O que você prefere: viajar e conhecer novos lugares ou aproveitar o melhor que a culinária brasileira tem a oferecer? Se a dúvida bateu, tranquilize-se porque não é preciso escolher entre uma coisa ou outra.

O Brasil é cheio de lugares maravilhosos só esperando para serem conhecidos. Para tornar essa realidade ainda mais especial, basta se lembrar que somos um país de diferentes temperos e sabores que são um convite para quem gosta de experimentar novos pratos.

Com isso, nada melhor do que juntar o prazer pela viagem e o prazer pela comida e escolher destinos ou roteiros especiais para os fãs da gastronomia brasileira! Continue a leitura e confira as 7 dicas que separamos para você.

Festivais pelo Brasil

1 Rio Gastronomia (RJ)

O Rio Gastronomia é um festival que promete ao fã da culinária brasileira uma “programação com uma grande diversidade de sabores e aromas”. Algo que acontece graças à participação de diferentes chefes e restaurantes pré-selecionados pelo Guia Rio Show de Gastronomia, além de food trucks e bike trucks.

O que você pode esperar é diversidade em um evento que toma conta do Pier Mauá, localizado na zona central do Rio de Janeiro. Além de comida, os visitantes têm acesso à palestras em que chefes contam sua história e compartilham experiências.

Tudo isso ao som de muita música boa já que o Rio Gastronomia tem uma programação especial de shows para a diversão daqueles que comparecem ao festival.

Quem decide ir ao evento ainda pode se programar para conhecer ou revisitar pontos turísticos do Rio como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as famosas praias de Copacabana e Ipanema.

2 Festival do Pescado (SP)

A gastronomia brasileira tem influência européia, ocidental, africana e dos nativos indígenas. Como se não bastasse, também faz releituras de comidas típicas de diversos locais do mundo, da pizza ao sushi.

São Paulo é uma cidade cosmopolita, ou seja, lá você encontra um pouquinho de cada canto do mundo ― algo que vale inclusive para a culinária. Com isso, ir à cidade já é uma decisão que pode facilmente ser transformada em um roteiro gastronômico.

Escolhemos mencionar o Festival do Pescado e Frutos do Mar para destacar uma entre as várias possibilidades que a capital paulista oferece. Algumas das principais atrações do evento são os camarões assados e as paellas gigantes.

Se os frutos do mar não estão entre as suas preferências, mas turistar por São Paulo é um de seus objetivos, a dica é conferir outros festivais gastronômicos organizados pela Ceagesp e que acontecem em diferentes épocas do ano.

3 Brasil Sabor (19 estados)

Em 2019, o Festival Brasil Sabor aconteceu em 19 estados e em 42 cidades brasileiras. Sendo assim, tudo o que você precisa fazer é acessar o site do evento escolher um ou mais destinos, passear e se deliciar com a culinária brasileira.

Se você tem interesse por conhecer pratos típicos de diferentes regiões do paí, o Brasil Sabor é a escolha certa. O festival funciona assim: “cada restaurante participante prepara um prato a partir da ‘comida do lugar’, que é um jeito único de se fazer gastronomia valorizando ingredientes encontrados na própria região”.

Para facilitar a sua escolha, saiba que o site mostra os pratos que foram serviços em cada cidade na edição mais recente. Algo que pode ajudar você a ter uma ideia de qual destino escolher.

Destinos gastronômicos

4 Manaus

Provavelmente, a região Norte do Brasil é que tem os pratos mais exóticos e os temperos mais marcantes. Por isso, se você busca um “festival” de sabores, mas não quer ir a um evento específico, um dos destinos gastronômicos que você tem como alternativa é Manaus.

Como capital do Amazonas, Manaus tem muito a oferecer aos visitantes. Há desde o Teatro Amazonas, um dos símbolos da riqueza da era da borracha, até o encontro dos rios Negro e Solimões ou a oportunidade de nadar com botos-cor-de-rosa.

Entre um passeio e outro, opções para desfrutar de uma das melhores culinárias do Brasil não faltam. Entre os pratos típicos, destacam-se o tacacá, a moqueca de pirarucu e a mousse de cupuaçu.

5 Fortaleza

Do Norte para o Nordeste, a capital do Ceará é um excelente destino para você que deseja unir o desejo de conhecer belas paisagens ao de comer bem, desfrutando o melhor da culinária brasileira.

Fortaleza é uma cidade folclórica, com praias com formações de dunas, falésias vermelhas e lagoas. Apreciando a beleza local, você pode desfrutar de pratos tipicamente nordestinos feitos com lagostas, caranguejos, camarões e frutos do mar.

Se preferir, porém, pode se deliciar com o famoso baião de dois, um prato feito da mistura de arroz, feijão, carne seca, bacon e queijo coalho.

À sua escolha, existem restaurantes e bares à beira mar que fazem de Fortaleza um destino badalado da gastronomia brasileira.

6 Brasília

Levanta a mão se você nunca tinha pensado em conhecer Brasília enquanto planejava a ida a um lugar para conhecer o melhor da gastronomia do Brasil!

Muita gente não sabe, mas a capital federal do país tem uma culinária rica, baseada, sobretudo em alimentos típicos do cerrado brasileiro. Falamos de frutos como pequi, graviola, cupuaçu, mangaba e articum.

Por lá, você pode saborear pratos como pato no tucupi que, apesar de ter origem na região amazônica, é muito preparado nos restaurantes de Brasília. O mesmo vale para a buchada de bode, comum no Piauí, mas que faz muito sucesso no Distrito Federal.

7 Belo Horizonte

A Obabox é uma empresa mineira e talvez você pense que estamos apenas querendo “puxar sardinha pro nosso lado”, mas a verdade é que a cozinha mineira tem o melhor da gastronomia do Brasil (ao menos, a gente pensa assim!).

Em 2019, BH recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Algo que contou a favor da cidade foram os mais de 70 festivais realizados na cidade que apostam especialmente na “cultura de boteco”. Não é a toa que Belo Horizonte é conhecida como a capital mundial dos bares.

Além disso, é importante que você saiba que o pão de queijo e as comidas preparadas em fogão a lenha também estão entre as atrações gastronômicas de BH e região metropolitana.

Assim, você pode experimentar pratos como a feijoada, o feijão tropeiro, o frango com quiabo e o frango ao molho pardo. Entre as opções de sobremesa estão o famoso queijo com goiabada ou um delicioso doce de leite!

Verdade seja dita, é bem difícil fazer uma lista escolhendo apenas 7 destinos para conhecer melhor a culinária do Brasil. Certamente, há muitos lugares que ficaram de fora deste post, mas esperamos que você tenha gostado de nossas sugestões.

Conhece algum dos lugares ou festivais que sugerimos? Compartilhe sua experiência nos comentários! Tem outra sugestão? Conta pra gente!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *