Quem tem um carregador portátil sabe que se trata de uma verdadeira “mão na roda”. Acontece, porém, que essa tecnologia nem sempre funciona direito e aí é preciso descobrir por que o power bank não está carregando corretamente.

Ninguém merece comprar um carregador portátil para, no fim das contas, não conseguir carregar o celular fora de casa sem o auxílio de uma tomada, não é mesmo?

Neste post, vamos apontar algumas causas do mau funcionamento do carregador tipo power bank e dar dicas de como resolver o problema. Confira!

O que é power bank, afinal?

A essa altura, você já deve ter entendido que power bank é outro nome dado à bateria portátil, que também conhecemos como carregador portátil.

Um dispositivo como este é capaz de dar cargas a celulares, tablets e possivelmente alguns outros aparelhos eletrônicos. Para tanto, precisa receber recarga elétrica ou de luz solar antes, cumprindo a função de transferir essa carga para o smartphone ou qualquer que seja o eletrônico em questão.

Atualmente, existem três tipos de carregador portátil power bank:

  • O dispositivo USB;
  • O que funciona acoplado ao celular;
  • O que funciona por energia solar.

Power bank USB

O modelo mais comum de power bank é o que funciona por meio de um cabo USB que permite que a bateria seja carregada usando o plug do próprio carregador de celular conectado a uma tomada.

Além dessa característica, há outras que dão origem a diferentes tipos de power bank com USB. Alguns são mais simples e têm apenas um cabo para alimentar o celular, fazendo com que seja necessário verificar a compatibilidade entre os aparelhos.

Outros são mais completos e têm cabos diferentes, permitindo que dispositivos com entradas distintas sejam carregados por meio da mesma bateria portátil.

Power bank acoplado

Por sua vez, o power bank que funciona acoplado ao celular é aquele que se parece com uma capinha de proteção. A diferença é que é uma capinha relativamente maior, para comportar os componentes eletrônicos, e ligeiramente mais pesada.

Esse tipo de carregador portátil só adapta ao modelo de celular para que foi designado. A vantagem com relação ao power bank com USB simples é que você não precisa carregar dois dispositivos por aí enquanto o carregamento é feito.

Power bank por energia solar

Por fim, o power bank que funciona à base de energia solar se parece com um smartphone no formato, sendo feito com placas que captam a luz do sol e a transformam em energia a ser transmitida para o celular verdadeiro.

É ainda um modelo menos comum, mas vale saber que esse carregador conta com um cabo auxiliar USB para que possa ser usado em dias nublados ou em situações de ausência de luz.

Funcionamento do power bank e perda de energia

Agora que você já sabe o que é power bank, vamos conhecer minimamente seu funcionamento, com ajuda do portal Meu Positivo. Ter essa informação ajuda a entender por que uma perda de energia existe quando um carregador portátil é usado.

Talvez você já tenha notado que, nas especificações técnicas de celulares e de carregadores portáteis, existe a sigla “mAh”; uma medida de miliampere-hora que indica a capacidade da bateria.

Se você tem um power bank de 10.000 mAh e um celular de 3.000 mAh, em tese, seu carregador portátil conseguiria dar três cargas completas no celular e mais uma de cerca de 30%. Mas, só em tese…

Tanto os power banks quanto os celulares costumam ter baterias feitas de íons lítio, com voltagens nominais pré-definidas. Acontece que a voltagem não é constante e reduzida para que seja estabilizada durante o processo de carregamento.

Dessa forma, se 5 volts são enviados do carregador portátil ao celular, apenas 4,3 volts são recebidos. Este é apenas um exemplo para dizer que, em geral, há uma perda de 10% da energia no processo.

Ainda, quando a recarga é mais rápida, a perda de energia tende a ser maior. Observe e perceba que há power banks que prometem carregar o celular mais rapidamente e isso pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem.

Em suma, é natural que haja perda de energia seja do power bank ou do bateria do celular durante a troca que acontece entre os dispositivos.

O que fazer para obter o máximo de carga do power bank

A essa altura, você já deve ter entendido que o power bank não vai conseguir ser 100% eficiente para carregar seu celular, mas ainda pode ser aquela verdadeira “mão na roda” que você espera que seja.

Para isso, temos algumas dicas:

  • Não guarde o carregador cheio e, depois de algum tempo, espere que ele dê cargas completas. Quando está sem uso, o power bank perde energia gradativamente.

Sendo assim, sempre verifique o nível de carga do power bank depois de deixá-lo na gaveta por alguns dias. Assim, você evita surpresas desagradáveis;

  • Confira as instruções do fabricante e carregue o power bank somente pelo tempo recomendado porque, para preservar a bateria, é importante não deixar o dispositivo conectado por tempo demais na energia;
  • Prefira carregar o power bank na tomada e não no notebook ou no computador para que o carregamento completo aconteça mais rapidamente (e você não corra o risco de deixar o dispositivo plugado por tempo demais).

Por fim, se você está fazendo tudo direitinho, mas percebe que seu carregador portátil power bank não está funcionando corretamente, a situação pode precisar de atenção técnica.

Em alguns casos, não é a perda natural de energia e nem o carregamento do power bank feito de maneira equivocada que está por trás do problema. Então, pode ser necessário levar o aparelho a uma assistência.

Conclusão

Se seu carregador portátil não está funcionando direito, pode ser uma simples questão de percepção em razão da falta de compreensão de como a tecnologia funciona e das perdas de energia que acontecem.

Outra possibilidade é o carregamento do power bank sendo feito de maneira equivocada, o que pode afetar e viciar a bateria. Em alguns casos, é possível lidar com isso passando a respeitar o tempo de carregamento do dispositivo.

Por fim, existe a chance de o problema ser mesmo algo que exige avaliação e possível reparo por uma assistência técnica.

Este post foi útil? Leia também: Não fique sem bateria! Tudo que você precisa saber sobre carregador portátil!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *