Tem opção gratuita, opção com valor acessível, com acesso vitalício e outras. Você sabe como escolher um curso online?

Antes mesmo do isolamento que a pandemia da Covid-19 nos exigiu, cursos online existiam aos montes. Desde então, parece que as opções se multiplicaram.

Às vezes, dá vontade de sair fazendo todos os cursos possíveis, mas a escolha sem critério pode complicar tudo.

Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar na escolha dos cursos online ideais para você. Vem com a gente!

Pense em suas motivações

Em nosso blog, elencamos as melhores plataformas de ensino online e, na lista, citamos o Udemy, uma das mais populares do mundo.

Quem já conhece sabe que o Udemy tem cursos a valores bem acessíveis e vira e mexe faz promoções.

Ao entrar no site, a gente se depara com uma ampla variedade de cursos a preços bem acessíveis e, sem critério, acaba ficando difícil escolher.

Diante de uma oportunidade de se inscrever em cursos online, se a gente não pensar nas próprias motivações, acaba fazendo escolhas sem sentido só para não perder uma oportunidade.

Assim, seja porque você se deparou com uma promoção legal no Udemy ou com qualquer outra situação interessante, pense antes de comprar.

O curso realmente tem a ver com você e com o que você busca? Você vai se envolver com o tema de forma a realmente tirar proveito? Ou está embarcando nessa só porque “todo mundo” tá falando desse curso e você teme ficar de fora?

É claro que vale a pena aproveitar boas oportunidades, mas a escolha do curso tem que fazer sentido para você e para o seu momento.

Avalie a relevância do curso

Dando sequência a esse raciocínio, precisamos falar sobre a relevância do curso em questão.

Sobretudo nos meses iniciais da pandemia, uma gama de cursos online gratuitos foram apresentados a nós.

Com isso, teve gente que se inscreveu em tantos que perdeu a noção e a motivação para fazer qualquer um deles.

A gente se empolga quando algo é grátis ou quando a oportunidade parece imperdível, não é mesmo?

Entretanto, se o curso não for relevante para você, ter de fazê-lo pode prejudicar sua relação com o ensino online.

Se algo assim acontecer, da próxima vez que você se deparar com a chance de fazer um curso que realmente vai agregar valor à sua vida, pode acabar deixando passar.

Tenha em mente que até mesmo um curso muito relevante pode não ser a escolha ideal se o momento não for adequado.

Considere o fator tempo

E por falar em momento adequado, pensar no tempo é fundamental para a escolha do seu curso online.

Se você ainda não tem experiência com ensino a distância, precisamos dizer que você precisa ter tempo disponível sim. Parece óbvio, mas vamos explicar por que as pessoas se esquecem disso.

Uma das vantagens do EAD é poder estudar a hora que você quiser e por quanto tempo quiser. Se cada aula tem uma hora de duração, por exemplo, você pode assistir tudo de uma vez ou fracionar de acordo com sua disponibilidade.

Isso é ótimo, mas por vezes faz as pessoas pensarem que não precisam se planejar para ter tempo de fazer o curso online. Um erro bastante comum!

É claro que seu horário será flexível, mas você precisa organizar sua agenda para conseguir fazer o curso.

Assim, se você notar que não vai ter tempo para isso no momento, melhor deixar sua inscrição para outra oportunidade.

Cursos online com aulas ao vivo

Em alguns cursos online, as aulas são ao vivo e ficam gravadas para que você possa rever ou ver depois.

Assim, você pode assisti-las quando quiser. Porém, se quiser aproveitar o momento para interagir com professores e colegas, precisa se organizar ainda mais para assistir às aulas no horário certo.

Avalie o custo-benefício

As opções gratuitas existem, mas muitos cursos online são pagos e isso faz com que tenhamos que ter ainda mais atenção no processo de escolha.

Às vezes, as pessoas se assustam quando se deparam com valores mais elevados e logo acham que não vale a pena. Não é bem assim.

Existem cursos online que são certificados pelo MEC, o que significa que têm o mesmo valor de um curso presencial, feito em uma instituição de ensino tradicional.

Além desse exemplo, existem cursos que contam com uma série de “extras” como aulas práticas, acompanhamento um a um, acesso vitalício ao material e outros fatores que aumentam o valor.

Na outra ponta estão os cursos que são bem baratinhos e que, naturalmente, precisam ter sua credibilidade avaliada. Atenção: curso barato não é sinônimo de curso ruim, ok?

Com tudo isso, o que queremos dizer é que você não deixe o valor ser seu único critério de escolha. Sempre avalie o custo-benefício, inclusive checando a reputação do curso.

Confira a reputação do curso

A reputação é um fator-chave de como escolher cursos online, sobretudo diante de um volume crescente de opções.

Muitas vezes, as próprias plataformas disponibilizam depoimentos de ex-alunos que podem te servir de guia, mas recomendamos que você vá além.

Procure por informações no Reclame Aqui, jogue o nome do curso no Google e do professor ou professora também. Outra opção é pesquisar o perfil do profissional no LinkedIn e checar seu currículo.

A ideia não é só separar cursos ruins de cursos bons, é entender se as opções que te interessam realmente te atendem.

Um exemplo: existem cursos muito bons que focam apenas em um nível básico ou geral sobre o assunto. Se você já tiver uma base a respeito, vai assistir a aulas de qualidade, mas que não agregam valor para você.

Ainda, pode ser que você precise de um curso online com certificado para poder agregar ao seu currículo. Se o curso não oferece essa opção, pode não ser a escolha certa e por isso é importante investigar.

Investigue a plataforma

Conhecer a reputação da plataforma também é importante.

Quem faz o curso busca um local para hospedá-lo e disponibilizá-lo ao público. O que esses profissionais desejam é fazer a melhor escolha para si e para os alunos.

Entretanto, uma plataforma ruim pode arruinar a experiência de estudos mesmo com um curso bom. Isso é algo que, por vezes, foge ao controle de quem fez o curso.

Assim, cabe a você pesquisar para tentar assegurar que: 1) o curso é bom e ideal para você e; 2) a plataforma também é boa e você não vai se estressar com isso.

Tenha em mente que a plataforma precisa:

  • ter ferramentas confiáveis para o pagamento;
  • ter boa estrutura para a transmissão das aulas, sobretudo as aulas ao vivo;
  • oferecer bom suporte caso você tenha dúvidas ou problemas;
  • ser amigável a qualquer dispositivo para que você possa assistir às aulas tanto do computador quanto do celular.

Ao fazer suas pesquisas, confira o que as pessoas dizem sobre a usabilidade e a confiabilidade da plataforma.

Evite tomar decisões impulsivas

Por fim, evite tomar decisões por impulso; analise cada fator que pontuamos com calma e faça escolhas seguras.

Mesmo que você busque um curso online gratuito ou com valor bem acessível, escolher bem é importante para que você tire o máximo de proveito da oportunidade.

Avalie a relevância, seu momento, o custo e avalie tudo aquilo o que a plataforma oferece.

Exemplo da eduK

Para que você entenda por que é importante pensar com calma, vamos falar um pouquinho sobre a eduK; uma das melhores plataformas de ensino online do país.

Com a eduK, você pode comprar cursos avulsos ou fazer uma assinatura que te dá acesso aos mais de dois mil cursos enquanto seu plano durar.

Diante de uma opção assim, ainda que você se arrependa de um curso, pode mudar para outro sem peso na consciência e sem perder dinheiro.

Se tudo correr bem e você não se arrepender da sua escolha, já estará em uma plataforma que ganhou sua confiança e pode seguir aprendendo com vários outros cursos online da eduK.

Entende como buscar o máximo de informações pode ser decisivo para que você faça uma boa escolha? Pois bem.

Conclusão

A princípio, diante de um incontável de opções, escolher um curso online parece missão impossível, mas nada é tão difícil assim.

Como vimos, realmente existem diferentes critérios que você precisa observar, mas tudo o que dissemos faz sentido, não acha? Levar cada ponto em consideração é algo bastante natural uma vez que você entende cada um deles.

Assim, esperamos que o post tenha sido útil para que você saiba como orientar suas escolhas daqui para frente.

Gostou? Aproveite e conheça a eduK: parceira do Natal Obabox 2020!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *