Saber o jeito certo de como limpar quarto é essencial para ter uma boa noite de sono. A poeira acumulada, além da sujeira de modo geral pode prejudicar muito a saúde de quem dorme, pois a pessoa acaba respirando partículas que podem fazer mal ao organismo. 

Por isso, no texto de hoje resolvemos trazer as principais dicas para te ajudar a saber como limpar o seu ambiente da melhor maneira possível. Tudo com dicas simples e que você e a sua família podem fazer sem a menor dificuldade. 

Confira as nossas dicas e fique por dentro sobre tudo do assunto. Esperamos que goste da leitura!

A maneira certa de como limpar quarto

Dependendo do ambiente, manter o quarto arrumado e limpo pode ser desgastante. São muitos objetos para organizar e limpar tudo pode dar um trabalho e tanto. 

Porém, algumas medidas básicas podem te ajudar a tornar essa tarefa ainda mais simples.

Por exemplo, não adianta separar apenas um dia para arrumar tudo e deixar o quarto um brinco se você não está com disposição para isso. Então, a melhor coisa que você pode fazer é distribuir essa função ao longo da semana. Um dia limpando gavetas, no outro organizando os livros e por aí vai. 

Também é necessário observar e planejar a sua limpeza. Muitas vezes as pessoas podem começar limpando o quarto varrendo e passando um pano úmido no chão.

Porém, estantes cheias de poeira ao serem limpas podem acabar sujando novamente o chão que acabou de ser limpo. Então, vale a pena começar a organização de forma prática, do micro para o macro. 

Roupas sujas? Saiba o que fazer com elas!

Você também pode começar a sua limpeza pelas suas roupas acumuladas. Pegue um cesto, coloque todas as roupas sujas ali e as dispense para a máquina de lavar. Assim você terá mais espaço para poder organizar suas coisas.

E você não precisa colocar tudo para lavar naquele momento. Apenas livre-se temporariamente da tarefa das roupas sujas para conseguir ver o seu ambiente mais livre. A mesma dica vale para lixo acumulado.

Separe um cesto de lixo para jogar fora tudo o que não serve mais. Se possível, faça uma vistoria nos bolsos das roupas e veja se há algo que pode ser descartado. 

E os objetos?

Se a bagunça for muito intensa dentro do quarto, provavelmente você vai encontrar diferentes objetos dentro do cômodo que certamente não pertencem a ele. É o caso de xícaras ou pratos que pertencem ao ambiente da cozinha. Separe esses objetos e os leve até o local de destino. 

Já para os objetos que pertencem ao quarto, armazene perto de outros que façam sentido. Exemplo: livros com livros, canetas em estojos e perto de caderno. Dessa forma fica mais fácil localizar onde tudo está, deixando o ambiente mais organizado.

Passando um paninho

Mesmo organizando os objetos e guardando-os no local ideal nada melhor do que deixá-los limpos. Por isso, passe um pano úmido nos objetos para retirar a poeira. Tenha cuidado com objetos que mancham e molham, como é o caso de livros, ou aparelhos que possam queimar, como celular e notebook. 

Em alguns casos recomenda-se passar apenas o pano, sem estar úmido ou molhado, principalmente para eletrônicos. Um espanador também pode resolver o problema de poeira acumulada. 

Mais dicas práticas

  1. Não esqueça de limpar os espelhos: Os espelhos são objetos que sujam com facilidade. Por isso, para trazer um maior senso de organização é sempre importante deixá-los limpos. Um pano úmido pode ajudar nesse trabalho. 
  2. Utilizando o aspirador de pó como aliado: A limpeza só fica completa quando o aspirador de pó entra em ação. Para garantir uma melhor limpeza, varra a casa e forme pequenos montes de poeira para que o aspirador faça o arremate final, limpando a sujeira. 
  3. O teto também acumula sujeira: Muitas vezes nos preocupamos em limpar o chão, mas o teto também acumula sujeira. Se possível, passe um aspirador ou pano úmido para conseguir o resultado ideal. 
  4. Descarte os objetos quebrados: O apego material pode acabar causando ainda mais desorganização em casa. Por isso, o que não tem conserto precisa ser descartado para liberar mais espaço. 
  5. Pintura também é limpeza: Pintar o quarto também é uma excelente forma de renovar o astral do cômodo e trazer a sensação de limpeza à tona. Por isso, se possível aposte na tinta que você mais gosta e mãos à obra. 

Diferentes tipos de quarto: um cuidado diferente

Para cada quarto existe uma forma adequada para limpá-lo. Se você não sabia disso, descubra agora alguns exemplos que podem te ajudar a manter o seu ambiente sempre bonito e saudável. 

Limpando quarto de bebês e crianças

  1. Decoração faz parte da limpeza: apostar em uma decoração clean pode ser sinônimo de limpeza. Além de ajudar a reconhecer quando uma sujeira pinta no ambiente, também traz maior sensação de organização.
  2. Aposte nas cortinas: Cortinas ajudam a dosar a quantidade de sol que deve entrar no ambiente. Então, essa pode ser uma boa aposta para quem tem crianças em casa. 
  3. Esterilize o ambiente: Esterilizar o carpete e tapetes pode ser uma forma de manter bactérias longe de causar algum dano a saúde do bebê. Usar um vaporizador para essa tarefa pode ser ideal.
  4. Limpe o quarto semanalmente: A periodicidade é importante para que o quarto esteja sempre protegido e a saúde da criança também. Limpar o quarto uma vez por semana pode ser o suficiente para manter a organização. 

Limpando quarto de idosos

  1. Mantenha o quarto arejado: Manter o quarto com o ar circulando ajuda que o mofo não se instale, além de trazer sensação de leveza para o ambiente. 
  2. Lavar roupas de cama semanalmente: A lavagem de fronhas, lençóis e cobertores ajuda a manter a saúde do quarto e do idoso.
  3. Cuidado com produtos químicos: Alguns produtos químicos podem emitir cheiros fortes, o que pode prejudicar a respiração. Por isso, antes de limpar, faça um teste e confira os rastros que o produto deixa ao limpar. 

Você viu nesse texto:

  • Para cada tipo de quarto tem um tipo de limpeza;
  • A organização do quarto deve partir do macro para o micro. Ou seja, começar por tarefas que podem ser divididas e não concentradas apenas dentro do ambiente;
  • Uma boa limpeza pode ser feita ao longo da semana e não apenas em um dia;
  • É importante separar objetos de outros cômodos para a organização do quarto fluir melhor;
  • Uma das primeiras coisas a se fazer no quarto é separar a roupa suja e o lixo. Menos uma tarefa e menos trabalho para organizar o cômodo. 

Mais sobre organização e casa limpa

Já tentou de tudo para limpar a sua casa, mas nada parece fazer muito efeito? Calma! Às vezes medidas simples podem trazer resultados inesperados. E quando o assunto é limpeza, a solução pode estar onde você menos espera. 

O vinagre é um elemento muito importante na culinária, mas ele também pode trazer maravilhas para a limpeza da casa. Se você não teve coragem de testar, leia no texto que preparamos para você mais sobre o poder desse incrível agente. 

Saiba mais em: Você sabia que o vinagre pode te ajudar na limpeza de casa?

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Que bom! Então, não deixe de compartilhar esse texto com quem adora ter o quarto limpinho e organizado.