Em tempos de tantas incertezas, a meditação guiada pode ser uma alternativa para conseguir se manter são. Mas se você ainda não sabe como meditar, você não precisa se preocupar.

A ObaBox traz hoje dicas para você começar hoje mesmo e os benefícios que a meditação pode trazer para a sua vida. 

Seja por meio da meditação guiada ou feita você mesmo(a), saiba que essa prática pode mudar a maneira como você verá o mundo. Então, que tal dar o primeiro passo? 

Esperamos que goste da leitura!

Como meditar?

O ato da meditação envolve mais do que ficar sentado com os olhos fechados por alguns minutos.

É uma questão de consciência. Algumas pessoas podem se mostrar um pouco reticentes em relação a prática, pois não acreditam que conseguem passar mais do que alguns segundos em silêncio e concentradas em si mesmas e na própria respiração. 

Porém, a meditação é uma questão de prática.

A primeira dica é começar com poucos minutos por dia e ir aumentando à medida que a pessoa se sente mais confiante.

Além disso, os pensamentos que ocorrem dentro da mente no momento da meditação são comuns. A meditação não envolve a ausência do pensar, mas a observação do que acontece na mente, nas emoções e sobre o que está em volta. 

Se você preferir, a meditação pode ser feita por mantras. É o caso dos mantras que podem se entoados na meditação transcendental

Mas se você for mais chegado(a) no silêncio, práticas como a meditação Budismo kadampa pode te ajudar a encontrar no silêncio a resposta para as suas dores pessoais. 

A prática

Preparamos um passo a passo para você começar a experimentar a meditação e entender como ela pode ajudar o seu organismo e a sua saúde mental. 

  1. Prepare o lugar ideal: A meditação envolve disciplina. Não adianta você meditar em algum local que está desorganizado, pois isso pode trazer aflição e inquietação. Por isso, vá para um lugar onde você se sinta confortável e possa meditar de forma concentrada. 
  2. Busque inspiração: Locais com natureza ou então com entrada de luz natural podem ajudar na prática de meditação. Isso faz com que a pessoa esteja mais integrada ao seu meio, podendo se concentrar ainda mais. 
  3. Tente meditar em um local onde você não irá se distrair: O local pode ser ideal e bonito para começar a sua meditação, mas se tiver barulho, pode ser que você não consiga focar o suficiente para a prática. 
  4. Tente colocar uma rotina em sua meditação: reserve um horário especial para você começar a meditar todos os dias. Dessa forma o seu cérebro irá se habituar com a tarefa, gerando mais conforto para repeti-la ao longo da semana. 
  5. Comece aos poucos: Muitas pessoas acreditam que para meditar é necessário passar horas de olhos fechados. Mas isso não é verdade. Para a prática ter sucesso, é necessário que você utilize poucos minutos para ganhar confiança e conseguir prosseguir. 2 minutos por dia é o suficiente para iniciantes. 
  6. Se coloque em posição confortável: A maioria dos praticantes de meditação preferem fazê-la sentados. Porém, há também a possibilidade de você meditar deitado. É importante manter a postura e se concentrar na sua respiração. 
  7. Se concentre em sua respiração: A respiração será o seu eixo para a meditação. É a partir dela que você vai começar a perceber como seu corpo está reagindo ao momento. Também é onde você conseguirá encontrar o equilíbrio e a calma. 

Os benefícios da meditação

A meditação é um divisor de águas para quem começa a sua prática dentro da rotina. Além de aliviar sintomas de estresse, também traz alívios para pessoas que sofrem com a depressão e ansiedade. 

Além disso, também ajuda na criatividade, na melhora da postura, da respiração, na diminuição da pressão sanguínea, além de melhorar o sono e a capacidade de ter foco.

É uma prática recomendada por médicos e especialistas para quem leva uma vida agitada ou para quem deseja trazer um novo sentido para a própria vida. 

Aplicativos de meditação guiada

Precisa de uma ajudinha para começar? Sem problemas! Conheça os aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. 

  1. Medite.se: Totalmente em português, possui várias funcionalidades, além da função de poder convidar amigos para participar de sessões de meditação. Super fácil de usar. Está disponível para download em sistemas Android e iOS.
  2. Aura: Voltado a quem está iniciando a sua prática, traz meditações inéditas diariamente de até 3 minutos. No app é possível encontrar serviços personalizados de acordo com cada rotina. 
  3. Headspace: Um dos mais conhecidos aplicativos sobre o tema, está disponível para download em sistemas iOS e Android. A ferramenta traz sessões de meditação de até 10 minutos. Não é um aplicativo gratuito e é totalmente em inglês. 
  4. Breathe2Relax: Também totalmente em inglês, tem o foco em pessoas que sofrem com ansiedade e estresse. Traz exercícios de respiração que podem ser feitos do conforto da sua casa. O app está disponível em sistemas Android e iOS. 

Você viu nesse texto:

  • A meditação é uma prática que ajuda milhares de pessoas a encontrarem o equilíbrio em suas vidas;
  • Pode ser feito em casa ou no local que mais cause conforto para o praticante;
  • A meditação pode ajudar no alívio de sintomas de estresse, depressão e ansiedade.

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Em tempos de pandemia e quarentena fica complicado arrumar o que fazer. A atividade de artesanato pode ser uma ótima alternativa para quem está buscando ficar em paz e ser produtivo enquanto ainda precisa ficar em casa

Pensando nisso, a ObaBox traz duas dicas de leitura que podem te ajudar a colocar mão na massa para você se distrair e se divertir. Dê uma olhada em nossas sugestões. 

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Esperamos que goste da leitura! Depois nos conte como foi o resultado!

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