Vamos ser bem sinceros ao dizer que o que nós, da Obabox, esperamos mesmo é que você tire a poeira dos seus vinis e os coloque para tocar.

Porém, se você está longe de querer isso também, temos dicas de decoração com disco de vinil super legais!

Quem tem “bolachões” velhos em casa e não pretende vendê-los ou sequer pode fazer isso em razão de seu mau estado tem duas opções:

1) enviar para a reciclagem ou

2) usar a criatividade para dar uma utilidade a eles.

Se você é da turma do Faça Você Mesmo, também conhecido como DIY, vai adorar as ideias que selecionamos de artesanato e decoração com vinil.

Acompanhe!

Bolsa com discos de vinil

Uma ideia de artesanato com disco de vinil envolve também o uso de um pouco de tecido e de materiais para prender tudo, como a cola quente ou outro que sirva para o mesmo fim.

A ideia é usar dois vinis para fazer as laterais da bolsa e um pedaço de tecido resistente, cortado em uma espécie de faixa, para conectar os vinis.

É certo que quanto mais larga a faixa, espaçosa será a bolsa. Além disso, você precisará optar por um sistema de abertura para que o acessório se torne funcional. Uma boa ideia é adaptar um fecho em zíper do tamanho que for mais adequado à sua bolsa.

Ainda, você precisará usar mais um pouco de tecido para fazer uma ou duas alças, usando a criatividade e seu gosto pessoal para definir qual o melhor formato e tamanho de alça.

Fruteira de vinil “derretido”

Para quem quer saber o que fazer com disco de vinil, mais do que um item meramente decorativo, pode ser bem legal ter algo que seja útil também. Por isso, vamos a mais uma ideia funcional de artesanato com vinil.

O que você acha de ter uma fruteira diferentona e personalizada? Para tanto, você precisa apenas derreter as extremidades do vinil para que essas sejam ligeiramente dobradas para cima, fazendo com que o disco adquira um formato de vasinha.

Para derreter, você não precisa usar o fogo diretamente. Uma alternativa mais segura é usar uma frigideira ou panela larga para esquentar água e, quando o líquido ferver, ir molhando as bordas do vinil pouco a pouco.

Falamos em fruteira, mas você também pode seguir essa dica para fazer bandejas e até vasinhos de planta. Em todo caso, você tem a opção de apenas derreter e modelar ou de, depois desse processo, pintar e decorar o vinil.

Mesinha com tampo de vinil

Quer algo mais simples pensando mesmo em um item de decoração do disco de vinil? Nossa sugestão é que você simplesmente substitua o tampo de uma mesinha comum por um disco de vinil.

Se você não tem essa mesinha, pode procurar vídeos que ensinam como fazer mesas redondas para aprender a construir a base a ser usada junto com o seu “bolachão” velho.

Considere a possibilidade de reforçar a mesinha usando mais de um disco para fazer o tampo, permitindo assim que objetos um pouco mais pesados possam ser colocados sobre ela.

Relógio de disco de vinil

Outra ideia simples de decoração com disco de vinil é o relógio. É bem provável que você já tenha visto uma ideia assim, se não foi usando um vinil, pode ter sido usando um CD velho.

Em todo caso, a verdade é que esse é um item relativamente fácil de fazer, sobretudo se você já tiver um relógio de parede à pilha em casa.

Basicamente, você vai precisar desmontar este relógio convencional para, em seguida, remontar suas peças usando o furinho que o vinil já tem para passar o pino que segura os ponteiros.

Caso queria, você pode pintar números no vinil para facilitar a leitura das horas, mas se quer um visual mais clean, pode fazer apenas algumas marcações ou até deixar o disco liso.

Abajur com base de vinil

Se você tem muitos vinis velhos em casa, uma dica de artesanato e decoração é empilhar parte deles para fazer uma base cheia de personalidade para um abajur.

É importante que você use cola quente ou outro material para fixar um vinil no outro. A quantidade vai depender da altura que você quer que a base tenha e da extensão da fiação do abajur que esteja sendo transformado.

A parte da criação da base com os discos de vinil é relativamente fácil de fazer. Você vai precisar ter cuidado e habilidade para lidar com a parte elétrica e garantir que o abajur funcione adequadamente.

Ainda, se não for viável encontrar um tubo que seja fino o bastante para passar nos buraquinhos dos discos, vai ser necessário que você encontre formas de aumentar o diâmetro dos buraquinhos e dar o devido suporte à lâmpada do abajur.

Mesa de capas de vinil

Se você tem bolachões velhos em casa, provavelmente também tem suas capas. Outra ideia de decoração com disco de vinil é juntar um bom número de capas e fazer uma mesinha.

Separe as capas que estiverem em melhor estado para ficarem nas extremidades. As demais, desde que não estejam muito destruídas, devem ficar no meio. Você deve colá-las umas nas outras, priorizando um encaixe perfeito para que a mesa tenha uma superfície regular.

Depois, pode ser interessante selar tudo com uma mistura de cola branca e água ou até usando um tipo de verniz de efeito mais transparente. O objetivo é fechar os espaços entre o disco e outro, evitando que existam brechas para que pequenos objetivos caiam e se percam.

Por fim, é interessante que você fixe pés em sua mesa feita de capas de vinil. É válido, inclusive, comprar pés prontos ou reaproveitar esse item de algum móvel velho.

Essas são apenas algumas ideias de decoração com disco de vinil.

Especialmente nos canais de DIY no youtube, você vai encontrar outras sugestões e se inspirar ainda mais para colocar a mão na massa e desenvolver suas próprias criações!

Achou legal, mas artesanato não é para você? Considere vender seus vinis velhos! Não sabe como avaliar quanto os discos valem? A gente ensina!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *