Volta e meia você vem recebendo alertas no seu aparelho de que a sua memória está cheia e você não sabe como melhorar a memória interna do celular? Então, chegou o dia onde você vai descobrir que isso é mais simples do que você imagina. 

No texto de hoje, a ObaBox traz dicas essenciais que vão te ajudar a acabar de vez com esse problema sem que você tenha que perder muito tempo pensando em uma solução. Então, pegue papel e caneta e não deixe de anotar tudo o que trouxemos para você de informação. 

Esperamos que goste da leitura!

O que acontece se você não liberar espaço no seu celular?

Quando a memória do celular está cheia é comum notar que o aparelho começa a funcionar de forma diferente do que o habitual.

Por exemplo, o primeiro sinal de que seu celular precisa de um espaço extra ou liberar memória está nas funções ficando cada vez mais lentas ao usar. 

Os aplicativos, portanto, podem ser os primeiros a começarem a rodar de maneira mais devagar. Fotos e outros tipos de mídia começam a não serem carregados e até algumas mensagens podem acabar não chegando aos seus destinatários. 

Além disso, o próprio celular pode possuir alertas para avisar que não é possível registrar mais fotos ou vídeos por conta da memória já estar sobrecarregada.

Dessa forma, você acaba não conseguindo utilizar todas as funções que o celular dispõe e precisará tirar um tempinho na sua rotina para resolver esse problema. 

E não adianta fugir. Os celulares mais novos contam com atualizações constantes dos aplicativos e precisam que a memória esteja livre para concluírem as melhorias dos apps.

Caso isso não seja feito, o sistema do celular pode acabar ficando vulnerável a ataques e o uso cada vez mais complicado. 

Então, como liberar memória interna do celular?

Existem diversas formas de você conseguir uma memória mais livre para que o seu celular continue operando normalmente. Vamos falar o que você precisa fazer para não ter mais que ter dor de cabeça com isso. Confira:

  1. Que tal se livrar do inútil? Muitas vezes acabamos armazenando vídeos, fotos, mensagens e até animações em gifs que pesam e muito a memória do telefone. Você pode reavaliar todos os seus arquivos e excluir manualmente o que não tem mais sentido de ficar guardado. Dessa forma, você já estará dando uma grande ajuda para o seu aparelho ficar mais leve.
  2. Tem algum aplicativo que você não usa? Hora de excluir. Os apps também entra na linha de corte. Tem muita gente por aí que acaba baixando aplicativos sem saber ou para usar apenas uma vez. Então, excluir um app sem uso pode ajudar a liberar bastante espaço da sua memória. 
  3. Você pode desativar alguns aplicativos. Certos apps vem de fábrica e não podem ser excluídos. Mas quando você os desativa, você pode liberar uma boa parte de espaço na memória do seu celular. 
  4. Limpe o cache sempre que puder. O cache é o que costuma lotar com maior frequência o armazenamento do aparelho celular. Então, quando você puder, verifique no seu celular as opções no seu navegador e também dos aplicativos para limpar as informações nesse setor. Pode ser que você precise logar novamente nas contas de alguns aplicativos, mas vale a pena considerar essa medida. 
  5. Fique de olho nos aplicativos que são pesados para rodar. Existem aplicativos que precisam de mais espaço para funcionarem. É o caso de aplicativos de rede social que contém uma série de dados. Porém, outros aplicativos também podem ter essa mesma dinâmica. Mantenha o cache sempre limpo para a sua memória estar mais livre. 
  6. De olho na galeria: Muitas vezes acabamos guardando muitas fotos e vídeos que não nos servem mais. As fotos recebidas, principalmente, de Whatsapp também são armazenadas ocupando espaço. Se puder, exclua esses arquivos. Caso não queira excluir, passe essas mídias para a nuvem. Dessa forma nada ficará mais na sua memória de celular ocupando espaço. E a medida é super segura. 
  7. Cartão de memória é um excelente aliado. Quem possui espaço no celular para integrar um cartão de memória vale a pena tentar essa medida. Dessa maneira o celular tem a sua memória estendida para novos arquivos. 
  8. Alguns aplicativos podem te ajudar. Existe uma série de aplicativos que podem te ajudar a você saber como cada aplicativo vem performando e quanto de memória vem tomando do celular, é o caso do Files Go. Outros também ajudam a você reconhecer arquivos e pastas que não são usadas há muito tempo e que possam ser excluídos, como o aplicativo SD Maid.

Você viu nesse texto:

  • Não liberar a memória do celular pode deixar o aparelho com funções mais lentas;
  • Além disso, também é possível que o celular não consigam ter atualizações e melhorias do próprio sistema e de outros apps, deixando o celular vulnerável para hackers, por exemplo;
  • É possível melhorar a memória do celular apagando arquivos que não são usados ou que tenha caído em esquecimento;
  • O cartão de memória pode ser uma excelente medida para aumentar o espaço de armazenamento do aparelho. Porém, o cartão também possui limite de armazenagem;
  • Se você não deseja excluir arquivos, você pode movê-los do seu celular para sistemas de nuvem, como o Google Drive, por exemplo. 

Mais sobre celular e armazenamento

Esse texto todo te levantou ainda mais dúvidas sobre como você pode armazenar de mais formas todos os seus dados? Então, temos mais uma dica de leitura que pode te ajudar com essa missão. 

O cartão de memória pode ser uma excelente forma para te ajudar a você gravar suas informações e usá-las quando quiser.

Para saber mais sobre como o cartão de memória funciona, resolvemos trazer o texto Tudo o que você precisa saber sobre cartão de memória! para te esclarecer mais sobre o assunto. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem não tem mais espaço de memória no celular para nada.

Share:

2 Comments

  • Caroline, 20 de junho de 2020 @ 20:13 Reply

    O celular da minha avó continua travado e o número de telefone oferecido não atende. Comprei um produto achando que ia ajudá-la e consegui baixo desempenho, uma confusão nos botões e a minha avó sem celular

    • Obabox, 22 de junho de 2020 @ 10:43 Reply

      Olá, Caroline!

      Tente nos contactar pelo WhatsApp para que possamos te ajudar: (31) 3211-5357

      Ou, então, através de um desses números:

      (11) 3509-0214 São Paulo
      (21) 3512-2952 Rio de Janeiro
      (31) 3972-0050 Minas Gerais
      (51) 3103-4440 Rio Grande do Sul

      De segunda à sexta-feira, das 08:00 às 18:00 e aos sábados das 08:00 às 14:30.

      Qualquer coisa, nos fale por aqui, novamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *