo de tratamento que a madeira recebeu visando evitar a proliferação de insetos. Há dois tipos de marca que merecem a sua atenção, a “HT” e a “MB”.

  • Quando pallet de madeira é marcado com “HT” significa que passou por um heat treatment ou um tratamento térmico, que é bastante seguro e, por essa razão, o mais recomendado para o seu projeto de decoração.
  • Já quando a peça é marcada com “MB” significa que foi tratada com methyl bromide, um poderoso pesticida que pode ser nocivo à saúde. Algo que faz com essa opção certamente não seja indicada para a decoração com pallets.

Não subestime a preparação da madeira

A maioria das pessoas que decide fazer decoração com pallets de madeira gosta de seu visual rústico e do contraste que pode ser criado no ambiente. Com isso, muitas consideram que, uma vez que o pallet estiver em mãos, basta montar a estrutura para o móvel a ser desenvolvido.

Entretanto, pular as etapas de preparação da madeira pode ser perigoso. A função original dos pallets é bem diferente daquela que trouxe você até este post. Diferente das caixas usadas no transporte de cargas, pessoas podem se ferir com farpas, áreas pontiagudas e até com pregos mal posicionados nos pallets.

Por essa razão, é importante preparar a madeira antes de começar o seu projeto de decoração com pallets.

Como preparar os pallets de madeira para o projeto de decoração

Se você já leu nosso post sobre como lixar madeira para reformas e projetos, já conhece etapas que são necessárias para a preparação dos pallets. São três passos básicos: lixar, lixar novamente e proteger a madeira.

Lixar o pallet para retirar resíduos

Sobretudo se o pallet é de doação ou revenda, é importante que você comece sua preparação retirando qualquer resíduo de graxa, óleo ou outras substâncias a que a peça tenha sido exposta.

Para isso, você precisa começar com uma lixa de granulação menor, como a lixa 60. A saber, quanto menor o número atribuído a uma lixa, mais grossa e mais abrasiva ela é. Como a ideia é retirar resíduos que podem estar grudados, não funcionaria bem iniciar a preparação com uma lixa fina e mais delicada.

É importante que você siga a direção dos sulcos da madeira e que tenha atenção para não ficar tempo demais em um só lugar. Do contrário, pode causar marcas e desníveis.

Lixar o pallet para o acabamento

Depois que os resíduos tiverem sido devidamente removidos, é o momento de lixar o pallet com uma lixa de granulação maior, como a 120. Essa lixa mais fina vai ajudar você a deixar a madeira mais uniforme e pronta para receber a substância que a protegerá.

Atenção: quanto mais você lixar os pallets, mais lisinhos eles vão ficar. Sendo assim, se sua ideia é manter a aparência rústica das peças, não exagere nos movimentos. Do contrário, pode acabar lixando demais e perdendo o efeito desejado.

Proteger a madeira do pallet

Em geral, pallets são feitos de madeira pinus, uma das favoritas dos cupins. Por essa razão, é importante aplicar um cupinicida. Existem diferentes marcas dessa substância protetora. Assim, ao encontrar opções, não se esquece de analisar suas instruções de uso para descobrir qual tem a aplicação mais simples e, claro, como realizar o processo corretamente.

Comprei um pallet especial para decoração, e aí?

Nem sempre a decoração com pallets utiliza peças doadas ou de segunda mão. Desde que o material caiu no gosto dos adeptos ao “faça você mesmo”, empresas e marcenarias começaram a vender pallets exclusivamente feitos para a construção de móveis.

Nessa situação, é improvável que você precise preparar a madeira antes de começar seu projeto. Porém, convém perguntar sobre o tipo de acabamento que as peças receberam e verificar se não há partes soltas, pontiagudas ou pregos mal posicionados.

No caso dos pallets desenvolvidos para decoração, é possível encontrar peças que tenham sido feitas com madeiras mais nobres do que o pinus. Algo que pode ser um ponto positivo, apesar do custo mais elevado, se você quer a garantia de contar com uma madeira mais durável e resistente.

Ideias de decoração com pallets de madeira

Há diferentes formas de usar pallets na decoração. A seguir, apresentamos algumas das que são mais populares e que podem inspirar seus projetos:

Painel feito de pallets

Painéis de madeira podem ser usados para revestir uma ou mais paredes de um mesmo ambiente para criar um visual mais rústico e conferir mais personalidade.

Para usar os pallets nesta decoração, o indicado é desmontar as peças para que as tiras de madeira possam ser posicionadas lado a lado, sem espaço entre elas.

Quando a ideia é usar o painel como suporte para uma televisão, por exemplo, usar o pallet em seu formato original pode dar um efeito mais interessante.

Mesinha de centro feita com pallets

A depender do tamanho do pallet, você pode precisar de apenas dois para fazer uma mesinha de centro, sendo que um serve de suporte para o outro.

A possibilidade de colocar rodinhas, algum outro tipo de pé para o móvel, assim como a de encomendar um tampo de vidro é bem-vinda, caso você considere necessário. Do contrário, um acabamento simples em verniz pode ser o suficiente para proteger sua mesinha das marcas de copo e afins.

Sofás e camas feitos de pallet

Outros projetos comuns de decoração com pallets envolve usar as peças como base para sofás e camas. É possível fazer projetos de sofás com ou sem encosto e de camas de diferentes tamanhos.

É recomendável que, para seguir essas ideias, você busque um tutorial detalhado para ter certeza de construir móveis sólidos, seguros e confortáveis. Afinal, nesses casos, falamos de peças que têm relação direta com o bem-estar dos usuários.

Lembre-se de que os pallets podem ser pintados da cor que você desejar. Ainda que o visual de madeira rústica e de tom claro seja o objetivo de muitos que fazem uso dos pallets, um pouco de cor pode tornar seu projeto mais sofisticado.

Assim sendo, avalie suas possibilidades antes de começar o projeto e, se desejar pintar, lembre-se de buscar tintas apropriadas para madeira. O processo deve ser feito depois das etapas de preparação da madeira para a decoração com pallets.

Precisa de inspiração para o seu projeto? Confira nosso post sobre feiras que você precisa ter no seu radar se ama design e decoração!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *