Quem cuida de casa entende que saber como limpar o piso faz toda a diferença! 

São essas pessoas que desenvolvem uma visão especial capaz de detectar qualquer sujeira. São essas pessoas que entram em um lugar e falam: “nossa, que lindo, olha esse piso!”.

Evitar manchas nos pisos para garantir esse nível de satisfação pode ser um desafio se você não souber como limpar líquidos ou remover a umidade corretamente

Neste post, vamos ajudar você com essa missão. Acompanhe!

Como surgem as manchas no piso

Uma das causas do surgimento de manchas no piso é bastante simples: líquidos abrasivos ou com corantes fortes que logo fazem estrago depois de serem acidentalmente derramados sobre a superfície.

O processo não é instantâneo, mas a demora na limpeza ou a limpeza inadequada pode acabar dando origem às marcas indesejadas. Um problema mais comum em caso de pisos e rejuntes claros.

Por falar em rejunte, vamos à outra causa do surgimento de manchas que nem todo mundo tem em mente: a umidade que se acumula por debaixo do piso.

Alguns tipos de piso não podem nem “ver” água. Atualmente, é mais comum ter em casa aqueles que têm uma tolerância maior à umidade ou até mesmo que podem ser lavados.

A questão é que, se a instalação do piso não tiver sido adequada, se o rejunte estiver velho ou com falhas, pontos de infiltração vão existir.

A água, ou qualquer que seja o líquido, que passar para debaixo do piso, pode acabar gerando manchas e esse é o menor dos problemas!

Com o tempo, o acúmulo de umidade pode estufar os pisos e forçar uma troca pelo risco de estouros que podem ser perigosos e, claro, pela aparência.

Mas, já que o foco é explicar como limpar o piso e evitar manchas, vamos deixar essa conversa sobre as outras consequências da umidade para outro momento.

Como limpar o piso de sua casa e evitar manchas

No dia a dia, varrer e passar pano é o ideal. Entretanto, só isso pode não ser o suficiente para evitar que manchas surjam no piso de sua casa.

Considerando essa possibilidade, temos algumas dicas importantes. Veja só:

Seque líquidos derramados o quanto antes

Um líquido com corante forte pode arruinar um rejunte branquinho. Além disso, se houver alguma falha no piso, qualquer líquido pode levar ao acúmulo de umidade que mencionamos.

Sendo assim, a primeira dica de como limpar o piso é secar líquidos derramados o mais rápido possível para minimizar os riscos.

Para isso, você pode usar:

  • o bom e velho pano de chão, acompanhando ou não de um rodo;
  • um rodo tipo “mob flat”, aquele que já vem com um pano acoplado;
  • ou um aspirador de pó e água.

Saiba quais produtos usar para limpar o piso

Uma mancha no piso dificilmente se forma de uma hora para a outra. O mais comum é que o processo seja gradual.

Aliás, muita gente percebe o problema mesmo tendo uma boa rotina de limpeza no dia a dia e a razão é justamente o fato de que a marca se intensifica aos poucos.

Antes de qualquer coisa, atente-se ao tipo de piso e aos produtos que são compatíveis para não causar danos.

Pisos de madeira, por exemplo, têm alta durabilidade, mas isso vai por água abaixo se você decidir lavá-los e, pior, se lavá-los com produtos abrasivos.

Por isso, busque no supermercado produtos que sejam apropriados a cada tipo de superfície ou pesquise por misturinhas caseiras na internet.

Em alguns casos, produtos como água sanitária, bicarbonato de sódio, vinagre e alvejante podem ser usados. Se você for optar por este caminho, consulte fontes confiáveis quanto a como fazer para não acabar piorando a situação do seu piso.

Como remover manchas do piso de sua casa

Fizemos este post para ajudar você a evitar manchas, mas sabemos que é possível que você tenha chegado até aqui porque o problema já existe.

Por essa razão, vamos te dar dois exemplos de como limpar o piso para remover manchas: um usando vinagre branco e outro usando alvejante de roupas.

Importante! O vinagre branco pode ser usado em pisos de madeira encerada, piso laminado e cerâmica. Em contrapartida, não deve ser usado em superfícies porosas como pedra, mármore e granito.

Já o alvejante é indicado para limpar pisos de cerâmica.

Removendo manchas com vinagre branco

Se apenas o rejunte do piso estiver sujo, aplique o vinagre branco sobre ele e, em seguida, polvilhe bicarbonato de sódio.

Com uma escovinha, que pode até ser uma escova de dentes sem uso, esfregue o rejunte para ajudar a mistura a remover as manchas.

Agora, se o piso como um todo estiver manchado, você deve fazer o seguinte:

  • Prepare uma mistura com 4 litros de água morna e 250 ml de vinagre branco.

É opcional adicionar uma colher de sopa de detergente neutro;

  • Antes de aplicar a mistura, varra o chão para tirar o “grosso” da sujeira;
  • Em seguida, molhe um pano ou um esfregão na mistura e passe-o sobre o piso;
  • Depois, use um pano úmido para tirar o excesso da mistura de água e vinagre branco;
  • Por fim, seque o piso com um pano limpo.

Removendo manchas com alvejante de roupas

O segundo exemplo é para você que quer saber como limpar o piso com alvejante. Um produto que serve para rejuntes também.

Como na situação anterior, a primeira coisa é varrer o piso para remover o grosso da sujeira. Depois, você vai preparar a mistura tira-manchas da seguinte forma:

  • Misture partes iguais de bicarbonato de sódio e alvejante em pó, e acrescente um pouco de água para formar uma pasta;
  • Aplique essa mistura sobre o rejunte ou sobre a mancha do piso e deixe agir por cerca de 10 minutos;
  • Em seguida, use uma escova ou uma vassoura para esfregar o local;
  • Depois disso, enxágue ou passe um pano úmido para retirar a mistura;
  • Para finalizar, deixe secar ou seque ativamente o local.

Conclusão

Saber como limpar o piso e evitar ou remover manchas é fundamental para garantir maior durabilidade e uma aparência mais bonita.

Esperamos que o post tenha sido útil e que nossas dicas ajudem você a manter o chão de sua casa sendo digno de elogios, nem que você mesmo seja a pessoa a olhar em volta e exclamar: “nossa, que lindo, olha esse piso!”.

Notou que mencionamos um aparelho diferente que pode te ajudar a limpar o piso de casa? Aproveite para saber como funciona um aspirador de pó e água!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *