Você lembra quando era o rejunte de sua casa quando tudo ainda era novinho? Tem na memória a imagem de um rejunte clarinho e sem manchas, diferente do que vê por aí hoje em dia?

É normal. Com o tempo, sujeiras se acumulam, formam manchas e até escurecem o rejunte. Um processo que, muitas vezes, não é uniforme e acaba fazendo com que o aspecto indesejado se destaque, mas isso tem solução.

Siga em frente com a leitura do post para saber como recuperar a beleza do seu revestimento!

Evite produtos abrasivos

A primeira dica de limpeza de rejunte que temos é para que você evite produtos que sejam muito abrasivos.

Deixar o revestimento dos azulejos limpo como novo pode ser desafiador. É comum que produtos normalmente usados para faxina não deem conta do recado, o que aumenta nossa sensação de que vai ser preciso algo bem potente para remover manchas e seu aspecto encardido.

Geralmente, é essa dificuldade que vem atrelada a um trabalhoso esfrega-esfrega que faz muita gente apelar para produtos que, no fim das contas, podem danificar o rejunte.

Para evitar esse problema que só vai comprometer ainda mais o visual dos ambientes, evite também:

  • Sabão em pó;
  • Água sanitária;
  • Acetona;
  • Soda cáustica;
  • Ácidos.

Aposte em “produtos caseiros”

Se você acompanha o blog da Obabox, sabe que vira e mexe mencionamos produtos e misturinhas caseiras em nossas dicas de limpeza. Não seria diferente dessa vez!

Esses produtos e misturas feitas com “ingredientes” que costumamos ter em casa não servem apenas para que a gente economize com as compras no supermercado. Muitos têm real poder de higienizar, remover manchas e devolver o brilho e o aspecto de novo.

Limpeza com vinagre

O vinagre é um grande aliado de quem faz faxina, sendo indicado especialmente para o rejunte de porcelanato. Confira abaixo:

  • Aplique o vinagre de álcool claro por todo o rejunte e deixe agir por 20 minutos;
  • Caso o vinagre segue no rejunte nesse intervalo de tempo, borrife um pouco de água e mais vinagre na área em questão;
  • Passados os 20 minutos, esfregue o rejunte com o auxílio de uma escovinha (pode ser até uma escova de dentes usada) ou uma esponja;
  • Jogue água sobre toda a superfície para remover o vinagre e os resíduos;
  • Termine a limpeza como de costume.

Limpeza com bicarbonato

Outro velho conhecido de quem já faz misturinhas caseiras é o bicarbonato, mais um aliado na limpeza do rejunte dos azulejos. Veja:

  • Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Não precisa ser uma pasta densa, mas não deve ficar muito aguada;
  • Com um pano ou uma escovinha (novamente, vale usar uma escova de dentes), passe a mistura sobre o rejunte/
  • Deixe o bicarbonato agir por cinco minutos e, em seguida, esfregue o revestimento;
  • Jogue água sobre toda a superfície para remover o bicarbonato e os resíduos;
  • Finalize a limpeza como de costume.

Limpeza com água oxigenada

Se a situação está complicada por aí e você precisa de algo mais potente para fazer a limpeza do rejunte, tem ainda mais uma opção de misturinha caseira que pode ajudar.

  • Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água oxigenada (a mesma que é utilizada para limpar machucados);
  • Com o auxílio de um pano ou de uma escovinha, aplique a mistura sobre o rejunte;
  • Deixe a mistura agir por cerca de cinco minutos e, na sequência, esfregue para remover a sujeira;
  • Jogue água sobre toda a superfície;
  • Termine a limpeza como de costume.

Atenção: Essa é uma misturinha mais potente e pode, inclusive, ser considerada abrasiva para determinados revestimentos, como o porcelanato. Por isso, se preferir não arriscar, experimente primeiro as “receitas” anteriores.

Faça manutenção esporádica

A ideia de que limpar rejunte dá trabalho faz muita gente se dedicar a essa tarefa só quando as manchas surgem. Não caia nessa! Uma vez por semana ou ao menos cada 15 dias, repita a aplicação do vinagre ou do bicarbonato de sódio com água.

A verdade é que ninguém precisa esperar uma crosta escura se formar para se dedicar à limpeza do revestimento, não é mesmo? Quanto mais acumulada está a sujeira, mais difícil é removê-la. Por isso, vale a pena apostar em uma manutenção.

Vale lembrar que o vinagre e o bicarbonato podem ser utilizados em outros processos de limpeza da casa. Assim, considere incluí-los na rotina de faxina para que o cuidado com o rejunte seja apenas mais um passo e não um evento para o qual você precisa se programar para cumprir.

Aplique um selador de rejunte

Essa dica não é necessariamente sobre a limpeza do rejunte, mas para manter o bom resultado por mais tempo e, de quebra, evitar que o revestimento se desgaste rápido demais.

A sugestão é que, uma vez por ano, você faça a aplicação de um selador de rejunte para manter frestas impermeabilizada, impedir infiltrações e aumentar a durabilidade do rejunte e da parede ou piso de azulejos.

Para isso, recomendamos que você faça uma boa pesquisa e até peça orientações de especialistas sobre o selador correto para o tipo de rejunte que você tem em casa, ok?

Mantenha o ambiente ventilado

Ainda, vale se lembrar de manter os ambientes bem arejados sempre que possível. As manchas que se formam no rejunte são, muitas vezes, causadas por fungos que dependem da umidade para sobreviver.

Com isso, manter uma boa circulação de ar tende a evitar que um ambiente úmido se crie, ajudando a manter o rejunte branco ou na cor original por mais tempo.

Limpe a sujeira o mais rápido possível

Sobretudo se falamos de um rejunte branco, tão logo alguma sujeira se forme, limpe-a. Essa dica se encaixa especialmente para a limpeza de pisos, mas não deixa de ser válida para paredes.

Tenha em mente que líquidos ou outro tipo de resíduo que entram em contato com o rejunte podem alterar a pigmentação do mesmo. Rejuntes brancos podem se tornar amarelados mais facilmente se a limpeza é sempre deixada para depois.

No fim das contas, ter de se preocupar com a limpeza do rejunte é acrescentar mais uma tarefa à lista de afazeres de casa. A princípio, pode parecer inconveniente e até trabalhoso, mas com a manutenção, a satisfação de ver o revestimento bonito feito novo vem!

Gostou do post e está pensando no uso de acessórios para auxiliar nessa limpeza? Leia também: Escova Elétrica Para Limpeza: Por que Vale a Pena Ter Uma!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *