Quando chega a hora de limpar o banheiro é quase sempre um desafio. É quase inacreditável conceber que um espaço tão pequeno possa dar tanto trabalho para limpar.

E quando o assunto é limpar os metais do banheiro, a missão sobe de nível. 

Então, como você sabe, não é objetivo da ObaBox deixar ninguém passar sufoco. No texto de hoje nós vamos trazer dicas importantíssimas para limpar os metais para quem fiquem como novos.

As dicas são simples e prática. Vale a pena você conferir. 

Vamos então? Esperamos que goste da leitura.

Dicas para limpar os metais do banheiro

Ao passar do tempo, os metais do banheiro, como torneiras, registros e pias começam a perder o brilho.

O seu aspecto pode começar a ficar opaco, com manchas de água, além do estado de oxidação e corrosão que também pode acontecer. 

Então, para evitar que isso aconteça, com dicas caseiras é possível manter o visual desejado e em muito menos tempo. Dá uma olhada no que a gente preparou para você abaixo:

  1. Utilize o limão como seu aliado: Não é a toa que o limão é ingrediente especial de diversos produtos de limpeza. Além de ter um “cheirinho sucesso”, também ajuda a deixar objetos metálicos mais limpos e brilhantes. E para limpar com ele é simples! Basta cortar um limão ao meio e esfregar nas superfícies de metal. Jogue água morna depois disso e seque com um pano. Simples, não é?
  2. Aposte em sabão neutro e água: A combinação dos dois serve para muita coisa. Para os metais não seria diferente. Você pode utilizar uma escova de dentes macia para limpar as fendas e secar com um pano em seguida. O efeito é incrível depois da limpeza.
  3. Use o bicarbonato de sódio: Esse ingrediente ajuda no polimento do seu metal. Além disso, o bicarbonato ajuda a manter o brilho dos metais e a proteger contra corrosões ao neutralizar o pH. 
  4. Vinagre também é uma boa: O vinagre é uma excelente pedida. Com um pano úmido com água e vinagre, é possível passar nos metais manchados para retirar sujeiras e trazer o visual “como novo” de volta à sua casa. 
  5. Água e sal também podem ajudar: A combinação de ambos é perfeita para tirar as manchas, especialmente, de pasta de dente. Basta deixar a água um pouco morna e secar depois que for aplicada ao metal do seu banheiro. 
  6. Aplique vaselina: A vaselina evita que o metal sofra com a oxidação. Então, assim que você for fazer a sua limpeza, esse é um bom material que você pode usar para evitar que os metais enferrujem. 
  7. Utilize silicone: O silicone aplicado a cada 6 meses vai fazer com que a usabilidade do seu metal se mantenha. Por exemplo, o silicone acaba preservando o movimento do registro sem que ele emperre e quebre. Dê preferência para silicone em pasta, ideal para esse tipo de material. 
  8. Mantenha a limpeza semanal: Para que o seu metal esteja como limpo sempre, limpar com pano de microfibra uma vez na semana pode ajudar e muito. 
  9. Vale a pena apostar em desengordurantes também: O efeito é similar quando você usa água e sal e até vinagre. A ação do desengordurante na limpeza dos metais pode ser um pouco mais eficaz se a mancha for muito densa para ser retirada. 
  10. Evite utilizar esponjas e palhas de aço: Esses materiais podem ajudar a arranhar a superfície metálica. Aposte sempre em materiais de algodão e que sejam macios para a limpeza. 
  11. Não utilize materiais corrosivos ou químicos: Álcool e água sanitária podem manchar o seu metal. Por isso, evite de utilizá-los para não causar dano irreversíveis à estética da superfície metálica. 

Enferrujou. E agora?

Calma.

Não precisa ficar preocupado(a), pois dependendo do caso você pode salvar o seu metal.

Uma das formas de você fazer isso é deixar o objeto, se possível, mergulhado em uma solução de água e vinagre por até 24 horas.

Esse método ajuda na hora de remover a ferrugem sem precisar de um objeto abrasivo, como é o caso da palha de aço. 

Outra maneira de reverter a ferrugem é fazer uma pasta de água e bicarbonato de sódio. Não existe uma medida certa, mas o ideal é que a mistura fique espessa para poder ser aplicada no objeto a ser recuperado.

Assim, fica mais simples retirar a ferrugem. 

Ácido cítrico também é outra forma recomendada para poder recuperar o seu metal. Faça uma mistura do ácido com água morna e deixe o objeto mergulhado dentro dela por cerca de 24 horas.

Dessa forma, você consegue fazer a retirada da ferrugem de forma mais facilitada. 

Antes de ir: confira a dica do carrinho

Quer melhorar de maneira geral a limpeza do seu banheiro? Então, eu separei um outro conteúdo todo especial para você. Confira agora no texto Deixe seu banheiro super limpo com essas dicas.

Você viu nesse texto:

  • As superfícies metálicas precisam de um cuidado extra na hora da limpeza;
  • Como o passar do tempo, os metais podem ficar com aparência de desgaste, opacos e até enferrujarem;
  • Para retirar as manchas da ação do tempo é essencial utilizar produtos simples como água e sal ou vinagre branco diluído em água;
  • Evitar utilizar produtos químicos protege a vida útil do metal contra corrosão;
  • Para manter o brilho, a estética e a usabilidade do material por muito mais tempo, é recomendado limpeza semanal e também aplicação de silicone a cada 6 meses. 

Mais para deixar os seus ambientes brilhando

Você provavelmente já deve ter passado no mercado algumas vezes procurando produtos e ferramentas de limpeza que ajudem sua casa a ficar ainda mais organizada.

Porém, nunca é fácil acertar de primeira na compra desses materiais. 

Então, para encontrar uma maneira de facilitar a sua vida, a ObaBox traz mais uma sugestão de leitura para te ajudar com esse compromisso.

Se você não conheceu os benefícios de ter uma escova elétrica dentro de casa, leia no texto Vale a pena ter uma escova elétrica para limpeza de ambientes? e descubra. 

Esperamos que goste da leitura e da dica!

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com amigos e familiares.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *