Aí na sua casa, é você quem ficou com a missão de descobrir como limpar janelas de vidros e outros materiais? A gente sabe, a tarefa pode ser mais trabalhosa do que parece e, por isso, dicas são bem-vindas.

A verdade é que janela limpa dá outra cara ao ambiente, tanto internamente quanto externamente. Além disso, tirar o pó e o acúmulo de sujeira também afasta a rinite alérgica e outras doenças respiratórias.

Com tudo isso, aprender a como limpar vidros e janelas vai melhorar o visual de sua casa e a sua qualidade de vida. Temos 7 ótimas dicas para você. Vamos lá? Boa leitura!

1. Se possível, limpe a janela em um dia nublado

É isso mesmo. Começamos com a dica mais “estranha” entre todas as que você vai conferir neste post.

Certamente, você não pode sujeitar seu calendário de faxina às condições climáticas. Várias regiões do país passam por longos períodos de céu azul e sol forte e seria simplesmente inviável deixar de limpar as janelas por conta disso, certo?

Se for possível, porém, prefira fazer a limpeza de suas janelas em um dia nublado. Esse clima costuma ser mais ameno e vai evitar que os produtos que você estiver usando acabem se secando no vidro ou no alumínio no meio do processo.

Se os produtos acabarem se secando na janela, podem provocar manchas que farão com que seu trabalho pareça mal feito e não é isso o que queremos.

2. Antes de qualquer coisa, tire o pó

Especialmente para os iniciantes que estão descobrindo como limpar janelas de vidro ou outro material, essa dica é muito importante. Não a subestime!

Antes de jogar água ou passar qualquer produto em sua janela, tire o pó com o auxílio de um pano ou um espanador. Se você pular essa etapa, tem chances de precisar dobrar o esforço depois e demorar para concluir a limpeza.

Isso porque, se não retirar o pó antes, você pode acabar misturando-o aos produtos de limpeza sem a certeza de que realmente vai conseguir retirá-lo da superfície que está sendo limpa.

3. Limpe vidros com esponja, jornal ou filtro de café

Janelas de vidro podem ser limpas seguindo diversas misturinhas caseiras. Para manter as coisas simples, você pode recorrer a um pouco de água com sabão neutro para passar na superfície com uma esponja macia, por exemplo.

Caso o vidro tenha sujeiras persistentes, pode ser útil molhar a esponja com um pouco de vinagre branco e aplicar sobre essas áreas.

Em todo caso, uma boa dica é tentar passar a esponja sempre na mesma direção para evitar a formação de manchas. Depois de terminar, uma dica que muitas pessoas que já sabem como limpar vidro seguem é usar algumas folhas de jornal.

Esfregar o jornal na janela, sem exagero de força, vai ajudar a finalizar a limpeza conferindo mais transparência e brilho ao vidro. Outra opção, em busca do mesmo resultado, é usar filtros de café de papel.

Observação importante: se você não gosta de misturinhas, pode recorrer a um limpa-vidros. Quanto a isso, precisa saber apenas que esse produto não é recomendado para vidros engordurados, como os da janela da cozinha.

4. Limpe janelas de alumínio com sapólio e escova de dentes

Todo mundo que já sabe ou já tentou descobrir como limpar janelas de alumínio sabe que pode ser desafiador. Esse material tende a acumular muita poeira, sobretudo do lado de fora, que recebe a sujeira que vem da rua.

Para facilitar seu trabalho, nossa dica é usar sapólio cremoso misturado em água, um pano macio e uma escova de dentes para os cantinhos. A ideia é a seguinte:

  • Primeiro, coloque água morna em um recipiente;
  • Umedeça um pano na água morna para remover a sujeira superficial de sua janela de alumínio;
  • Coloque um pouco de sapólio cremoso em outro pano úmido e esfregue toda a superfície da janela. Pode ser necessário repetir esse processo algumas vezes;
  • Despeje um pouquinho de sapólio em água, molhe a escova de dentes e passe a mistura nos cantinhos para tirar a sujeira agarrada;
  • Umedeça um pano com água fria e passe por toda a janela de alumínio para tirar o excesso do sapólio e pronto!

Se a sujeira estiver muito agarrada, pode ser conveniente contar com o auxílio de uma ferramenta como a Obaspin, a escova elétrica da Obabox. Assim, você consegue se livrar da sujeira com menos esforço.

5. Limpe janelas de madeira com uma escova maior

Se você tem janelas de madeira em casa, talvez só o pano não seja suficiente para retirar toda a poeira. Na verdade, essa pode ser a segunda etapa do processo.

A dica é usar uma escova de limpeza que seja grande o suficiente para que você não faça um “trabalho de formiguinha”, mas que consiga alcançar toda a superfície da janela.

Depois vale passar o pano úmido e, para finalizar, aplicar uma fina camada de óleo de peroba para dar brilho à madeira.

6. Evite usar água em excesso

É sempre bom evitar água em excesso, sobretudo se você está seguindo dicas de como limpar janelas de alumínio ou de madeira.

No primeiro caso, água demais pode contribuir para o ressecamento das partes de borracha que garantem a vedação da janela. No segundo, a água pode ser absorvida pela madeira, deixando-a inchada e prejudicando seu funcionamento.

7. Diga não a produtos abrasivos

Em todos os casos, evite o uso de produtos corrosivos ou abrasivos. Às vezes, pode parecer que vai ser mais fácil retirar a sujeira pesada recorrendo a produtos com químicas mais potentes, mas o resultado pode ser desastroso, especialmente a médio e longo prazos.

A depender da composição, os produtos podem levar à perda de brilho, da transparência e até danificar a estrutura da janela (caso da madeira, por exemplo).

Assim, se você está buscando outras alternativas ― além de todas as dicas de como limpar janelas de vidro, alumínio e madeira deste post ―, certifique-se de ler as recomendações do produto. Se preciso for, faça uma pesquisa na internet para evitar dúvidas e usos indevidos!

Gostou do post? Leia também nossas dicas para limpar a casa na hora da faxina geral!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *