Já ouviu falar que a revolução digital não tem volta? É claro que a gente pode se desconectar e adotar o analógico quando possível, mas talvez seja improvável se afastar totalmente das novas tecnologias.

Também não existe isso de “quem sabe usar a tecnologia participa desse novo mundo e quem não sabe fica de fora”. Bom, não existe se a gente pensar em estratégias de educação e inclusão para que todas as pessoas possam participar.

Foi pensando nisso que trouxemos uma lista de 3 cursos de inclusão digital que podem ser muito úteis a você ou a quem queira aprender mais sobre esse universo!

 1. Introdução à informática ― Senat

Você já marcava presença na Terra quando os cursos de informática se popularizaram?

Basicamente, isso aconteceu quando os computadores ganharam mais espaço no meio corporativo, substituindo máquinas de escrever e outros processos analógicos.

Houve quem aprendesse “na cara e na coragem”, simplesmente encarando o desafio no dia a dia de trabalho mesmo. Mas muita gente buscou os cursos de inclusão digital existentes à época.

Adivinha só? Nunca é tarde! É por isso que o curso de Introdução à informática, do Senat, aparece para quem precisa aprender o básico sobre o uso de um computador e de programas como o Word e o PowerPoint.

2. Inclusão digital ― Educamundo

O curso de Inclusão Digital da Educamundo apresenta conceitos introdutórios, mas consegue ser bem completo nesse sentido. Entre os conteúdos, temos:

  • Conceitos de informática;
  • O que é software e hardware;
  • Noções de software livre e internet;
  • Sistemas operacionais;
  • Técnicas de digitação;
  • Introdução a conceitos sobre redes de computadores.

Com isso, quem opta por esse curso aprende o básico para entender melhor a tecnologia por trás de um computador e dispositivos afins. Não é para ser complicado e a proposta não é de curso técnico.

É que existe um ponto interessante em saber um pouco do funcionamento das tecnologias que usamos e, claro, aprender a usá-las melhor também.

3. ConectaBox!

Por fim, queremos te contar sobre o ConectaBox!, um curso de inserção digital, e falar sobre seus diferenciais em relação ao que é mais comum nos cursos de inclusão digital do mercado.

O curso da Obabox não foca em computadores ou notebooks, mas sim em smartphones. Por que? Ainda que as outras tecnologias sejam muito utilizadas no dia a dia, há quem sequer tenha um computador em casa.

Nos dias de hoje, o celular é a porta para acessar o mundo digital a qualquer momento e, para muita gente, é a única forma de fazê-lo. Por essa razão, criamos um curso que se baseia no ObaSmart, nosso smartphone, e vai além.

Para ter acesso ao curso ConectaBox! você precisa adquirir seu ObaSmart Conecta e, com isso, se abrir para um universo inteiro de soluções que vão te ajudar a participar da realidade digital com mais autonomia.

Além de aprender tudinho sobre seu aparelho, você aprende sobre uso de redes sociais e outros aplicativos e de segurança ao usar a internet. Ótimo, não acha?

Inclusão digital ontem e hoje

Mais do que te apresentar algumas opções de curso de inclusão digital, queremos fazer com você uma reflexão sobre como nossas necessidades evoluíram ao longo do tempo.

Notou como criamos uma espécie de “linha do tempo” com os três cursos que apresentamos? Introdução à informática -> Inclusão digital -> Inserção digital baseada no uso de smartphones.

Um curso não invalida o outro. Inclusive, se você pesquisar um pouco mais sobre cada um, vai notar que as propostas são diferentes o bastante para que você se beneficie de cada um e todos eles, caso essa seja uma possibilidade.

O primordial a ter em mente são seus interesses ou necessidades. Se você está no mercado de trabalho, aprender a lidar melhor com computadores pode ser decisivo para sua carreira.

Se não está no mercado ou se sua área não depende dessa tecnologia, você pode simplesmente querer aprender a respeito por interesse pessoal.

E ainda, se você tem um smartphone, mas entende que não consegue tirar proveito de tudo que o aparelho oferece ou sente insegurança para ativar funções ou acessar a internet, pode correr pro ConectaBox!

Por que buscar um curso como o ConectaBox!

Já notou, né? Atualmente, a gente resolve “a vida” pelo celular. São tantos os aplicativos que vieram para transformar e facilitar a rotina da gente… 

Há quem não se imagine sem esses apps e há quem não entenda ainda o quão úteis são simplesmente porque não conseguiu usá-los, por não saber como. Isso pode mudar e acreditamos que precisa mudar.

Pense, por exemplo, em uma pessoa idosa que não consegue fazer videochamadas para falar com filhos ou netos porque acha difícil. Derrubar essa barreira e promover a aproximação digital pode ajudar em vários aspectos, da saúde mental à autonomia!

Desde a sua primeira versão, o ObaSmart foi desenvolvido para atender especialmente a terceira idade e outras pessoas com dificuldades com as novas tecnologias.

Para isso, tem um sistema mais simples sem deixar de ser um aparelho completo, e conta com uma série de características úteis, como ícones e letras maiores até dentro dos apps.

Acontece que, para realmente levar essas pessoas para o universo digital, podemos fazer mais. Por essa razão, além de um aparelho especial, criamos nosso curso de inclusão digital. Muito bom, não acha?

Conclusão

Em algum momento, algumas pessoas assumiram que se alguém não sabe lidar com novas tecnologias é porque está velho demais e precisa aceitar que é de outra geração.

Um raciocínio que indica que, para essas pessoas, nem faria sentido tentar participar do mundo conectado, por exemplo. A Obabox discorda e quer que qualquer pessoa participe desse mundo, caso assim deseje.

É por essa razão que incentivamos, compartilhamos cursos de inclusão digital e apresentamos soluções que podem ajudar no processo!

Gostou do post? Aproveite para conhecer o ObaSmart, o smartphone para idosos com WhatsApp, Uber e Facebook da Obabox!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *