Uma das funcionalidades bem legais dos celulares modernos é a que nos permite ouvir músicas variadas o dia inteiro. Algo que é possível, entre outras formas, pelo uso de um aplicativo especial. Você já sabe como usar o Spotify?

O Spotify é um serviço de streaming ou transmissão de música. Aqui no blog da Obabox, temos um post sobre os melhores aplicativos de música que tem, no topo da lista, o Spotify.

Este aplicativo ganha destaque porque foi o primeiro a conquistar a popularidade e a ser integrado a outras tecnologias. Assim sendo, é o programa mais usado por quem deseja ouvir música no celular.

Que tipo de celular você precisa ter para usar o Spotify

A maioria dos celulares de hoje em dia são smartphones, ou seja, celulares modernos que têm acesso à internet e que nos permitem instalar uma série de aplicativos diferentes.

Para usar o Spotify, você precisa contar um celular assim. Atualmente, ainda existem no mercado modelos que imitam aparelhos antigos e que foram especialmente desenvolvidos para quem busca celulares que tenham apenas as funções básicas de ligação, mensagem de texto (SMS) e rádio FM.

Caso o seu aparelho seja um desses, mesmo que exista uma conexão com a internet, a tecnologia não é suficiente para que você possa fazer uso do Spotify. E, diante dessa situação, aproveite para conferir nosso post de qual melhor celular para comprar e escolher um modelo que lhe permita aproveitar o aplicativo de música!

Existe outra forma de usar o Spotify?

Caso você queira seguir sem um celular moderno, ou até mesmo se já tem um, vai gostar de saber que é possível usar o Spotify diretamente do computador, seja ele de mesa ― conhecido como desktop ― ou um notebook.

Nesses casos, você tem duas opções: 1. acessar o Spotify pelo navegador e; 2. instalar o aplicativo em seu computador. 

Para acessar o Spotify pelo navegador, você precisa digitar www.spotify.com na barra de endereços. Na página que se abre, na aba superior, você encontra os dizeres “entrar” e “inscreva-se”.

Caso ainda não tenha uma conta, você precisa fazer a sua inscrição e depois entrar no programa. A partir de então, vai poder ouvir as músicas que deseja, desde que mantenha o navegador aberto.

Se você preferir instalar o aplicativo, na mesma barra superior do site você encontra a opção de “baixar”. Clique e siga o passo a passo para fazer a instalação do programa em seu computador.

Instalação e conta do Spotify no celular

O destaque deste texto vai para o uso do Spotify no celular porque é dessa forma que você pode aproveitar uma das melhores características do aplicativo: a que permite a você escutar músicas de qualquer lugar que esteja.

Com um celular moderno em mãos, acesse a loja de aplicativos e, no campo de busca, procure pelo Spotify. Siga os passos para instalar o programa e, uma vez que esta etapa for concluída, crie sua conta.

O Spotify tem uma versão gratuita e uma versão paga. Ao criar a conta, você deve fornecer informações como e-mail, nome e data de nascimento, além de sinalizar que concorda com os termos de uso do aplicativo.

Com isso, você terá se registado para o acesso à versão gratuita. Caso queira migrar para a versão premium, ou seja, para a versão paga, você deve acessar a sua conta por um computador, acessando o site do Spotify para escolher um plano e compartilhar as informações de pagamento.

Está se perguntando qual é a diferença entre a versão gratuita e a versão paga do aplicativo? É simples: ambas têm a mesma variedade de música, mas a gratuita conta com limitações. 

De tempos em tempos, a música é interrompida para a veiculação de anúncios. Além disso, há um limite de músicas que podem ser puladas de forma consecutiva e o usuário não tem a opção de baixar as músicas para ouvi-las off-line, ou seja, mesmo sem conexão com internet.

Os planos premium do Spotify são mensais. Assim, se você precisar cancelar a sua assinatura, pode fazê-lo a qualquer momento porque não existe nenhum tipo de fidelidade.

O usuário pode escolher entre o Spotify Premium para Universitários, que tem um custo mais baixo considerando a renda média dos estudantes, e o Spotify Premium Família, que é destinado ao uso por até seis pessoas que moram juntas.

Fique atento! Por vezes, o Spotify mostra banners ou comerciais falados anunciando uma interessante proposta: a que permite ao usuário da versão gratuita experimentar a versão premium por um mês, sem pagar nada.

Essa pode ser a oportunidade para que você avalie se vale a pena ou não pagar para derrubar as limitações que a versão gratuita tem. Só tenha em mente que, depois do mês grátis, e você não cancelar a assinatura, o Spotify vai entender que seu desejo é seguir na versão paga e começará a lhe enviar cobranças!

Como usar o Spotify

Depois de ter instalado o Spotify e criado a sua conta, você pode começar a usar o aplicativo. Você vai ver que existe um campo de “busca” para que você pesquise por artistas, álbuns ou músicas que deseja ouvir.

Ao encontrar uma página de artistas que seja do seu agrado, como por exemplo, os Beatles, você pode optar por “seguir” essa página. Com isso, sempre que houver alguma novidade, como o relançamento de um álbum da banda na plataforma, o Spotify lhe enviará um aviso.

Além disso, o Spotify tem uma seção de “início” que pode apresentar playlists especialmente desenvolvidas com base em suas escolhas musicais e lançamentos que possam ser do seu interesse.

Em outra seção, chamada “navegar”, você pode explorar as opções de música separadas por gêneros como o sertanejo e a MPB ou separadas por situações como festa e “hora de comer”.

A navegação também mostra as novidades musicais do momento e listas com as músicas que se destacam nas paradas de sucesso. Assim, você pode ficar sempre atualizado quanto ao universo musical.

O Spotify e os podcasts

Algo que agrada a muitos usuários do Spotify é a possibilidade de ouvir podcasts por meio do aplicativo. Não sabe do que estamos falando? Tudo bem!

Podcasts são como programas de rádio, só que gravados. Existem programas dos mais variados assuntos: notícias, conhecimentos gerais, ciências, finanças, esportes, maternidade, saúde e por aí vai. Aos poucos, você pode ir encontrando aqueles que mais lhe interessam.

Alguns dos podcasts são feitos em formato de contação de histórias, sejam reais ou fictícias. Por vezes, se assemelham às radionovelas de antigamente. Outros são como mesas de debate, com vários participantes dialogando e apresentando informações e opiniões sobre determinado assunto.

O Spotify permite que o usuário siga os canais de podcast que quiser para que tenha mais facilidade em acompanhá-los. O mais legal é que você pode pausar o programa sempre que precisar e retomar quando puder, exatamente de onde parou.

Gostou do post de saber mais sobre o Spotify? Aproveite para conhecer mais programas úteis em nosso post sobre os melhores aplicativos para celular!

Share: