Seja qual for o seu pet, temos certeza que ele faz parte da família, não é mesmo? Mas sabemos que, apesar do imenso amor que você sente, pode ter que lidar com um desafio: você sabe como limpar pelos de animais?

Questões como a raça do animal estão entre as que influenciam a quantidade de pelo perdida diariamente e isso é natural. Você precisa ter atenção, porém, à alimentação e à saúde de seu animal para se certificar de que não há mais nada por trás da queda da pelagem.

Sabendo disso, vamos às 10 dicas de limpeza para manter a casa, os móveis e as roupas livres dos pelos do seu pet. Acompanhe!

Para limpar o piso

1. Prefira utilizar um aspirador de pó 

Varrer os pelos está longe de ser a melhor dica de como limpar pelos de animais que ficam espalhados pelo chão da casa. Entre os motivos estão o fato de que pelos mais curtos podem acabar sendo lançados ao ar e que os demais podem se prender à vassoura, tornado o processo de limpeza mais demorado e trabalhoso.

Uma das melhores saídas para você que está descobrindo como limpar pelo de cachorro ou de gato é contar com um bom aspirador de pó. No mercado, você encontra modelos de aspirador que foram especialmente desenvolvidos para esse tipo de limpeza, tendo uma potência maior para sugar os pelos.

Você também tem a opção de contar com um aspirador robô que, inclusive, possuem rotinas de faxinas pré-programadas e passam pano! Se o seu pet solta muitos pelos e isso lhe causa incômodo, ter um equipamento capaz de fazer o serviço de limpeza por você pode ser a solução ideal.

Por fim, se você já tem um aspirador de pó em casa, pode pesquisar sobre a possibilidade de comprar um “bocal pet” que seja adequado à marca e ao modelo. Esse tipo de bocal tem formato específico para facilitar a remoção dos pelos que ficam pelo chão da casa;

2. Tenha pedra pomes para limpar o carpete

Se você tem carpete ou tapete de pelo curto em casa, uma boa dica de como limpar pelo de animais é utilizar uma pedra pomes. A ideia é ir passando a pedra sobre a superfície, sem exagerar na pressão exercida, para “varrer” os pelos.

Na verdade, os pelos do animal que estiverem presos no carpete vão sendo arrastados pela pedra pomes. O objetivo é aglomerá-los em um mesmo local ou em vários montinhos para que seja mais fácil retirá-los;

3. Recorra ao amaciante de roupas

Outra opção que você tem para limpar carpetes e alguns tipos de tapete é fazer uma mistura de amaciante e água para borrifar na superfície. Para tanto, você deve usar uma parte do produto e três de água em um borrifador.

Basta aplicar a mistura por todo carpete ou tapete até deixá-lo levemente úmido e aguardar secar. O processo deve demorar cerca de 30 minutos e, nesse período, é importante que seu pet não se aproxime da superfície que está sendo higienizada.

Uma vez que o carpete ou tapete estiver seco, você pode remover os pelos do animal com um aspirador. O que acontece é que o amaciante faz com que os pelos se desgrudem da superfície, fazendo com sejam mais facilmente sugados pelo aspirador;

Para limpar móveis e afins

4. Use luvas de borracha ou tecido de microfibra

Luvas de borracha levemente molhadas ― dessas que muitos utilizam para lavar louças ―, assim como panos de microfibra, conseguem “atrair” os pelos dos animais que estejam em superfícies com o sofá de sua casa.

Para facilitar a limpeza com as luvas, você pode contar com um borrifador de água para ir umedecendo-a conforme avança no processo de retirada dos pelos. Em todo caso, é sempre bom verificar o estado das luvas para retirar o excesso de pelos antes de seguir passando-a sobre o sofá.

Como você pode deduzir, a combinação de borracha e água é que faz os pelos grudarem. No caso do pano de microfibra, é a estática que atrai a pelagem solta dos animais;

5. Tenha um aspirador portátil

Outra opção para limpar o sofá e outros móveis é contar com um aspirador de pó portátil como o ObaClean. Por serem de fácil manuseio, esse tipo de equipamento permite que você faça a limpeza de diferentes superfícies, alcançando cantinhos, curvas e pontos altos;

6. Utilize esponja seca para limpar cortinas

Se seu pet é daqueles que adora se enroscar nas cortinas, vai ser bom descobrir como limpar pelo de animais grudados nelas, não é mesmo? Uma boa dica é usar uma esponja seca e esfregá-la cuidadosamente, sempre na mesma direção.

Ao juntar os pelos, você pode retirá-los com a mão ou recorrer à dica do aspirador portátil para facilitar a tarefa;

7. Aposte no uso de um lustra-móveis 

Pode não ser muito comum, mas a pelagem dos animais também pode grudar em móveis de madeira. Usar um lustra-móveis é uma forma prática de tirar esses pelos e, de quebra, deixar a peça com uma aparência mais bonita;

Para limpar suas roupas

8. Tenha um rolo ou fita adesiva à disposição

Tem muita “mãe” ou “pai” de pet que não liga de sair por aí com pelos do bichano grudados na roupa. Se este não é o seu caso ou você quer saber o que fazer em ocasiões especiais, saiba que a dica de como tirar pelo de animais é bem simples.

No mercado, você encontra rolos adesivos que facilitam muito a limpeza das roupas. Direto do próprio corpo ou, de preferência, com a roupa sobre uma superfície, basta passar o rolo que os pelos se grudam na cola da ferramenta.

Os rolos são reutilizáveis porque contêm várias camadas de folhas adesivas que são descartáveis. Assim, no momento de utilizar novamente, você retira a folha usada para ter acesso a uma novinha e cheia de cola.

Outra opção é apostar nas fitas adesivas, em especial as mais grossas porque são mais práticas. O princípio é o mesmo: fazer com que os pelos que estão na roupa se grudem na fita para promover a limpeza;

Dica extra sobre a limpeza de pelos

9. Atenção aos produtos escolhidos

Fora os motivos naturais, animais de estimação podem soltar pelos em excesso em razão de algum processo alérgico. Se você suspeita que isso está acontecendo, procure um veterinário para a definição do tratamento adequado.

Se, desde já, você quer uma dica para evitar um problema assim, evite usar em casa produtos de limpeza com fragrâncias muito acentuadas. Os animais são mais sensíveis do que nós e podem reagir mal a elas;

10. Escove os pelos de seu pet

Para finalizar, mais uma dica de cuidados com seu pet ― e não propriamente uma dica de como limpar pelo de animais: escove a pelagem de seu animalzinho regularmente.

A troca do pelo faz parte da vida de todos os cães e gatos. Ao escová-los, retiramos logo aqueles fios que estão prontos para cair ou até que já caíram, mas estão grudados ao corpo do animal. Isso faz com que boa parte dos pelos seja removida controladamente, evitando que se espalhem por todos os cantos da casa.

Você tem alguma outra dica sobre como limpar os pelos dos pets? Compartilhe conosco nos comentários!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *