Você está em busca de um tablet com Whatsapp ou quer descobrir como usar o aplicativo nesse tipo de dispositivo?

Dados divulgados em fevereiro de 2020 davam conta de que o Whatsapp já somava mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Se você já se habituou a usar o aplicativo, provavelmente consegue entender a razão de tamanho sucesso.

No dia a dia, muita gente usa o Whatsapp em smartphones ― celulares modernos que contam com uma loja de apps ou “app store” que permite que programas desse tipo sejam baixados.

Mas, como fica quem deseja usar o famoso “zap” em um tablet?

O ‘desafio’ do whatsapp no tablet

Uma forma simples de entender o que é um tablet, caso você ainda não saiba, é considerar que se trata de um dispositivo móvel que se parece com um smartphone grandão.

Falamos de forma mais detalhada sobre isso no post Tablet ou smartphone? Quais são as diferenças e qual escolher? que você pode conferir caso queira mais informações a respeito.

Apesar dessa comparação com os smartphones, tablets nem sempre possuem chip e, por isso, funcionam apenas por meio da internet wi-fi e sem a possibilidade de uma conexão 3G ou 4G. Consegue entender o que isso significa?

Entre outras questões, uma das consequências dessa característica é que existem no mercado tablets não fazem ligação e que não têm Whatsapp.

Como você deve saber, o aplicativo de mensagens mais usado do mundo depende de um número de telefonia móvel para permitir a criação de um perfil.

Com isso, a princípio, esses tablets que não têm chip acabam tendo uma limitação que pode ou não ser considerada relevante por você. Isso vai depender dos objetivos que você tem ao comprar esse tipo de dispositivo.

Como usar o whatsapp no seu tablet

Reparou que dissemos “a princípio” tablets sem chip não têm Whatsapp? Não foi por acaso. A verdade é que, ainda que você não tenha como baixar o aplicativo para esse tipo de tablet, é possível conseguir usá-lo seguindo um truque especial.

Temos no blog da Obabox um conteúdo dicas para usar o Whatsapp e aproveitar o aplicativo ao máximo. Uma dessas dicas faz parte do nosso truque: o Whatsapp Web.

Caso você ainda não saiba, o Whatsapp Web é uma ferramenta que permite que você use o app de um computador ou notebook ― e também no tablet, se você souber como fazê-lo.

Vamos ao passo a passo:

Passo 1: Use o navegador de internet do tablet para acessar o site do Whatsapp Web

Importante: se você tiver um ipad, precisa usar o Safari e não o Google Chrome ou outro navegador que tenha baixado no aparelho.

Caso tenha um tablet com sistema Android, pode usar o Chrome;

Passo 2: Mude as configurações para acessar o site do Whatsapp Web em sua “versão para computador”

No ipad: Vá ao ícone que fica após a barra de endereços (desenho de um quadrado com uma seta para cima) e, por meio dele, selecione a opção “versão para computador”.

Em tablets Android: Vá ao ícone dos três pontinhos que ficam à direita da barra de endereços, selecione-o e escolha a opção “site para computador”;

Passo 3: Espere o site do Whatsapp Web carregar.

Se a página que apresenta um QR Code aparecer, é sinal de que você conseguiu realizar o truque!

Caso ainda não saiba, QR Code é sigla para Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida. Trata-se de uma espécie de mosaico que aparece dentro de um quadradinho e que tem um desenho único a cada vez que é gerado.

Sendo assim, funciona como uma chave para que o Whatsapp Web permita que determinado computador, notebook ou tablet tenha acesso às mensagens de Whatsapp (o aplicativo original) de quem acessa o site;

Passo 4: Abra o Whatsapp em seu celular para acessar o leitor de QR Code

O QR Code precisa ser lido pelo smartphone que você utiliza para acessar o Whatsapp para liberar o acesso do seu tablet ― ou computador ou notebook ― ao Whatsapp Web.

Isso porque, ao fazer todo esse processo você não vai criar um Whatsapp novo ou exclusivo para o seu tablet. A ideia é permitir que você tenha acesso às mesmas informações, mensagens e contatos de dispositivos diferentes.

Para isso, o que você precisa fazer é, com o Whatsapp aberto no celular, acesse: configurações -> WhatsApp Web/Desktop.

Ao fazer isso, a câmera do celular se abrirá automaticamente e você deve posicioná-la enquadrando o QR Code A leitura do código será feita e sua lista de conversas e grupos vai aparecer na tela do tablet.

Pronto!

Desvantagens do truque que você precisa saber

Como truque, o uso do Whatsapp por tablets que não tem chip pode ter algumas limitações.

Antes de qualquer coisa, você precisa lembrar de que o dispositivo deve estar sempre conectado a uma rede wi-fi, mas essa não é a única conexão necessária.

O Whatsapp Web usado no tablet é dependente do Whatsapp padrão que está instalado em seu smartphone. Em um dado momento, se os dispositivos estiverem fisicamente distantes, a conexão entre os serviços pode se perder.

Caso isso aconteça, você não vai ver mensagens novas chegando ao tablet e tampouco vai conseguir fazer com que suas mensagens cheguem aos destinatários. Ao menos, não até que a conexão seja restabelecida.

Além disso, pode ser necessário repetir o passo a passo caso você não consiga manter o acesso ao Whatsapp Web salvo no tablet.

As vantagens do Obapad nessa história

Se o tablet precisa estar perto do celular para que o Whatsapp Web funcione sem interferências, não seria mais prático usar o aplicativo direto do smartphone? Pode ser que sim.

Não vamos, porém, ignorar a possibilidade de que você pode não ter um notebook ou computador para usar o Whatsapp Web sem precisar de truques e deseja contar com a facilidade de um teclado maior para digitar suas mensagens.

Se este não é o seu caso e tudo o que você quer é um tablet com Whatsapp, o Obapado tablet da Obabox ― precisa entrar para sua lista de opções porque é um dos modelos do mercado que têm entrada para chip e, portanto, pode ter um número a ser usado no aplicativo de mensagens. Sem truques!

Para facilitar ainda mais, o Oba Pad vem com Whatsapp já instalado porque foi desenvolvido como um tablet para idosos.

Não raro, pessoas na terceira idade têm dificuldades com tecnologia e não precisar passar pelo processo de baixar o aplicativo pode ser uma verdadeira “mão na roda”.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que se o ObaPad é um tablet com Whatsapp porque tem chip, é também um tablet que faz ligações telefônicas.

Assim, na prática, se encaixa melhor na definição de “smartphone grandão” do que os modelos que não têm essas funções. Quer saber mais sobre o ObaPad? Visite o site da Obabox e conheça o tablet com whatsapp da Obabox!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *