Já passou pela sua cabeça a ideia de usar um medidor de decibéis para avaliar a altura ou a capacidade de sua caixinha de som?

Os decibéis ou, melhor dizendo, a unidade decibel (dB) é usada para mensurar a intensidade de um som. Algo que, no fim das contas, podemos entender como volume ou altura. Quanto mais alta a onda registrada, maior a quantidade de decibéis.

A quem se preocupe com isso por questões de saúde, para respeitar a legislação, porque trabalha com shows e eventos ou simplesmente por curiosidade.

Seja qual for o seu caso, temos uma lista de aplicativos para medir decibéis que pode ajudar. Siga em frente com a leitura e confira suas opções!

Decibel X:dB Sound Level Meter

O Decibel X é apresentado como um dos “poucos aplicativos medidores de som no mercado que tem medições altamente confiáveis e pré-calibradas”. Ainda, promete transformar seu dispositivo móvel em um medidor de decibéis profissional.

Adiante, você vai conhecer melhor possíveis limitações dos aplicativos para medir decibéis e entender que dificilmente um app vai ser tão bom quanto um aparelho especialmente desenvolvido para medir decibéis.

Entretanto, a reputação do Decibel X realmente é positiva com base nas avaliações dos usuários.

  • Disponível para Android e iOS.

Sound Meter Pro

Outro app para medir decibéis que tem uma boa avaliação é o Sound Meter Pro. Uma de suas sugestões de uso é para que você ajuste o volume de seu sistema de som para uma festa, garantindo que os níveis de decibéis não sejam nocivos para as pessoas.

Por falar em festa, você já se perguntou quantos decibéis são permitidos por lei? 

O texto legal diz que, nos dias de semana, entre 7h e 22h, são permitidos sons até 75 dB. No período da noite, ou seja, entre 22h e 7h, esse limite cai para 70 dB. Nos sábados, domingos e feriados, entre 22h e 8h, a lei também determina sons até 70 dB.

Com base nessa informação, aproveitamos para dizer que o Sound Meter Pro considera as limitações dos dispositivos móveis que são desenvolvidos para captar a voz humana. Algo que significa que sons acima de 100 dB não são reconhecidos pelo app.

  • Disponível para Android.

Medidor de som – Decibelímetro e medidor de ruído

O Medidor de decibéis e Medidor de ruído é um aplicativo indicado para “detectar sons e ruídos a qualquer momento e em qualquer lugar”.

Um ponto destacado pelos desenvolvedores é que o app pode fazer medições em segundo plano. Isso significa que você pode ativar o software e, enquanto espera a coleta de sons e ruídos, pode usar o seu dispositivo para outras coisas, como checar mensagens do whatsapp, por exemplo.

Cabe ressaltar aqui que uma das avaliações na Play Store informa que o aplicativo é muito bom “principalmente para medir equipamentos”. Um bom indicativo de que essa pode ser uma boa escolha para medir os decibéis de sua caixa de som.

  • Disponível para Android.

SPLnFFT Noise Meter

Temos ainda outra boa opção de aplicativo que funciona como um medidor de decibéis, o SPLnFFT Noise Meter. O nome é complicado, mas o princípio e a finalidade você já entende bem.

Os desenvolvedores não perdem tempo em dizer que o app é recomendado pelo Fundo de Saúde e Segurança dos Trabalhadores da América do Norte ou Laborers’ Health and Safety Fund of North America. Algo que certamente conta como prova de sua qualidade.

Outro ponto interessante que merece destaque é a promessa de uma interface simples que conta com uma escala de cores e tons que vai do verde claro ou vermelho escuro. O recurso indica que níveis identificados pelas cores laranja ou vermelho representam riscos para a saúde humana.

  • Disponível para iOS.

O que você precisa saber sobre os apps

Aplicativos não são a ferramenta mais recomendada para medir decibéis, ainda que tenham sua utilidade nesse sentido. Isso porque, uma vez que dependem do microfone interno de dispositivos como smartphones ou tablets, não conseguem ser muito precisos na medição.

Alguns pontos que você precisa levar em consideração são:

  • Os microfones internos dos dispositivos são projetados para tentar minimizar ruídos externos, garantindo um som mais limpo em ligações e chamadas de vídeo, por exemplo.

Com isso, podem até permitir que os aplicativos indiquem uma altura estimada da sua caixa de som, mas se você quiser resultados realmente precisos, deve usar um medidor de decibéis profissional;

  • Para que uma medição de decibéis seja realmente confiável, tanto o microfone que capta o som quanto o medidor de ruídos precisam ser calibrados.

Calibrar o microfone de dispositivos como smartphones e tablets pode não ser possível;

  • A ampla variedade de modelos de dispositivos móveis no mercado também precisa ser considerada.

Nenhum desses aparelhos foi desenvolvido para ser usado especificamente como medidor de decibéis e, portanto, têm características que podem variar e causar diferentes níveis de interferência na medição.

Tudo de está perdido?

Não é bem assim. Entendemos que com o alerta feito e com os pontos que foram levantados, pode parecer que nenhum app é realmente bom para medir decibéis, mas a verdade não é essa.

Precisávamos que você soubesse que aplicativos para medir decibéis podem ter suas limitações, inclusive pelas características dos dispositivos usados. Com isso, você não vai se surpreender totalmente se descobrir que a medição feita não é lá tão precisa.

Entretanto, se você consultar as avaliações de usuários como nós fizemos, vai ver que existem pessoas que afirmam ter comparado os resultados do app com os resultados de um medidor de decibéis profissional. Por vezes, declararam que a resposta de medição foi bastante similar, o que é um ótimo sinal.

Com isso, se você não precisa de medir decibéis por questões profissionais, em outras palavras, se você não é responsável por um show ou por um mega evento, os aplicativos podem atender bem à sua necessidade.

A dica final é para que você dê atenção a quais apps de medir decibéis são inteiramente gratuitos e quais apresentam período de testes grátis e, depois, passam a cobrar pelo uso.

Gostou do post? Aproveite para ler também sobre: Som alto: cuidados para a sua diversão não atrapalhar a dos outros!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *