Quem nunca teve que dar um jeito por si mesmo em algum imprevisto fora de hora que apareceu e que precisou de conserto, que atire a primeira chave de fenda. E nem sempre é fácil lidar com essas situações. É preciso estar preparado com as ferramentas necessárias. 

Só que quando a quantidade dessas ferramentas começa a virar um caos dentro de casa e não se sabe mais onde guardar todas elas, dá até vontade de se desesperar. Mas calma! Esse problema tem solução.  

Se você já não aguenta mais conviver com a bagunça e quer colocar um ponto final na falta de organização, seus problemas acabaram! Com esse texto vamos trazer as principais dicas que você precisa saber na hora de organizar as suas ferramentas. 

Esperamos que você goste da leitura de hoje!

Bagunça? Tem solução!

Olhar uma bagunça de perto ou de longe traz a mesma sensação: vontade de sair correndo por não saber como resolver o tamanho desse problema. 

Mas a verdade é que por mais que esse problema pareça sem solução, estamos aqui para dizer que ele tem, mas é necessário paciência e uma boa estratégia, tanto para começar a arrumar tudo, quanto para não deixar mais a bagunça chegar em níveis “extraordinários”. 

Antes de começar a tocar em tudo que está amontoado, espalhado por aí, que tal fazer uma breve avaliação? Claro, leve o tempo que precisar, mas comece pensando se você precisa mesmo de todas as ferramentas que possui

Muitas vezes é comum fazer compras por impulso, o que leva ao acúmulo e a ferramenta sem uso. Quantas vezes você deve ter comprado algo que ficou encostado no armário de casa sem ao menos sair da caixa? É mais comum do que parece e você não está sozinho(a) neste “hábito”. 

Depois de começar o processo de desapego e caso estejam em bom estado, avalie se não vale a pena vender esses itens, doá-los e em último caso descartá-los. É uma boa oportunidade para conseguir um dinheiro extra ou ajudar quem precisa. Gentileza gera gentileza. 

Feito isso, é hora de partir para o ataque, no bom sentido, claro. Trace um cenário na sua cabeça de como você pode organizar as suas ferramentas desde que elas não ocupem espaço demais e estejam à sua vista. 

Logo abaixo separamos algumas dicas de como utilizar o seu espaço com mais praticidade, independente do local que você precise organizar dentro da sua casa ou ambiente comercial. 

6 dicas práticas de como organizar ferramentas

Saiba agora como organizar com dicas simples as suas ferramentas de DIY de modo que você não precise mais se preocupar com bagunça por um bom tempo. Confira. 

1. Você já pensou em um painel?

Um painel pode ser uma excelente maneira para manter os seus itens organizados e à sua vista, o que facilita bastante para saber o que você tem em mãos em caso de uma necessidade. 

Existe uma série de painéis de madeira e pallets que podem ser pendurados até na parede, economizando ainda mais espaço e facilitando que você encontre os seus itens. 

2. E a clássica caixa de ferramentas?

A caixa de ferramentas é uma tremenda “mão na roda” quando o assunto é organização. Além de ser fácil de encontrar em mercados e lojas especializadas de construção, existem diversos modelos que permitem que até dentro da caixa você consiga encontrar mais facilmente os itens que você precisa.  

Também é possível comprar uma caixa de ferramentas mais simples, ou seja, sem divisória e comprar as próprias para personalizá-la de acordo com as suas necessidades. 

3. Ferramentas à vista!

Nós já tínhamos aproveitado para dar uma dica de como utilizar os painéis em benefício próprio na hora de organizar as suas ferramentas. 

Porém, não são apenas os painéis que fazem muito bem esse papel. As estantes e até pequenos armários abertos também permitem que você consiga perceber facilmente as suas ferramentas. 

Outras dica são suportes magnéticos pendurados na parede que como um imã conseguem guardar instrumentos metálicos. 

4. Até o banco pode ajudar

Existem bancos que além de acomodarem também possuem espaço em suas bases para guardar itens. É uma excelente maneira de decorar, economizar espaço e de quebra ainda manter o ambiente longe da desorganização. 

5. Não esqueça de dar nome!

Essa é uma dica especial para quem prefere guardar seus itens e ferramentas de DIY em vários espaços ou para quem possui muitos deles espalhados pela casa. 

Nomear estantes, prateleiras e quaisquer espaços ajuda e muito na hora de reconhecer onde cada ferramenta está. Às vezes um simples adesivo com o nome é o suficiente para ajudar nessa função. 

6. Até o quartinho da bagunça precisa de cuidados

Mesmo para quem é adepto do quartinho de bagunça precisa saber que o espaço também pode ser organizado com precisão. 

Então, a nossa dica é que dependendo do tamanho do espaço, utilizar a criatividade é essencial para a organização. Quer uma sugestão? Organize seus menores objetos, como lápis, pincéis, entre outros, dentro de latas que podem ser reaproveitadas para guardar itens

Além disso, dá para organizar mais alguns itens em frascos de plástico para que o conteúdo seja mais fácil de reconhecer. Em alguns casos, esses frascos podem até serem parafusados em estantes, por exemplo. 

Para ferramentas maiores, tubos de PVC podem ser excelentes aliados para armazenar esses itens. Ao serem pregados na madeira, podem dar suportes a instrumentos como pás, enxadas, ancinho, rodo e até vassoura. 

Mais dicas para você

Se você é do tipo que adora colocar a mão na massa na hora de transformar a sua casa, deve gostar de saber quais as melhores ferramentas que você pode ter para te ajudar no seu “faça você mesmo”. 

Então, para te ajudar nessa missão, trazemos a indicação de leitura do texto 10 ferramentas que você precisa ter em casa se adora fazer DIY para você saber tudo sobre esse assunto. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou desse conteúdo? Então, não guarde apenas para você. Ajude-nos compartilhando em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como organizar ferramentas e se livrar de uma vez da bagunça dentro de casa.