Quando surge uma mancha no sofá ou ele mesmo fica sujo com o passar do tempo, muita gente já pensa que é hora de trocar de móvel. Afinal, é tão difícil limpá-lo e mantê-lo como novo que alguns pensam que é mais fácil comprar outro. 

Porém, para te provar que essa ideia pode estar errada, preparamos esse texto para ajudar que você mesmo limpe o seu sofá sem dificuldade e o mantenha sempre em ordem. 

Vamos falar também sobre os melhores produtos para esse tipo de situação e quando é o melhor momento para recorrer para uma empresa para esse tipo de serviço. 

Esperamos que goste da leitura!

Limpar sofá? Você pode!

Por mais que existam boas empresas por aí especializadas em limpezas de sofá, essa é uma tarefa que você mesmo pode fazer. E mais: sem tanta dificuldade quanto parece. 

Dependendo do tipo de sujeira, não é nem necessário mover o móvel para concluir a limpeza com sucesso. De onde está posicionado o sofá é possível fazer uma boa limpeza e usá-lo como novo. 

Para isso, é necessário levar em conta uma série de fatores, como: o tecido, o tipo de mancha e o produto a ser utilizado para essa tarefa. Então, para entender melhor sobre o assunto, falaremos abaixo sobre esses detalhes individualmente.

Confira:

  • Sobre o tipo de tecido: O tipo de material utilizado no sofá faz toda a diferença para limpar o móvel. Um sofá de couro, por exemplo, pode ser mais fácil para remoção de uma mancha do que um de tecido. Porém, o sofá de tecido pode requerer mais cuidados para que a mancha não se espalhe ou marque definitivamente o móvel. 
  • Sobre a mancha: Algumas manchas podem precisar de uma atenção a mais para serem removidas. É o caso das manchas de molho de tomate por exemplo. A ação para removê-la pode precisar de produtos especiais que resolvem o problema sem danificar o sofá. 
  • Sobre o produto: Nem sempre água é a solução para limpar o sofá. Produtos especiais de limpeza podem ser usados, dependendo da situação, para que a remoção seja total. É o caso de produtos de limpeza, ou vinagre e bicarbonato. 

Como limpar sofá

Vamos falar agora sobre algumas alternativas simples que podem ser utilizadas para deixar o seu sofá limpo como novo:

Limpeza a seco

A limpeza a seco é muito eficaz quando se deseja retirar poeira do sofá, tanto em uma parte como ao todo. Pode ser feita por meio de um aspirador, como o ObaClean, por exemplo (se você ainda não conhece, precisa conhecer).

Em alguns casos, recomenda-se que o sofá seja exposto ao sol para que a poeira saia com o calor. Esse tipo de limpeza pode ser feita em praticamente todos os materiais para sofá, do couro ao tecido. 

Limpeza úmida

Limpeza recomendada para manchas específicas ou para o todo quando o sofá é de couro. Nesse caso, recomenda-se utilizar água, detergente, vinagre e líquidos específicos para a limpeza.

É necessário ver a compatibilidade do produto com o tecido do sofá para que o tecido não estrague. 

Lavagem

Recomendada em último caso para que a água não danifique a estrutura interna do sofá, como madeira e molas, esse tipo de limpeza pode ser feito com um profissional.

Dessa forma, garante-se que o móvel seja preservado em sua parte interna e a limpeza seja feita corretamente, sem ter a chance do móvel voltar úmido. 

Além da lavagem, serviços como impermeabilização e hidratação de estofados ajudam a manter a vida útil do seu sofá por muito mais tempo. Sem contar que a sujeira leva mais tempo para entrar no tecido, garantindo que a limpeza permaneça. 

Como conservar o sofá limpo

Após feita a limpeza, para manter o sofá limpo alguns cuidados são essenciais para que ele continue como novo:

  1. Evitar comer sentado ou deitado no sofá para evitar o risco de que o alimento caia e se espalhe;
  2. Não sentar com os pés sujos ou com o tênis em cima do estofado para não sujá-lo;
  3. Manter animais distantes do móvel para que pulgas não se proliferem e o pelo não suje o sofá;
  4. O sofá não precisa de sol sempre. Evite deixá-lo exposto para não causar o desgaste do tecido;
  5. Mantenha o sofá limpo com limpezas a seco feitas com o aspirador;
  6. Se não conseguir limpar uma mancha, não insista com mais produtos para não aumentá-la. Procure a orientação e o serviço de limpeza de um profissional;
  7. Para manchas simples, misturas práticas de água e vinagre ou água e bicarbonato podem ser suficientes para limpá-las de forma efetiva.

Você viu nesse texto:

  • Dá para limpar e manter o sofá limpo de maneira simples e prática;
  • Para limpar o sofá é necessário ter cuidado com a estrutura externa e interna do móvel;
  • Limpeza a seco feita por um aspirador como o da ObaClean, por exemplo, pode ajudar a manter o sofá limpo por muito mais tempo;
  • Lavagem é indicada em último caso e com profissionais que conhecem como fazer o processo;
  • Misturas simples como água e vinagre podem ajudar a limpar manchas simples;
  • O tipo de tecido é fundamental para saber como limpar o sofá;
  • Escolher o produto mais adequado é necessário para que a sujeira não aumente;
  • Conservar o sofá limpo é simples e medidas como não comer no sofá e evitar pés com calçado ajudam na manutenção. 

Mais sobre limpeza e decoração

Para quê complicar a sua limpeza com produtos que não ajudam em nada se você pode limpar o ambiente que você precisa em poucos minutos?

Essa é a proposta da ObaSpin, produto exclusivo da ObaBox para ajudar quem precisa de uma mãozinha (ou esfregadinha) na hora da limpeza. 

Quer conferir os benefícios desse lançamento? Então, não deixe de conferir o texto que preparamos para você ObaSpin, a escova elétrica de limpeza super prática explicando cada um deles. 

Esperamos que goste da leitura e da dica!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem precisa saber como manter o sofá limpo e novinho sempre.

Share:

3 Comments

  • Alecio Silveira, 17 de maio de 2020 @ 01:17 Reply

    Vocês estão de parabens

  • Jaqueline Silveira, 17 de maio de 2020 @ 11:20 Reply

    Parabens . Gostei muito da empresa e do profissionalismo de vocês. Deixo aqui meu elogio

  • Carlos Felix, 17 de maio de 2020 @ 14:35 Reply

    Parabens pessoal do site. Achei excelente o trabalho da empresa e da forma que lidam com seus clientes. sucesso a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *