Eletrônicos podem ter sua vida útil prolongada se tomarmos os devidos cuidados.

Você tem um ObaPad ou outro tablet e quer descobrir melhor como cuidar do dispositivo?

Neste post, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a conservar seu tablet como novo por mais tempo.

Algo que vai favorecer a boa aparência e o bom funcionamento, evitando que você tenha que substituir o dispositivo precocemente.

Siga em frente e boa leitura!

1. Limpe o aparelho pano úmido ou álcool

No dia a dia, para conservar seu tablet você pode investir em sua limpeza. Para tanto, é importante conhecer seu aparelho para saber sobre sua resistência à água.

Alguns aparelhos são menos resistentes e o mais adequado é usar um pano levemente umedecido para “desengordurar” o tablet.

Outros, por serem mais resistentes, permitem o uso de álcool isopropílico ou até de um lenço umedecido.

Em nosso blog, temos um post com 9 dicas para limpar seu celular que pode ser útil também para o seu tablet.

Além disso, sugerimos que você evite manusear o aparelho com as mãos sujas ou colocá-lo sobre superfícies sujas.

Quanto mais cuidado nesse sentido, menos necessidade de limpeza.

2. Use acessórios de proteção

Como você deve saber, assim como smartphones, os tablets também têm acessórios de proteção que são bastante úteis para a sua conservação.

No mercado, além de películas para proteger a tela, você encontra diversos modelos de capa para evitar danos no dispositivo em caso de queda.

É verdade que acessórios podem custar caro, mas são investimentos que valem a pena.

Só quem já viu um amassado, um arranhão ou uma tela trincada em um dispositivo eletrônico sabe a dor no coração que isso provoca! Então, previna-se.

3. Limpe a capa do seu tablet

A questão é que não adianta só ter os acessórios e não cuidar deles também. Tablets têm tamanho ideal para serem levados de um lado ao outro e, para tanto, costumam ser colocados dentro de bolsas e mochilas.

Por mais cuidadosos que sejamos, bolsas e mochilas acumulam sujeira até mesmo em seu interior e as pequenas partículas podem entrar nas frestas das capa de proteção.

Além disso, poeira e outros farelos também podem entrar nessas frestas durante o uso.

Sendo assim, de tempos em tempos, é interessante tirar a capa do tablet e limpá-la ― assim como limpar o dispositivo.

Partículas que se acumulam podem provocar marcas e manchas e convém evitá-las.

4. Troque a película com frequência

Outra dica com relação aos acessórios para tablet é trocar a película de tempos em tempos. Como você deve saber, com o uso, a película que protege a capa do dispositivo pode começar a se desgastar e a se soltar.

Um dos problemas é o maior acúmulo de poeira, já que as películas são adesivas e tendem a reter resíduos quando estão se soltando.

Outro problema é a redução de sua capacidade de proteção, o que pode acabar provocando que a tela se trique caso o tablet caia ou sofra outro tipo de impacto.

5. Não espere a bateria descarregar totalmente

Tem gente que usa o tablet para tudo e, por isso, já não tem o hábito de esperar a bateria do dispositivo descarregar totalmente para conectá-lo a uma fonte de energia.

E tem gente que usa menos e acaba só lembrando de recarregar o tablet quando ele desliga por falta de bateria.

Seja qual for a sua dinâmica com o dispositivo, tenha em mente que esperá-lo descarregar por completo nunca é bom.

Evitar essa situação vai prolongar a vida útil da bateria e, consequentemente, conservar o seu tablet como novo por mais tempo.

6. Adote medidas para conservar a bateria

Existem ainda outras formas de preservar a bateria do seu tablet para evitar que recargas precisem ser feitas de forma constante.

Sempre que você estiver em um local que não tenha sinal de internet, coloque o dispositivo em “modo avião” porque a busca por uma rede, que se dá de forma automática e contínua, consome a bateria.

A mesma lógica se aplica à desabilitação do GPS, assim como do bluetooth para reduzir o consumo da bateria e evitar que recargas precisem ser feitas de forma constante.

Outras dicas são diminuir o brilho da tela e desativar as notificações dos aplicativos, já que essa função também demanda energia do tablet.

7. Evite locais excessivamente quentes

Quer levar o tablet para a beira da piscina ou para a praia? Ok, mas cuidado com o calor excessivo porque este é um dos grandes inimigos da bateria dos dispositivos eletrônicos.

Um tablet exposto diretamente ao sol forte ou alocado em local muito quente vai descarregar mais rápido e, como consequência, demandar recargas mais frequentes.

Aos poucos, a vida útil da bateria vai sendo afetada e o aparelho vai ter uma autonomia de uso cada vez menor.

Além do mais, na praia o cuidado precisa ser redobrado por causa das partículas mais finas da areia que podem acabar se acomodando nas frestas e nas entradas do dispositivo.

Um acúmulo de areia na entrada do carregador, por exemplo, pode danificar o aparelho.

Aproveitando o gancho da piscina e da praia, tenha cuidado com a água. Como já dito, alguns aparelhos podem ser mais resistentes, mas dificilmente são realmente à prova d’água.

Gotículas que entrem no dispositivo podem provocar a oxidação de peças e, mesmo com os devidos reparos, sua vida útil vai ser reduzida.

8. Mantenha o sistema do tablet atualizado

Há quem tenha medo de atualizações de sistema porque elas tendem a demandar espaço no dispositivo. Algo que faz muita gente apagar fotos e outros arquivos ou se dedicar a um processo de backup em nuvem que pode ser continuamente jogado para depois.

A questão é que atualizações de sistema existem para apresentar novas funcionalidades e, mais importante, corrigir falhas de segurança para impedir que o dispositivo seja invadido por hackers.

Todas as outras dicas focaram na conservação física ou da bateria do seu tablet. Mas ataques hackers podem danificar o sistema a ponto de não valer a pena recuperar o aparelho. Assim, se você quer conservá-lo como novo, precisa protegê-lo de todas as formas possíveis.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para ajudar você a conservar seu tablet como novo por mais tempo.

Aproveite para ler também sobre como escolher os melhores acessórios para tablet!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *