Decoração pode ser a parte mais gostosa para quem gosta de cuidar da casa. Para quem gosta de decorar com as próprias mãos, colocar a mão na massa é essencial para sentir que o esforço valeu a pena. 

Aqui no blog você já deve ter visto várias dicas sobre como decorar a sua casa com dicas simples e que podem fazer toda a diferença em qualquer ambiente e o texto de hoje não poderia ser diferente. 

Você já pensou em mexer com cimento? Se a ideia te assusta um pouco por achar que pode dar muito trabalho, trouxemos no conteúdo de hoje mais informações que podem te ajudar a desconstruir essa ideia. Vamos começar?

Esperamos que você goste da leitura!

É difícil mexer com cimento?

Antes de começar, é importante frisar que o cimento também pode ser usado para decoração. Para quem está se aventurando na decoração agora e ainda é marinheiro de primeira viagem, o cimento é mais do que uma massa utilizada para a construção das bases e partes rústicas da casa. Ele também pode ser aproveitado para decorar. 

Nos últimos anos, as construções vem ficando cada vez mais modernas, mas apostando, principalmente, na simplicidade. Essa simplicidade envolve conservar as formas simples que o cimento consegue trabalhar, como formas circulares, retangulares ou que envolvam geometria.

Já se foi o tempo onde as pessoas não queriam expor o cimento em ambientes residenciais. Hoje o cimento que é bem trabalhado vem virando um artigo de luxo. É o caso, inclusive, do cimento queimado, uma maneira onde o cimento é trabalhado para ficar liso. 

Um dos atrativos desse tipo de material também está no preço. Além de oferecer um ar despojado para os ambientes, também pode ser encontrado em valores acessíveis. Além disso, o material é bastante versátil e pode ser usado para aplicação desde quartos, banheiro e salas, até para o revestimento de tetos, paredes ou pisos. 

Trabalhar com cimento não é uma tarefa simples, porém também não é considerada uma missão digna do Rambo. Por meio dos instrumentos certos, trabalhar com esse material pode ser mais fácil do que se imagina. 

E não se preocupe, para fazer objetos simples, como vasos, não é necessário colocar a mão no cimento. O ideal é que a pessoa utilize um pequena pá para a mistura dos materiais para evitar o contato da pele com o cimento (até porque a remoção do cimento da mão costuma dar trabalho e dependendo da pessoa pode até causar alergia. Por isso, atenção!).

Colocando a mão na massa, ou melhor, no cimento

Saiba agora como fazer dois modelos simples de vaso de cimento para o ambiente que você deseja decorar. Confira abaixo:

Vaso de toalha e cimento

Não precisa estranhar o nome e nem jogar no Google para saber se é real. É mesmo verdade! Esse é um modelo bem simples e bonito para você deseja levar um toque de modernidade para a sua casa. 

Saiba o que você vai precisar para conseguir fazer esse objeto que tem tudo para dar um toque refinado à sua casa. 

Materiais

  1. Bacia;
  2. Balde;
  3. Toalha;
  4. Argamassa pronta
  5. Pá de pedreiro; 
  6. Água.

Como fazer

Comece misturando em uma bacia a água e a argamassa. Ao misturar, verifique se a mistura não está muito grossa. O ideal é que ela fique sem bolhas e bastante lisa. Se for necessário, mexa a massa com mais força para manter a textura na medida ideal. 

Após esse momento, molhe a toalha e então mergulhe para que ela se aderir na mistura feita com a argamassa. 

Em seguida, vire o balde de cabeça para baixo, colocando a toalha com a argamassa sobre ele. Agora é esperar secar e voilà! Está pronto!

Vaso de cimento e isopor

O vaso de cimento e isopor é bastante simples de ser feito. Além disso, os materiais são fáceis de serem encontrados. É uma opção bem barata para quem deseja economizar, mas sem perder a chance de dar estilo à sua casa. Confira o que você precisa fazer para decorar a sua casa. 

Materiais

  1. Água;
  2. Óleo de cozinha;
  3. Isopor em bolinhas;
  4. Argamassa em pó;
  5. Bacia;
  6. Um balde para molde.

Como fazer

Comece misturando a argamassa em pó com o isopor. A medida ideal para a mistura é uma xícara de cimento para 3 de isopor. 

Feito isso, coloque lentamente a água para que a massa comece a se formar. Em seguida, comece passando o óleo no interior do vaso para que seja coberto pela argamassa após o processo. 

Faça furos após finalizado o processo com a argamassa. O tempo de espera para que o vaso fique pronto é de até 36 horas. 

Indo além dos vasinhos

O cimento queimado pode ser uma excelente alternativa para quem está buscando sofisticação para a decoração. Muitas pessoas estão preferindo manter o estilo, inclusive, em paredes, tetos e até chão de apartamentos e casas por todo o mundo. 

O toque realmente é refinado, principalmente para quem deseja um ambiente moderno e que não dê tanto trabalho para manutenção. 

Além disso, ambientes com cimento queimado permitem uma maior versatilidade nos objetos que acompanham a decoração. Brincar com texturas, plantas e luz natural pode dar um estilo excepcional para o local, aproveitando o melhor da simplicidade. 

Em caso de dúvidas, consulte o seu arquiteto ou especialista em obras sobre a possibilidade de utilizar o cimento queimado nos ambientes que você deseja decorar. 

Mais para decorar e fazer você mesmo

Decorar a casa pode ser um prazer se você souber utilizar as ferramentas e ideias certas para trazer a qualquer ambiente um toque de estilo e características da sua personalidade. 

Porém, em vez de gastar um bom dinheiro comprando artigos decorativos prontos, que tal colocar um pouco a mão na massa e fazer alguns itens você mesmo? 

Bom, então para aproveitar essa ideia, queremos indicar dois textos que podem te ajudar quando o assunto é decoração. Confira abaixo:

Esperamos que goste das leituras! 

Gostou desse conteúdo? Então, não tire o dedo da tela sem compartilhar esse texto em suas redes sociais com amigos e familiares. Que tal combinar de decorar a casa com quem você ama?

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *