Cozinhar é muito bom, não é mesmo? Pelo menos aqui na ObaBox nós adoramos essa prática. Porém, se tem uma coisa que é a verdadeira “pedra no sapato” é quando a comida queima ou gruda na superfície da panela. O menu perde todo tempero e a textura, sem falar na sujeira e no cheiro de queimado que fica em toda a casa. 

Porém, se você conta com panelas antiaderentes que, mesmo nestas situações, não deixam os alimentos ficarem agarrados, fica muito mais fácil lidar com esse problema. Ainda não tem uma delas na sua cozinha? Então que tal aproveitar o post de hoje para conhecê-las? 

Na sequência, nós vamos mostrar falar muito sobre elas, enfatizando suas peculiaridades e como higienizá-las no dia a dia. Desejamos a você uma ótima leitura!

O que observar na hora de adquirir uma panela antiaderente?

Se você adora cozinhar ou está pensando em se aventurar pelo mundo gastronômico, antes de colocar a mão na massa, é preciso escolher bem os utensílios que serão usados. Portanto, fique ligado no que é importante levar em consideração na hora de comprar a sua panela antiaderente. 

Matéria-prima

No que se refere a composição, vamos começar pelos revestimentos internos que, geralmente, são produzidos com teflon e cerâmica. Já a parte externa fica sempre entre o alumínio e o aço inox. 

O alumínio é mais barato, por isso tem boa penetração no mercado. Além disso, ele esquenta com mais rapidez, favorecendo uma maior dinâmica do cozimento dos alimentos. 

Entretanto, existe uma desvantagem que é a possibilidade do alumínio soltar da panela, se misturando na comida, aumentando os riscos de que as pessoas possam ingerir essas substâncias, que podem levar prejuízos ao organismo. 

Tamanho

Não esqueça de observar o tamanho da panela antiaderente, optando por aquela que melhor atenda às suas necessidades. 

Entretanto, é essencial lembrar que elas são fabricadas com diferentes comprimentos e larguras que podem se adaptar a variados fogões e formas de cozimento. 

Restrições a alguns tipos de fogão

Citamos anteriormente a capacidade deste produto em se adaptar a diversos tipos de fogão. Porém, alguns modelos são fabricados com itens que podem restringir o seu uso para determinados tipos de menu. 

Imagine que a sua panela antiaderente possui, por exemplo, alças de plástico. Isso inviabiliza que ela seja levada ao forno, porque o material pode derreter e até mesmo provocar algum acidente. 

Caso você seja adepto dos fogões de indução, também fica a dica para escolher criteriosamente a sua panela, optando pelo material adequado. 

4 dicas de como limpar uma panela antiaderente

Agora que nós falamos sobre os critérios de escolha da sua panela, que tal irmos para uma parte que ninguém gosta mas que, com o produto certo, pode ser mais fácil lidar com ela. Confira as orientações que separamos para você mantê-la sempre brilhando. 

1. Evite esponjas de aço

Esse é um tipo de material que deve ser abolido na limpeza de panelas ou frigideiras antiaderentes, porque eles podem danificar o revestimento interno delas, comprometendo a durabilidade do produto. 

Fica a dica para optar por esponjas de texturas macias, que devem sempre vir acompanhadas de detergente neutro. 

2. Cuidado com o choque térmico

Parece um detalhe irrelevante, mas a temperatura da água tem impacto direto na conservação da panela. Mas como assim? Caso ela esteja muito quente e tenha contato com água fria, sua película antiaderente pode ir se desgastando aos poucos, provocando rachaduras nela. 

Portanto, o ideal é deixá-la esfriar naturalmente para depois entrar em contato com água fria para ser higienizada. 

3. Priorize refeições com cozimento mais rápido

No caso das panelas antiaderentes, é melhor dar preferência a produtos com cozimento mais rápido como um peixe grelhado. 

Esse tipo de iguaria ganha vantagem nestas panelas, principalmente porque absorvem o calor com maior rapidez e alguns modelos tem sistemas que não deixam o alimento agarrar. Isso favorece a manutenção do sabor e textura do menu. 

4. Fique atento a forma de armazenamento

Quando for guardar as panelas, é muito importante ter atenção com a forma como elas são guardadas. 

Caso você opte por armazená-las em uma em cima da outra, pode haver o risco delas ficarem arranhadas. Por isso, coloque-as sempre ao lado, preservando a estrutura física delas. 

Como eu faço para saber mais sobre as panelas antiaderentes? 

Agora que você já percebeu as vantagens das panelas antiaderentes e o impacto delas na sua cozinha, fica a dica para leitura do post “Quais as principais panelas antiaderentes do mercado?”, que está em nosso blog.

ObaProPan: saiba porque essa panela não pode faltar na sua cozinha

Uma panela que não exige o uso de manteiga e óleo para cozinhar e ainda não deixa os alimentos grudarem na superfície. Parece surreal, mas ela existe e você encontra ela aqui.

Estamos falando da ObaProPan, um produto que permite ao cozinheiro preparar o seu menu sem a necessidade de usar os ingredientes acima, não comprometendo a textura e o tempero dos alimentos, evitando ainda que eles grudem no fundo da panela. 

Neste contexto, ela agrega vantagem para quem não abre mão de funcionalidade no dia a dia, já que o fato de não permitir que a comida grude na panela, favorece a limpeza que, em alguns casos, pode ser feita até com um pedaço de papel toalha. 

A panela também acaba caindo como uma luva para quem quer ter uma dieta balanceada, evitando o uso exacerbado de insumos extremamente calóricos que podem contribuir para o desenvolvimento de hipertensão e obesidade. 

Além disso, a ObaProPan é também muito benéfica para a saúde, porque ela é livre de PFOA (ácido perfluorooctanóico) e de metais pesados como o chumbo, o cádmio e o mercúrio.  Isso evita que tais substâncias sejam liberadas da panela para os alimentos e vão direto para o nosso organismo. 

Ficou interessado na ObaProPan? Entre agora mesmo em nossa página de vendas e fale com o nosso time. Todos estão prontos para atendê-lo e dar mais detalhes sobre o diferencial da nossa panela.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *