Tem gente que sonha em ter um “Junior Masterchef” em casa e tem gente que simplesmente quer que os filhos se interessem mais pela própria alimentação.

Para esses dois objetivos, colocar a mão na massa e aprender a cozinhar é um excelente caminho. Foi pensando nisso que selecionamos para você 6 canais de culinária do youtube que são incríveis para as crianças.

Continue a leitura para saber mais!

Por que levar crianças para a cozinha

Verdade seja dita, levar as crianças para a cozinha pode ser trabalhoso no começo. Isso faz muita gente ficar com o pé atrás e até desistir.

Por isso, vamos compartilhar alguns benefícios dessa escolha que podem te servir de incentivo. Veja só:

  • Cria uma relação mais próxima entre as crianças e a própria alimentação;
  • Favorece uma alimentação mais saudável;
  • Contribui para que pais e filhos passem tempo de qualidade juntos;
  • Ajuda a reduzir o tempo que crianças passam presas a aparelhos eletrônicos;
  • Contribui para que crianças cresçam com mais autonomia.

É claro que as crianças podem resistir, torcer o nariz ou até bater o pé e dizer que não se interessam, mas vale a pena tentar.

A ideia dos canais de culinária para crianças é justamente gerar uma identificação entre quem está de cada lado da tela.

Algo que pode incentivar os pequenos e os jovens a se envolverem no preparo dos alimentos, aprender sobre e até se divertir.

Canais de culinária do youtube

Existem vários canais de culinária no youtube, mas nossa busca foca naqueles que são feitos por crianças ou jovens, e que são voltados a esse público.

Em nossa lista, temos canais que já não estão ativos, ou seja, pararam de ser atualizados por seus idealizadores.

Isso não é um problema, porém. Muitos vídeos permanecem arquivados e podem ser acessados normalmente, ok?

Dito isso, vamos à lista!

1. Tem criança na cozinha 

O Tem Criança na Cozinha é um canal de culinária para crianças que faz sucesso no youtube. Também pudera!

As receitas são variadas e apresentadas de forma bem simples. Em geral, os vídeos são curtinhos, mas conseguem passar toda a informação necessária.

Dessa forma, conseguem prender a atenção da criançada porque reduz o risco que o espectador se distraia e acabe perdendo alguma orientação. Além disso, é fácil voltar e rever para sanar dúvidas e cozinhar bem direitinho.

2. Chefe do futuro

Outro canal de culinária que pode ajudar você a levar seus filhos para a cozinha é o Chefe do futuro, de João Augusto Liberato.

Reconheceu o sobrenome? Pois é, o João Augusto é filho do saudoso Gugu e, por alguns anos, manteve o canal para compartilhar e ensinar receitas.

Profissionalmente, ele acabou seguindo outro caminho, mas olha… Levava jeito na cozinha! São muitas receitas legais que podem conquistar o interesse das crianças e dos adultos também.

3. Cozinhando com Sarinha

O canal da Sarinha tem muitos conteúdos e aborda temas variados. Entre eles, existem as receitas que aparecem no Cozinhando com Sarinha.

A maioria das receitas que Sarinha faz e ensina é de doces, sempre devidamente trajada com chapéu e dólmã. Vale dizer, há receitas de salgados neste canal de culinária para crianças também. 

Tudo começou com uma brincadeira, e ainda é, mas ganhou contornos tão promissores que Sarinha foi parar em programas de TV e chegou até a ter seu próprio app.

4. Então Raquel

Antes de se chamar Então Raquel, este canal de culinária para crianças (e seus pais) se chamava Receita de Pai para Filha. Bem sugestivo, não acha?

De início, o que tínhamos era um papai e sua filhinha fazendo receitas juntos. Depois, isso mudou e apenas meninas passaram a gravar as receitas.

Atualmente, e já faz algum tempo, o canal está desatualizado, mas a lista de vídeos disponíveis é grande e pode ser muito proveitosa!

Se sua ideia é dividir momentos na cozinha com seus filhos, os vídeos deste canal podem ser uma excelente inspiração.

5. Cenouritas

O Cenoritas foi criado por Ivana e Sofia, jovens que participaram do Junior MasterChef.

O canal não é inteiramente voltado para culinária, mas basta acessar a playlist para encontrar vídeos que podem inspirar seus filhos a se aventurarem mais na cozinha.

Neste canal de culinária, e outras coisinhas, você encontra seleções como:

  • Cenoritas na cozinha;
  • Mistério na cozinha;
  • Receitas na cozinha;
  • Desafio na cozinha.

Boa parte dos outros vídeos envolvem temas adolescentes. Por isso, se você pretende deixar filhos menores assistindo sozinhos, é bom conferir antes.

Não há nada impróprio, claro, mas a dupla fala de questões como namoro, crushs e o primeiro beijo. Algo que, talvez, não seja do interesse de crianças.

6. Passion for Seafood com Pedro Jorge

O Passion for Seafood é um canal especializado em peixes e frutos do mar, comandado pela Brasmar, uma empresa portuguesa.

Em meio aos seus conteúdos, existem vários vídeos com o Junior Masterchef Pedro Jorge. Sua ideia é mostrar receitas para adultos que crianças podem fazer.

Apesar do nome em inglês, os vídeos são em português… de Portugal. A princípio, pode ser que o sotaque deixe você e as crianças um pouco confusos, mas é possível se adaptar.

Vale lembrar que é possível ativar as legendas automáticas para tirar dúvidas, especialmente para os momentos em que Pedro Jorge fala rápido demais.

Em qual canal apostar

Além dos que listamos aqui, existem outros canais de culinária para crianças no youtube.

Você pode encontrá-los pesquisando ou simplesmente conferindo os similares que o próprio youtube mostra.

Seja como for, a questão é que você certamente não precisa escolher um só, mas tente conhecer o canal antes de compartilhar com suas crianças.

Confira as receitas, confira a forma como as orientações são repassadas e encontre algo que se adeque ao que você busca. Não se esqueça, claro, de tentar escolher aquilo que tem chances de conquistar seus filhos.

Conclusão

Muitos adultos reclamam, por vezes com razão, que as crianças não saem do tablet ou do celular.

É importante entender que gerações mais novas nasceram e cresceram em um universo digital. Com isso, não dá para querer que tudo seja como era antes. O caminho é se adaptar e buscar um equilíbrio saudável.

Canais de culinária para crianças podem ser um caminho para isso. A tecnologia está presente, mas a criança vai ser convidada a viver uma experiência fora das telas também.

De quebra, como vimos, há diferentes benefícios que podem ser colhidos, inclusive a diversão.

Esperamos que o post tenha sido útil e que vocês gostem dos canais que indicamos!

Gostou? Leia também: Criança Na Cozinha: Dicas Para Iniciar Os Pequenos Chefs!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *