Os cuidados com a saúde bucal são essenciais para levar uma vida tranquila, sem preocupações e sem o risco de sofrer com alguma doença. 

Porém, nem todas as pessoas estão cientes sobre a importância de manter uma boa saúde bucal. 

Então, é nosso papel alertar sobre os problemas que podem ser ocasionados pela falta de uma higiene bucal adequada, os cuidados e a atenção que esse assunto precisa ter quando se trata de pessoas de mais idade.

Esperamos que esse texto te ajude a esclarecer o tema. Boa leitura!

O que você precisa saber sobre saúde bucal

O fato de que muitas pessoas estão cuidando de seus corpos nem sempre garante que lembrem de cuidar de outra área essencial da saúde: a boca.

A falta de escovação e o uso do fio-dental muitas vezes pode acabar ficando de lado e causando problemas que poderiam ter sido evitados de forma simples, como a doença periodontal e a cárie

A cárie é uma das doenças que mais afetam pessoas em todo o mundo. A doença se apresenta como uma lesão ao dente que coloca a sua raiz em exposição.

Isso faz com que a estrutura do dente fique desprotegida e com a chance de ter a sua estrutura corroída. 

O consumo excessivo de açúcar e a falta de escovação são o combo perfeito para que a cárie apareça, principalmente entre crianças e idosos. 

Crianças pela falta de cuidado ainda com o próprio corpo e por estarem na fase de aprendizado. Enquanto para idosos por conta da fragilidade das estruturas do corpo que chega com a idade, podendo trazer maior facilidade para que os dentes também acabem sofrendo. 

A boa notícia é de que com uma rotina simples de limpeza bucal a cárie, entre outras doenças passam longe da boca de quem se cuida. Além disso, é fundamental que cada pessoa visite periodicamente o seu dentista para uma avaliação geral e para manter sua saúde em dia. 

Os problemas causados pela falta de higiene bucal

Os principais problemas causados pela falta de higiene bucal são as doenças. Em breve, falaremos um pouco mais sobre as principais que podem ser causadas pela falta de cuidados com a boca. 

Além das doenças, outros problemas também podem ser causados e que são o aviso inicial que existe algo de errado no organismo. Mau hálito, aftas e boca seca são fatores que chamam atenção de que existe algo a ser visto na região bucal. 

Muitas vezes ter esses problemas já causa desconforto na pessoa, tanto pela dor, quando aftas, até por conta do mau hálito que pode causar constrangimento. 

Na presença de qualquer um desses sintomas, é importante redobrar a limpeza por meio da escovação, fio-dental e enxaguantes bucais. O dentista também deve ser consultado. 

É importante levar em consideração que nem sempre a falta de higiene bucal está associada às doenças da boca. Medicações, uma alimentação não balanceada, alimentos frios ou quentes demais também podem ajudar a causar desconfortos e patologias bucais. 

Doenças

Falaremos agora sobre algumas doenças que podem ser causadas por conta da falta de higiene bucal. Também citaremos alguns sintomas que podem se apresentar como os primeiros sinais de que algo merece atenção. 

  • Gengivite: Causada por bactérias e acúmulo de comida, é consequência também da placa bacteriana. Seus principais sintomas são sangramento na gengiva, vermelhidão, inchaço e sangramento.  
  • Cárie: Causada pelo excesso de consumo de açúcar e falta de escovação, traz o desgaste do esmalte do dente, trazendo a raiz do dente à exposição. Os principais sintomas são dor e latejação. 
  • Halitose: O mau hálito também pode ser considerado uma doença, pois pode indicar o acúmulo de restos de comida e bactérias. O seu principal sintoma é o mau cheiro na boca. 
  • Placa bacteriana: Película sem cor e viscosa que pode ficar ao redor dos dentes. Causado por um acúmulo de bactérias. A placa pode causar dor e gengivite. 
  • Periodontite: Aumento da sensibilidade e sangramento nos dentes, pode causar a perda dos mesmos. Sua causa pode estar associada à gengivite e precisa ser tratada com urgência. 

Além dessa doenças, outras também possuem espaço quando há falta de higiene bucal. Porém, é importante lembrar que outras doenças podem começar da boca e atingir outros órgãos do organismo. 

É o caso, por exemplo, de doenças cardíacas que podem ser causadas também por bactérias da boca que são levadas pela corrente sanguínea até o coração.

Os cuidados

Os principais cuidados para evitar problemas com a saúde bucal são simples: escovação ao menos duas vezes ao dia e fio-dental uma vez por dia. Além disso, o enxaguante bucal também é recomendado, principalmente para casos de gengivite, halitose e placa bacteriana. Recomenda-se o uso uma vez ao dia. 

As visitas ao dentista também são essenciais para saber tudo o que está acontecendo com a saúde bucal e como aperfeiçoar ainda mais a higiene da boca. 

Outros cuidados como manter uma alimentação balanceada e não abusar de alimentos que contém muito açúcar, como chocolates e doces em geral, também são recomendados. 

Esses cuidados devem ser redobrados com pessoas idosas. Com a fragilidade dos dentes com o passar dos anos, a sensibilidade à determinados tipos de alimentos mais frios e quentes também aumenta, o que pode acarretar doenças. 

A prótese dentária também conta como saúde bucal?

Sim. A prótese dentária precisa de cuidados e limpeza constante para não levar bactérias ao organismo. 

O erro que muitas pessoas cometem é de não limparem corretamente as próteses e acabarem deixando, acúmulo de comida, aumentando as chances de propagação de bactérias. 

Usar uma prótese não impede que doenças se manifestem. É de extrema importância consultar o dentista sobre como a limpeza pode ser feita para evitar dores de cabeça mais tarde. 

Mais sobre saúde e bem estar

Além dos cuidados bucais, outros cuidados com o corpo também precisam ser tomados a fim de evitar imprevistos e surpresas desagradáveis com a saúde. 

Resolvemos trazer a indicação do texto Doenças respiratórias: quais os cuidados para você respirar melhor? para te ajudar a esclarecer como você pode se proteger e saber de todos os cuidados relacionados à respiração. 

Esperamos que goste!

Esse conteúdo ajudou você? Esperamos que sim! Se você acha que existe alguém que precisa saber mais sobre os cuidados com a saúde bucal, não deixe de recomendar e compartilhar o texto.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *