Quem gosta de cozinhar ou receber os amigos em casa sabe que uma cozinha decorada pode ser o lugar preferido da casa. Você já pensou em transformar esse ambiente para deixá-lo mais funcional e do jeito que você sempre sonhou?

A gente sabe que até mesmo pequenas reformas, como pintar uma parede, podem dar trabalho e que nem sempre dá pra mudar tudo de uma única vez.

Para este post, separamos dicas que vão do planejamento aos toques finais e a ideia é que você identifique o que está ao seu alcance, ok?

Busque inspirações

Tem gente que quer mudar a cozinha, mas não sabe bem o que fazer. Com o passar dos anos, os estilos mudam e o mercado nos apresenta novas possibilidades para tornar o espaço mais funcional e prático.

Atualizar-se e ficar por dentro daquilo o que tem sido recomendado por decoradores e outros especialistas é uma ótima ideia. Isso porque você certamente não quer passar por uma reforma agora só para fazer outra, na mesma cozinha, daqui a poucos anos, não é mesmo?

Para se inspirar, você pode passar algumas horinhas do seu dia assistindo a diversos programas de decoração e reforma de ambientes que são sucesso na TV.

Pode também fazer pesquisas no Pinterest, um site que apesar do nome estranho, é uma excelente fonte de imagens de cozinhas, utensílios, itens de decoração que podem lhe servir de inspiração.

Defina seu estilo

Para muita gente, a cozinha dos sonhos é branca do chão ao teto, com eletrodomésticos tradicionais e uma mesinha ao canto para café da manhã e lanches. Para outros, vale ousar mais e apostar em cores, fogão cooktop na ilha, bancada para as refeições, pias com duas cubas no estilo industrial e tudo mais.

E para você pode ser algo completamente diferente de tudo isso o que acabamos de descrever. Por isso, nossa dica é para que você avalie com cuidado as inspirações que encontrar.

Você certamente vai se deparar com muita cozinha linda e pode até correr o risco de se deixar levar por algo que não é lá muito a sua cara só porque é bonito. Pense duas vezes para garantir que sua cozinha decorada seja, de fato, sua cozinha dos sonhos.

Avance para o planejamento

Ainda que você siga a dica de assistir aos programas de decoração na TV, é bem provável que você não tenha condições de chamar os “Irmãos à Obra” para reformar a sua cozinha.

Se você conseguir contratar um profissional mais acessível, vai ter uma grande ajuda para planejar o ambiente, quer você queira algo luxuoso ou uma cozinha decorada simples.

Agora, caso o planejamento dependa de você, a dica é avaliar cada detalhe com cuidado. Estilo, funcionalidade, adequação ao espaço e orçamento devem ser levados em consideração.

Essa pode ser considerada a parte mais chata do processo que vai garantir que você tenha uma cozinha decorada do seu jeito. Entretanto, pode também ser considerada a parte mais importante de todo o projeto.

Nessa etapa, você deve determinar o que pode ser feito por você e os demais moradores da casa e o que precisa de ajuda profissional. 

Se você estiver planejando mudar a cor das paredes da cozinha, por exemplo, antes de contratar um pintor, pode conferir nosso post ideias geniais para fazer a pintura de paredes por conta própria!

Avalie possibilidades como a de aproveitar a disposição hidráulica e de pontos de energia do ambiente para economizar e facilitar o processo. E, se possível for, faça um esboço do projeto para servir de guia para você e para quem mais for participar da repaginação da sua cozinha.

Escolha os móveis e eletrodomésticos

Foi-se o tempo em que o mobiliário da cozinha seguia basicamente o mesmo estilo em todas as casas. O fortalecimento do movimento “faça você mesmo” ou Do It Yourself, inclusive, ajudou muita gente a ousar na hora de criar uma cozinha decorada.

Para a sua casa, você tem a opção de colocar a mão na massa e restaurar móveis de madeira ou investir em peças inteiramente novas. Para a segunda possibilidade, você ainda pode escolher entre pagar por móveis modulados ou por móveis planejados.

Modulado x planejado

Ao optar por uma cozinha modulada, seu objetivo será buscar módulos prontos de móveis que se adequem ao seu projeto nas lojas de seu interesse. Os módulos vêm prontos e é importante que você verifique tamanhos, cores e adequação ao seu espaço.

Na maioria dos casos que não se tratam de peça única, você pode reorganizar os módulos que compõem o mobiliário para criar uma combinação especial para a cozinha decorada de sua casa.

Essa opção tende a ser mais barata e ainda garante que você tenha os móveis em casa mais rapidamente porque muitas das lojas têm pronta entrega.

Por outro lado, se você optar por uma cozinha planejada vai precisar buscar ajuda profissional. Isso pode custar mais caro, mas vai garantir que você tenha os móveis exatamente da forma, tamanho, disposição e cores que deseja. Em outras palavras, terá uma cozinha sob medida.

Eletrodomésticos

É certo que, para além da beleza, o que a gente busca nos eletrodomésticos da cozinha é qualidade e economia de energia. Além de considerar essas questões, recorra ao planejamento para saber se pode investir em algo com um design especial.

Atualmente, o acabamento de alguns eletrodomésticos os faz refletir a cor do ambiente, se ajustando de forma especial à decoração escolhida. É certo, porém, que algo assim tem um custo que vai além da média do valor investido em aparelhos convencionais.

Invista na decoração

Por fim, sua cozinha decorada vai ganhar a sua cara com as escolhas que você fizer para… a decoração! Algo muito importante que precisa ser dito é que até mesmo a escolha de um jogo de panelas coloridas pode fazer parte da composição do ambiente.

Isso porque, ao buscar inspirações, você pode pesquisar por peças que lhe permitam pendurar algumas panelas como um rack aéreo ou um paneleiro aramado.

Você também pode reaproveitar itens de cozinha, como pratos de louça pintada lascados ou colheres de pau sem uso para decorar o ambiente. Fixar esses utensílios na parede, por exemplo, pode ajudar a conferir mais personalidade à sua cozinha.

Até mesmo luminárias diferentes e plantas podem compor o ambiente, deixando-o mais ousado ou mais aconchegante, a depender do seu estilo e objetivo com a decoração.

Ponto de destaque

Uma dica para facilitar o seu trabalho e evitar que você acabe errando a mão na criação de sua cozinha decorada é escolher um ponto de destaque. Pode ser uma parede, a definição dos eletrodomésticos em inox, uma cor ousada para as banquetas ou cadeiras e por aí vai!

Este post foi útil? Aproveite para conhecer a ObaPro Pan, uma frigideira profissional para o preparo de pratos saudáveis que pode fazer parte da sua nova cozinha!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *