Você já pensou em fazer um curso online gratuito? Aprender algo novo, exercitar o cérebro e ocupar sua rotina estão entre os motivos para usar a internet para estudar. E isso pode ser bem legal!

Fazer um curso online nos dá a vantagem de poder desistir sem perder nada caso a gente não se adapte ou perceba que não se interessa tanto pelo tema.

Falamos isso como forma de incentivar você a vencer qualquer resistência e entender que, caso você embarque nessa, só vai ter vantagens, sem cobranças.

A situação fica ainda melhor quando envolve uma parceria que a Obabox buscou para presentear você. Continue a leitura para saber mais!

O que é um curso online

Um curso online é, obviamente, aquele que você faz pela internet e não presencialmente.

Uma explicação um pouco mais completa nos convém, porém, porque muita gente ainda não sabe como é a dinâmica de um curso online.

Em alguns casos, os cursos online são dados ao vivo. Por meio de uma plataforma, que pode ser até mesmo o Youtube, o professor transmite aos inscritos as explicações e todos acompanham em tempo real.

Há também a possibilidade de que o curso seja dado a uma turma menor, como a da equipe de uma empresa.

Em uma situação assim, é mais comum que uma plataforma que permita a participação de todos seja utilizada.

Assim, professor e alunos se veem por meio de suas câmeras e podem interagir de forma mais parecida com a qual fariam em um curso presencial.

Porém, em muitos outros casos os cursos gratuitos online são oferecidos por meio de aulas gravadas.

Tudo o que você precisa fazer é se inscrever e acompanhar cada aula do programa nos horários que forem mais convenientes para você, seguindo seu próprio ritmo.

Não é incomum que esses cursos tenham algum tipo de certificação que, por vezes, depende de uma prova ou da participação em exercícios que são feitos pela internet mesmo.

Quando algo assim acontece, você acaba com um documento em mãos que comprova que você estudou determinado assunto.

Dica: caso você se interesse por documentos que comprovem que você conquistou uma nova habilidade, lembre-se de verificar se há alguma taxa para a emissão do certificado do curso online.

Há situações em que você pode fazer o curso inteiro sem pagar nada, mas precisa pagar uma taxa para que a certificação seja emitida.

O que você precisa para fazer um curso online

Fazer um curso online é simples, mas não é necessariamente fácil.

Tudo o que você precisa é de internet de qualidade para evitar que os vídeos fiquem travando, de tempo disponível e de disposição. Geralmente, são os dois últimos quesitos que acabam complicando um pouquinho essa história.

Se você decidiu fazer um curso gratuito em plena pandemia, pode ser que tempo seja o que você tem de sobra.

Se você tomou essa decisão em meio a uma rotina normal, nossa recomendação é para que você coloque o curso em sua agenda para tentar segui-lo como um compromisso real. Do contrário, pode acabar desistindo.

A disposição é algo bastante pessoal.

Durante as primeiras semanas da pandemia do novo coronavírus, houve quem comentou nas redes que se sentiu “sufocado” com tantos cursos sendo liberados e acompanhados de uma pressão por aproveitar bem o tempo.

Se você não estiver se sentindo bem para dar andamento a um curso online, não se cobre demais. Lembre-se de que muitos cursos já eram gratuitos antes da pandemia e que outros vão surgir. Assim, você não precisa se forçar a nada agora.

Independente do momento que você vive, se o objetivo é abraçar a oportunidade de fazer um curso gratuito online, a dica é disciplina.

Tente estabelecer um horário todos os dias, faça anotações e mantenha as distrações afastadas. Em outras palavras crie condições para tirar o máximo de proveito.

Cursos online para você aproveitar gratuitamente

Existem cursos gratuitos de formação profissional, de ampliação de conhecimentos com base em seus interesses pessoais ou até de desenvolvimento de habilidades com base em algum hobby.

Vamos a alguns exemplos:

Senai

Como você já deve saber, o Senai é uma das principais instituições do país na formação de profissionais.

São diferentes opções de cursos gratuitos online, abrangendo diversos nichos de atuação ou interesse, oferecidos pelo Senai.

Entre eles estão o curso de Eletricista Residencial e o curso de Maquiagem Básica, por exemplo. Você pode conferir todos eles e buscar um que seja de seu interesse acessando o site da instituição.

FGV

É nome de peso que você quer? É nome de peso que você vai ter! Outras boas opções de cursos gratuitos são os oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A FGV tem diversos cursos online em parceria com a OEG – Open Education Global. Você pode aprender sem pagar nada.

Pelo site da instituição, você encontra cursos de finanças pessoais, de sustentabilidade e outros que podem ser úteis à sua vida profissional e pessoal.

Stoodi

O Stoodi é uma plataforma mais voltada a estudantes do ensino médio que, em razão do isolamento, liberou cursos gratuitos online por meio do projeto Stoodi de Portas Abertas.

Além de videoaulas, há milhares de exercícios que podem ajudar os estudantes a manterem suas rotinas enquanto as aulas não forem retomadas.

É importante conferir as regras e verificar por quanto tempo o Stoodi vai manter seu projeto de cursos online gratuitos.

eduK

Normalmente, a eduK já oferece alguns cursos gratuitamente, mas há ainda mais opções para você, cliente Obabox. Quer entender isso melhor?

Para o Natal 2020 da Obabox, procuramos a eduK, uma incrível plataforma de cursos online, para oferecer um presente aos nossos clientes.

A eduK tem mais de dois mil cursos que você pode buscar para melhorar ou redefinir sua atuação profissional. Ou simplesmente para desenvolver um hobby.

Neste fim de ano, comprando um produto Obabox ― qualquer produto! ― você ganha seis meses de acesso gratuito à plataforma eduK e pode escolher entre 15 cursos selecionados.

Depois desse período, caso queira seguir fazendo algum curso online da eduK, você ainda tem 65% de desconto para garantir acesso prolongado à plataforma.

Conclusão

Cursos online existem já há algum tempo e vieram para ficar.

Há várias praticidades envolvidas, como a de poder estudar quantas horas quiser, quando quiser e de onde quiser. Tudo o que você precisa é de acesso à internet, disposição e disciplina.

E isso é tudo mesmo! É certo que há uma variedade de cursos pagos, mas também há excelentes opções de cursos online gratuitos. Assim, você não precisa se preocupar com gastos.

As oportunidades foram apresentadas. Analise-as conforme seus interesses e aproveite. Sempre é tempo de aprender!

Gostou do post? Leia sobre o Natal 2020 Obabox: Presentes e conhecimento e confira os detalhes de parceria que vai te presentear com cursos gratuitos!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *