Há quanto tempo você ouve falar sobre cursos online? Já teve alguma experiência com essa modalidade de aprendizado ou ainda não soube em qual plataforma confiar?

Cursos online gratuitos ou pagos vieram para ficar. A oferta é crescente e, de fato, nada mais justo que você saiba quais cursos valem a pena, quais professores sabem passar bem o conteúdo e tudo mais.

Neste post, vamos te ajudar compartilhando alguns benefícios dos cursos online, claro, te contando quais são as melhores plataformas de ensino. Confira!

Benefícios dos cursos online

Durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, diversas plataformas anunciaram cursos gratuitos.

A ideia era que pessoas pudessem ocupar seu tempo de forma produtiva diante da mudança na rotina, e colher algo bom mesmo em um momento tão complicado.

Para muitos, esse foi o primeiro contato prático com o universo dos cursos online. Pode ser que até mesmo essas pessoas, porém, tenham dúvidas sobre seguir apostando neste tipo de ensino.

Ainda, há pessoas que ainda não viveram a experiência de fazer um curso online. Por isso, queremos falar sobre os principais benefícios.

Acessíveis e práticos

Tudo o que você precisa para fazer um curso online é de um dispositivo conectado à internet.

Tem quem use computadores ou notebooks e quem prefira tablets ou até mesmo celulares. Independentemente do dispositivo, você não precisa ir a lugar algum.

A depender de sua escolha, basta tirar o dispositivo da bolsa ou do bolso para aproveitar qualquer tempo livre e aprender.

A praticidade tem a ver com poder estudar de onde quiser e quando quiser porque, com cursos online, o comum é que você faça sua própria rotina de estudos.

Mesmo quando as aulas são ao vivo, gravações costumam ficar disponibilizadas para que você possa assisti-las em outro horário ou até revê-las.

Custo-benefício

Se você pesquisar, vai descobrir que existe uma boa variedade de cursos online gratuitos. Há também outros tantos pagos que podem ter valores acessíveis também.

O conceito de “gratuito” nós entendemos bem, não é mesmo? Então, queremos explicar a você por que cursos online pagos costumam ser mais baratos do que cursos presenciais.

A questão é que há menos gasto de um modo geral e isso reflete positivamente nos valores.

Há menos infraestrutura e uma logística bem mais simples. Um professor ou professora não precisa comparecer todos os dias a uma instituição, gastando com deslocamento.

Uma instituição não precisa pagar aluguel do espaço, acomodações, energia elétrica e outras despesas para que os alunos, também presentes, possam assistir às aulas.

Com tudo isso, o custo-benefício dos cursos online tende a ser melhor.

As melhores plataformas de cursos online

Conhecendo algumas das principais vantagens dos cursos online, deve ter ficado fácil entender por que existem tantas plataformas no mercado.

Diante de uma ampla oferta, o desafio passa a ser descobrir quais são as melhores opções e escolher entre elas. Vamos lá!

Coursera

O Coursera é uma plataforma que está se tornando cada vez mais conhecida, conquistando mais e mais adeptos.

São mais de 3.900 cursos online, incluindo os gratuitos e os de diploma universitário por um preço que a plataforma classifica como “imperdível”.

Há dois pontos de atenção que precisamos destacar:

  • No caso dos cursos online gratuitos, pode ser que você precise pagar para obter o certificado de conclusão;
  • O Coursera é uma plataforma internacional, então nem todos os cursos estão disponíveis em português.

Veduca

A Veduca, por sua vez, é uma plataforma de cursos online totalmente em português. Talvez, essa seja sua principal vantagem.

Em alguns casos, você não paga nada para assistir às aulas, mas pode ter que desembolsar uma quantia para obter os certificados dos cursos online que fizer.

Ainda, a Veduca tem cursos pagos que funcionam como programas ou trilhas de conhecimento que podem garantir um aprendizado mais completo de determinados assuntos.

Udemy

O Udemy é uma das plataformas de cursos online mais populares de todo o mundo, provavelmente em razão do valor acessível dos cursos.

As promoções são bem recorrentes e você pode encontrar uma ampla variedade de cursos a menos de R$ 30 cada, alguns com acesso vitalício.

É por isso que o Udemy pode ser uma boa aposta para você que ainda não fez um curso online e tem medo de investir caro e acabar não se adaptando a essa modalidade de ensino.

A única recomendação que fazemos é para que você explore a plataforma ― há muitos cursos com o mesmo tema, mas por professores diferentes ― e confira as avaliações dos alunos. Assim, escolhe sempre os melhores.

FGV

A FGV ou Fundação Getúlio Vargas também tem uma plataforma de cursos online gratuitos.

Em geral, são cursos voltados para a educação executiva e se dividem por área de atuação profissional:

  • Administração pública;
  • Direito;
  • Economia e Finanças;
  • Educação e Humanidades;
  • Estratégia e Negócios;
  • Gestão de Setores Específicos;
  • Liderança e Pessoas;
  • Marketing e Vendas;
  • Relações Internacionais;
  • Tecnologia e Ciência de Dados.

É uma plataforma com um volume menor de cursos, mas que tem um nome de peso para agregar à sua formação profissional.

eduK

Por fim, outra opção é a eduK, plataforma de cursos online inovadora e parceira Obabox.

A eduK permite que você escolha entre seus mais de dois mil cursos e compre-os individualmente. Ou que você se torne assinante da plataforma e faça quantos cursos quiser enquanto seu plano durar.

Assim, se você investir em um curso e acabar não se identificando, pode mudar sem precisar pagar a mais por isso e aprender algo que, de fato, combina com você e com seus objetivos.

Para o Natal de 2020, a Obabox preparou um presente para que você tenha acesso gratuito a cursos da eduK e ganhe um descontão de 65% ao se tornar assinante da plataforma. Basta comprar um de nossos produtos!

Como escolher a plataforma ideal

Apresentamos as melhores plataformas de cursos online e, agora, vamos ao próximo passo que é ajudar você a escolher aquela que é a mais adequada ao seu perfil.

Não temos uma resposta pronta, mas um caminho que você pode seguir para analisar suas opções e fazer sua escolha. Considere:

Custo

Como vimos, nem todas as plataformas que se destacam entre as melhores têm cursos gratuitos.

Se você não quer pagar, avalie com base nos outros critérios. Entretanto, se pode investir, considere o valor que cabe no seu bolso e que garante o cenário mais interessante.

Comprar vários cursos pagando pouco em cada pode ser ótimo, mas pagar uma mensalidade para acessar um incontável de cursos online pode ser ainda melhor;

Diversidade de temas

Pode ser que você tenha um único curso online e mente e pronto. Entretanto, se você tem um plano de aprender o máximo que puder sobre determinado assunto, busque por variedade.

Se sua ideia, por exemplo, é conquistar habilidades para tocar o próprio negócio, pode se beneficiar de aulas sobre o produto ou serviço que vai oferecer e aulas de finanças, administração e etc.;

Usabilidade

O layout do site não determina, necessariamente, o layout da plataforma de ensino. Entretanto, costuma ser um bom indicativo.

Se o site é confuso, difícil de usar, repense!

Considere acessar o site de diferentes dispositivos também. Pode ser que um dia você queira assistir ao curso online pelo notebook e, no outro, pelo celular. Confira se tudo parece adequado;

Suporte

Poucas coisas são tão frustrantes quanto pagar por algo e, ao precisar de ajuda, não conseguir falar com quem possa ajudar.

Por isso, nossa dica final para a escolha do curso online certo é testar o suporte.

Atualmente, é bem comum que sites e plataformas tenham algum tipo de chat ou outro serviço de contato para que você interaja e tire suas dúvidas.

Aproveite isso mesmo que você não tenha nada a perguntar. Pense em algo apenas para ver o tempo de resposta e a qualidade do atendimento.

Se não te atenderem bem para resolver coisas simples, provavelmente terão problemas para te ajudar se você enfrentar alguma dificuldade com seu curso online.

Conclusão

Em boa parte, a definição da melhor ou das melhores plataformas de ensino online é uma questão de opinião.

Entretanto, há fatores que fazem algumas se destacarem. Nenhuma das cinco plataformas que apresentamos neste post atrai alunos e alcançou o sucesso a toa.

Leve isso em consideração e, claro, faça suas próprias análises com base em suas possibilidades e necessidades para fazer a escolha mais adequada.

Achou interessante? Aproveite e conheça melhor e eduk, parceira do Natal Obabox 2020!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *