Não adianta virar o rosto e fingir que não viu. Esse fogão aí da sua cozinha está pedindo há tempos por uma boa faxina.

A gente sabe que não é nada fácil. E é justamente a missão do texto de hoje mostrar como limpar fogão da forma mais eficiente possível. 

Ainda está em dúvida sobre o porquê você deveria perder o seu tempo fazendo isso?

Nós da ObaBox também vamos explicar o motivo. Depois de devidamente convencido(a), vamos te mostrar o passo a passo básico que você precisa saber para começar a limpeza. 

Então, chega de papo e vamos colocar a mão na massa? Esperamos que goste da leitura. 

Por que limpar o fogão?

Você já deve ter ouvido falar que limpar o fogão é uma tarefa exaustiva. Sem contar que não falta produto no mercado para poder facilitar e diminuir o tempo dessa tarefa. Se você deseja descobrir a necessidade de manter o seu fogão brilhando, a gente te explica. 

Primeiro para manter o ambiente organizado. Afinal, quem é que gosta de cozinhar em um local cheio de sujeira?

Dá até um “embrulho” no estômago quando se vê a quantidade de sujeira que um fogão pode acumular quando fica dias ou até meses sem limpar. 

Mas se essa justificativa não te adiantou para te convencer a limpar o fogão, vamos continuar. Um fogão com sujeira acumulada pode acabar prejudicando o funcionamento do eletrodoméstico.

O acúmulo acaba entrando e entupindo a boca do fogão, podendo até fazer com que o mesmo deixe de funcionar de vez. É, “não é brinquedo não.”

Então, você pode até não ser a pessoa “superfã” de limpeza de fogão. Mas mantê-lo organizado e limpo de tempos em tempos é o mínimo que você pode fazer para preservar a vida útil do seu eletrodoméstico.

Afinal, não dá para ficar comprando fogão toda hora, não é?

Agora chegou o momento de descobrir como limpar fogão de forma simples e sem perder muito tempo. Confira as nossas dicas abaixo:

Como limpar fogão “sem mimimi”

Antes de começar, é melhor se preparar

Comece desligando o fogão. Não deixe também de reparar se as bocas já estão frias. Se o seu fogão for a gás, feche-o e por fim, retire as grades e queimadores.

Tudo isso é um ritual praticamente obrigatório para preservar a sua segurança na hora de limpar o fogão. 

Siga para a área externa

O seu fogão é de inox, de ferro ou possui uma superfície de vidro. Essa é a área mais descomplicada na hora de você iniciar a sua limpeza. Então, passe um pano úmido para retirar a sujeira e a gordura.

É o suficiente para começar a limpar. O segundo passo é usar uma esponja com desengordurante para retirar manchas de óleo. 

O fogão branco

É um dos mais clássicos eletrodomésticos em todos o mundo. Para limpá-lo, um pouco de detergente pode resolver o problema da sujeira e da gordura acumulada. 

Dê atenção às peças do fogão

Bocas, queimadores e grades também merecem atenção na hora da limpeza. Como você consegue removê-las, basta lavá-las na pia. Os queimadores podem precisar de maior atenção.

Recomenda-se utilizar escovas com cerdas macias para sujeiras mais difíceis de serem retiradas. E nada de palha de aço para não prejudicar o funcionamento das peças. 

Se necessário, deixe as partes removíveis de molho

Caso a sujeira estiver muito difícil de ser retirada, deixe de molho por algumas horas.

Você pode também colocar um pouco de água quente e detergente neutro. 

Não esqueça do forno

O forno pode ser uma da partes mais complicadas de limpar, mas é possível. Veja se o seu fogão possui a opção de autolimpeza no manual.

Caso contrário, remova as sujeiras soltas no forno e aplique produtos específicos para limpeza de forno nas sujeiras que forem mais difíceis de se soltarem.

Um pano molhado com água e vinagre pode ajudar a limpar o vidro do forno.

Não deixe secar bem

Depois de tudo limpo, agora é hora de secar o fogão perfeitamente, principalmente as partes removíveis. Isso fará que o fogão continue operando da melhor forma possível.

Se necessário, depois da limpeza, deixe o fogão sem ser utilizado por algumas horas. Isso vai garantir que o fogão está completamente seco. 

Não utilize facas para remover sujeiras

Produtos cortantes podem danificar o seu eletrodoméstico. Por isso, o ideal é ter paciência e utilizar os produtos recomendados para limpeza. 

Evite o acúmulo

Não quer ficar repetindo esse processo sempre? Perfeito. O segredo é você dar uma limpeza toda vez que utilizar o fogão.

A limpeza pode ser um pano úmido tempo depois de você ter cozinhado. Isso manterá a manutenção da sua limpeza por muito mais tempo.

Além disso, se uma sujeira mais densa surgir, não deixe acumular.

Limpe-a assim que puder. 

Utilize bons produtos de limpeza

A recomendação é que você busque utilizar produtos naturais.

Bicarbonato de sódio, gotas de limão, vinagre e até amônia podem dar conta do recado.

No mercado há diversos desengordurantes que ajudam também e deixam um aroma todo especial no seu fogão e na sua cozinha. 

Você viu nesse texto:

  • Limpar o fogão pode ser uma tarefa exaustiva para a maior parte das pessoas;
  • Porém, manter o eletrodoméstico limpo garante que o seu funcionamento não seja atingido;
  • Utilizar produtos naturais pode ajudar e muito a cumprir a promessa da limpeza do jeito certo. 

Mais para a sua casa ficar limpinha

Não se cansou da faxina? Então, agora é a hora de você saber como dar aquele arremate com ferramentas que vão te ajudar a deixar a sua casa muito mais limpa. 

É melhor preparar a sua lista e anotar as dicas que a ObaBox preparou para você hoje. A nossa sugestão de leitura vem recheada e se a gente fosse você, huuuum… não perdia. 

Não deixe de ler Acessórios de limpeza que vão turbinar sua faxina. Limpeza não precisa ser difícil. Esperamos que o texto de hoje te ajuda a encontrar esse caminho. 

Depois comenta para a gente o que achou? Tem alguma sugestão de assunto que gostaria de ver no blog? Fale com a gente. Vamos adorar contar com a sua participação!

Gostou do conteúdo? A nossa equipe espera que sim. Então, agora é sua vez de testar o seu poder de influência. Compartilhe esse texto para todos os seus amigos e família em suas redes sociais.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *