Se você chegou até esse texto provavelmente já deve ter tentado de tudo para conseguir uma maneira rápida e eficiente para limpar tapetes e deixá-los como novos, não é? 

Bom, se você já tentou e já está prestes a desistir, te pedimos para dar uma segunda chance e ler esse texto que preparamos especialmente para você sobre como limpar tapetes de uma forma eficiente e prática. 

Esperamos que goste das dicas de leitura! 

Limpar tapetes é mesmo tão importante?

Quando se tem tapetes em casa é essencial mantê-los limpos, não apenas para deixá-los com um aspecto bonito, mas também para evitar que tragam problemas que tiram o sono de muita gente. 

Os tapetes, principalmente os que possuem uma textura macia e felpuda, precisam de um cuidado especial, pois podem acumular muita poeira ao longo do tempo e esconder hóspedes indesejáveis, como pulgas e carrapatos.

Se você tiver um animal de estimação, então o cuidado com os tapetes deve ser redobrado. 

Além disso, com a falta de limpeza adequada, esses tapetes podem ficar com mal cheiro, o que pode ser tornar uma grande inconveniente para ambientes residenciais ou comerciais. 

Retirar manchas também podem ser um grande desafio, principalmente para encontrar o produto e maneira certa para que seja retirada integralmente sem danificar o material. 

Também é comum que algumas pessoas apresentem alergia aos tapetes. Porém, muitas vezes esse quadro se dá pela falta de manutenção dos mesmos e pelo acúmulo de ácaros que o tapete pode conter quando não limpo, prejudicando assim a saúde respiratória de muitas pessoas. 

Por isso, queremos provar para você que é possível limpar os tapetes e que para isso nem sempre é necessário usar diversos produtos, especialmente os químicos.

Confira abaixo as dicas que separamos para você para te ajudar nessa verdadeira missão. 

Dicas de como lavar tapetes e deixar a sua casa impecável

Saiba agora como limpar tapetes da melhor forma possível para preservar a limpeza, a saúde e o bem estar do seu ambiente. 

1. Evite produtos químicos

Pode até parecer brincadeira, mas os produtos químicos podem danificar o tecido do tapete, ainda mais quando se usa repetidamente o mesmo produto. 

Produtos naturais como o próprio sabão neutro ou detergente são ideais para fazer a limpeza correta do seu tapete sem danificá-lo. 

Os produtos químicos apenas são indicados em último caso quando todos os tipos de limpezas naturais já foram usadas e não houve o resultado esperado.

Nesse caso, é necessário buscar por uma solução química eficaz para resolver o problema. 

2. Use sabão de coco

O sabão de coco é um dos mais indicados para lavar qualquer tipo de tapete, desde o mais delicado até o mais resistente. Além de ter um cheiro agradável, consegue remover com mais facilidade odores e manchas

Em alguns casos e dependendo do tipo de tapete, você pode lavá-lo e deixá-lo de molho por algumas horas com o sabão de coco agindo para que manchas e odores sejam removidas. 

3. Aposte na limpeza à seco

Sem necessidade de usar qualquer produto químico, a limpeza à seco é uma das mais utilizadas para materiais como couro, fibra, acetinados, pele e estampados. Um exemplo de limpeza à seco é utilizar o aspirador de pó para poder aspirar a sujeira. 

Além disso, outra forma de limpeza à seco é deixar o tapete no sol por cerca de algumas horas. Isso contribui para que bactérias e ácaros sejam exterminados. 

Para remover as manchas nesse caso, você pode usar bicarbonato de sódio ou amido de milho. Ambos são excelentes aliados para poder exterminar com a umidade que o tapete também absorve ao longo do tempo. 

4. Use água quente

A água quente também é uma importante aliada na hora da remoção de manchas e também para a limpeza mais profunda de bactérias, ácaros e limpeza de gordura. 

Deixar o tapete mergulhado por algumas horas na água quente pode trazer um resultado positivo para a limpeza. Se for necessário, pode ser adicionado à água quente o sabão de coco ou um detergente neutro de sua preferência

Uma esponja macia molhada com água quente e sabão neutro também pode ajudar na remoção de manchas e gordura da superfície do tapete. Esfregue com cuidado na direção da mancha e em seguida deixe de molho.

5. Faça uso do pano umedecido

O pano umedecido também pode ser uma boa aposta quando se quer fazer a manutenção do tapete que acabou de ser limpo. 

Essa medida funciona muito bem para carpetes e tapetes ásperos, pois o pano umedecido não tem risco de deixar a superfície com a sensação de molhada ou úmida, propiciando o acúmulo de bactérias. 

6. Borrife vinagre

O vinagre é um dos melhores aliados na hora da limpeza. Além de conseguir ajudar na limpeza do tapete, também é excelente para manter microorganismos longe do ambiente para que não se proliferem. 

O cheiro do vinagre também não fica por muito tempo, o que não contribui para que o tapete fique com mau cheiro. Além disso, é excelente para remoção de manchas. 

7. Limpe seu tapete quinzenalmente

Uma limpeza ideal para tapetes é a cada semana. Porém, com o tempo corrido, uma limpeza quinzenal pode ser o suficiente para manter o tapete limpo. 

A manutenção da limpeza pode ser feita uma vez na semana por meio da limpeza à seco ou por meio de um pano úmido com água ou vinagre diluído em água. 

Mais sobre casa e conforto

Deixar as janelas impecáveis e limpas é uma tarefa e tanto. São tantos produtos e tantas promessas de limpeza rápida e eficaz que fica até difícil decidir qual é a melhor. 

Mas e se a gente te contasse que com dicas simples você consegue deixar a sua janela com toques de limpeza bastante práticos e fáceis?

Quer saber como? Não deixe de conferir o texto Aprenda a limpar as suas janelas de casa com essas 7 dicas que preparamos para você. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou desse conteúdo? Então, que tal compartilhar esse texto nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam dessas dicas de como limpar tapetes?

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *