Se você ainda não ouviu falar da culinária australiana saiba que você está cometendo um verdadeiro pecado com a gastronomia mundial. Brincadeiras à parte, a culinária da terra dos cangurus tem muito a nos surpreender. 

No texto de hoje, a ObaBox traz as principais curiosidades para que você saiba ainda mais sobre pratos, costumes e outras curiosidades acerca desse tema. Esperamos que você se delicie e se inspire com o conteúdo de hoje. 

Que você tenha uma excelente leitura! 

Conhecendo a cultura australiana

Localizada na Oceania, bem no meio dos oceanos índico e Pacífico, a Austrália conta uma enorme extensão territorial, sendo considerado o sexto maior país do mundo. A Austrália perde apenas para países como Rússia, China, Canadá, Brasil e Estados Unidos. 

Contando com uma das economias mais desenvolvidas do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), é a décima sétima maior economia mundial. Seu potencial econômico está voltado principalmente a exportação de recursos e também a criação de ovelhas. 

Bom, mas quando o assunto é alimentação, a culinária australiana recebe um mix de informações de vários países. Muitas de suas comidas possuem origem britânica, recebendo uma adaptação ou outra nos temperos para deixar com um ar diferenciado do original.

Além disso, também é possível encontrar na Austrália muitos restaurantes brasileiros que fazem a cabeça dos australianos. 

A culinária australiana

A gastronomia australiana é cheia de curiosidades. Com verdadeiras delícias, os temperos das comidas são um diferencial a parte. Neste tópico separamos os principais pratos e alimentos dessa cultura tão querida pelo mundo todo.

Confira:

Pies (Torta)

Encontrados em diversos tamanhos, sabores, preços e para todos os tipos de gosto, as tortas conhecidas como “pies” fazem sucesso em toda a Austrália. A receita é originalmente britânica, mas recebeu adaptações em sabor e temperos, como é o caso da famosa torta de carne

Filé de atum grelhado

O consumo de peixe na Austrália é algo muito comum entre a população. Geralmente o prato é preparado com legumes e batata para trazer ainda mais sabor para o prato. 

Bush Food

É um tipo de grupo de alimentos que são bastante exóticos e típicos da Austrália. Um desses alimentos exóticos é a carne de canguru.

Também é possível encontrar frutas como o maracujá e outros tipos de carne, como a carne de ema

Barbie ou churrasco

Muita gente já sabe que os australianos são verdadeiros amantes do bom churrasco. “Barbie” se trata de uma abreviação de “barbecue”, que pode ser traduzido como churrasco.

Dentre as principais carnes consumidas no churrasco estão salsichas, peixes, camarões e cordeiros. 

Lamingtons

Uma delícia de sobremesa e de lanche para a tarde, os Lamingtons são pequenos bolos em formato quadrado cobertos com coco ralado.

São excelentes para serem consumidos com chá quente e recebendo acompanhamento de geleias diversas.

Pavlova

Conhecida pelo mundo todo, a Pavlova é um tipo de merengue que recebe frutas da região e tradicionais, como os morangos, na sobremesa. Além de muito saborosa é muito bonita também. 

Vegemite

Um dos alimentos mais polêmicos australianos e que é raramente encontrado fora do país. Feito a partir do extrato da levedura de cerveja, é rico em vitamina B.

O gosto é bastante exótico, mas muitas pessoas na região possuem o alimento sempre em suas despensas. 

Fish and chips

São os conhecidos filés de peixe fritos junto de batatas fritas. As batatas são as batatas chips.

Como acompanhamento, o conhecido molho tártaro que conquista gerações. 

Tim Tam

Outra iguaria que só é possível de encontrar na Austrália, o Tim Tam é um biscoito feito de malte com chocolate.

Muitas pessoas que provam ficam apaixonadas pelo sabor. 

Chiko Roll

Recebendo influência do povo chinês, é praticamente uma réplica do rolinho de primavera que muitos já conhecem.

Dentro do rolinho é possível encontrar carne, repolho, cenoura e cebola. Serve como lanche, principalmente para comer assistindo televisão. 

Anzac Cookies

Um dos pratos mais conhecidos em todo o país. Fazem parte da cultura local. Esses deliciosos biscoitos possuem uma história própria que envolvem a 2ª Guerra Mundial e a união entre a Austrália e a Nova Zelândia.

Desde essa época os biscoitos eram feitos pelas esposas de militares como uma forma de arrecadar fundos para financiar a guerra e a defesa dos países. 

Vinho Australiano

Os vinhos da Austrália são conhecidos como uns dos melhores do mundo. Os da região de Melbourne são os mais apreciados por admiradores de qualquer lugar do planeta.

E além de saborosos são acessíveis ao bolso de quem deseja degustar e se deliciar. 

Damper

Um clássico gastronômico em forma de pão. Geralmente consumido no café da manhã, essa iguaria tem uma textura bastante similar a de um bolo comum.

E para fazer o prato é bastante simples: basta ter farinha, água e sal e já é possível colocar a mão na massa. 

Você viu nesse texto:

  • A Austrália possui uma culinária rica e cheia de diversidade, principalmente das influências que recebeu de outros países;
  • O país possui uma das maiores economias mundiais e também é um dos maiores em extensão no mundo;
  • A culinária australiana foi muito influenciada por seus antigos colonizadores, os britânicos;
  • Um dos maiores diferenciais da gastronomia australiana está nos temperos;
  • Australianos são apaixonados pelo bom churrasco, ao qual apelidam de barbie. Porém, há diferença em relação ao churrasco brasileiro que conhecemos. 

Para continuar cozinhando e se divertindo

Quer mais dicas para conhecer ainda mais profundamente a arte da culinária? Então, vem com a gente, pois nós da ObaBox temos uma dica perfeita para leitura. 

Você já deve ter parada alguma vez a sua televisão para assistir algum programa mostrando pessoas cozinhando. Esse tipo de programa tem tanta audiência que praticamente em qualquer lugar é possível ver um quadro sobre esse assunto na programação. 

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas sugestões de programa que podem te divertir e mostrar ainda mais como é o dia a dia na cozinha. Quer saber mais?

Então, não deixe de ler Além do MasterChef: 6 programas de culinária que são de dar água na boca

Esperamos que goste! 

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto com quem pode querer saber mais sobre a culinária australiana.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *