Trocar de celular pode ser um desafio para muita gente. Não tanto pela alegria que é ter um aparelho novinho, mas sobre como transferir dados de um celular para o outro. Bate aquela insegurança de perder algo e não conseguir recuperar depois. 

Mas calma! Esse problema tem solução e ela é mais simples do que você imagina.

Então, para te provar isso, a ObaBox traz no texto de hoje tudo sobre como você pode transferir dados sem dor de cabeça. 

Quer saber mais? Então cola com a gente! Esperamos que tenha uma boa leitura!

Como transferir contatos de um celular para outro

Se você é do tipo de pessoa com “mil contatinhos” (brincadeirinha) e não pode correr o risco de perder a comunicação com nenhum deles, é importante você ler essa seção do texto. 

A primeira coisa que você vai precisar levar em consideração é o aparelho que você está trocando.

Você está trocando de Android para Android ou de IPhone para IPhone?

Caso a sua resposta seja sim, então o próprio aparelho pode estar configurado para transferir os seus dados de forma automática

Esse processo não é totalmente automático, mas funciona quando você fornece as informações certas para a transferência ser feita com sucesso.

Além disso, se você não estiver mudando de número, fica ainda mais fácil que esse processo ocorra mais rápido e de forma simplificada. 

Como tranferir contatos no Android

Assim que você acessa o seu novo celular, você é direcionado a uma tela de boas vindas onde você vai precisar configurar o seu idioma. Feito isso, prossiga com o botão que direciona para o próximo passo. 

É possível que depois você que em seguida você veja a opção “Copiar seus dados“. Clique nela. Lembrando que é essencial que você esteja conectado a uma rede WI-FI para fazer a transferência de dados.

Feito?

Selecione a opção “Um backup a partir de um smartphone Android”.

Você vai perceber que algumas telas serão exibidas e você pode avançar. Pode ser que após esse momento você consiga visualizar uma lista de aparelhos e o seu telefone antigo seja identificado. Caso isso aconteça, aperte nele. 

Caso contrário, em seu celular antigo, no aplicativo do Google digite “configurar o meu aparelho”. Feito? Clique em “Próxima”.

Segunda fase

Alguns testes do sistema podem acontecer para confirmar se são os dois aparelhos que precisam ser configurados para a transferência. Por exemplo, os dois receberem figuras geométricas pelo Google para que você compare e veja se são iguais nos dois celulares. 

Coloque a sua senha antiga no aparelho antigo. Feito isso, o celular pedirá a autorização para copiar os dados para o celular novo.

Já no seu celular novo, coloque a sua senha Google, a mesma do seu Gmail, e faça o cadastro biométrico do sistema. Siga adiante clicando nas opções que vão te aparecer (botão “mais”) e em seguida em “aceitar”. 

“Tudo pronto” é o botão para clicar e em seguida você escolhe a restauração para fazer no aparelho. Após essa opção você vai poder escolher o que deseja restaurar.

Clique em “restaurar” e “próximo” para o processo ser finalizado. Pronto. Agora seus dados estarão no seu celular. 

Modelos iPhone 

Comece conectando o aparelho antigo em seu computador. Você vai perceber que o iTunes será aberto e você pode conferir todos os seus dados guardados para começar a sincronização dos aparelhos. 

Contatos, fotos atualizações, músicas e demais arquivos poderão ser transferidos. Desconecte o iPhone mais antigo, conecte o computador ao novo e clique em “Restaurar o backup de outro dispositivo”. 

Feita a sincronização, é hora de conferir os dados. O mesmo procedimento também pode ser feito para tablet ou iPod.

É interessante fazer esse procedimento no seu computador e não de terceiro, pois os seus dados podem ficar armazenados, abrindo a sua privacidade para outras pessoas. 

E outros dados, fotos e arquivos?

As sincronizações que citamos acima acabam possibilitando que a pessoa possa escolher quais arquivos ela deseja transferir. Tanto fotos, como a agenda de contatos e outros arquivos estão inseridos nesse contexto. 

Uma dica interessante é você sempre armazenar seus dados na nuvem, nas contas Google, por exemplo e não na memória do celular. Assim você consegue fazer a transferência de forma ainda mais facilitada e sem ter o risco de ter algum dado faltando. 

Se você tem um aparelho que é Android e está trocando por outro que seja iPhone, por exemplo, ter uma conta na nuvem com seus dados é o que pode fazer diferença para que você não perca suas informações. Então, é aconselhado que você transfira todos os seus dados para a nuvem antes de fazer a transição e garantir que tudo esteja em ordem. 

Você viu nesse texto:

  • Para começar a transferência dos dados de celular para celular é necessário verificar o tipo de sistema;
  • Muitas vezes a transferência é feita de forma automática e/ou intuitiva manualmente;
  • Você pode optar pelos dados que deseja transferir;
  • Armazenar as informações e dados em contas Google (nuvem), por exemplo, é uma forma de facilitar a transferência de dados. 

Mais sobre celular e tecnologia

Está pensando em trocar de celular, mas não sabe ainda como escolher o seu novo aparelho?

Optar por um aparelho antigo que esteja a venda no mercado pode ser uma boa opção para quem está procurando qualidade. E esse pensamento é mais comum do que você imagina. Quer um exemplo?

Muita gente comercializa as versões mais antigas do iPhone para conseguir comprar os novos modelos. Então, quem nunca teve esse tipo de celular pode acabar experimentando o aparelho sem ter que pagar o valor cheio e muitas vezes alto de um aparelho novo. 

Então, para que você possa saber mais sobre esse assunto, a ObaBox traz uma recomendação de texto para te ajudar na leitura. Leia o nosso post Celular usado: Vale a pena comprar um? E o que fazer com o seu smartphone usado? E saiba mais. 

Esperamos que goste da leitura! 

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto com quem também trocou de celular e quer saber como transferir todas as informações para o novo aparelho e sem perder nada.