Já pensou em descobrir que ficou doente porque nunca limpou e sequer sabe como limpar a caixa d’água de sua casa? Pois é, pode acontecer.

A qualidade da água passa a ser de responsabilidade de usuário a partir do momento em que ela passa pelo hidrômetro.

Por isso, higienizar a caixa ou reservatório é fundamental para evitar riscos.

Continue a leitura para saber mais sobre isso!

Por que limpar a caixa d’água

Com o passar do tempo, a caixa d’água acumula resíduos que podem causar problemas, sendo o entupimento de canos um dos que podem causar bastante dor de cabeça.

Além disso, para ter clareza de por que limpar a caixa d’água, é bom se lembrar os usos que damos à água.

Com ela, preparamos alimentos, tomamos banho, servimos nossos animais de estimação, lavamos roupa, higienizamos a casa e mais.

Para que não haja dúvidas, listamos os motivos pelos quais você deve dar atenção a essa tarefa de limpeza:

1. Diminui os riscos de contaminação e doença

Se, por algum motivo, a água da caixa d’água foi contaminada, você e toda a sua família podem acabar entrando em contato com microorganismos causadores de doenças como a cólera, a leptospirose, a hepatite A, as gastroenterites infecciosas e outras.

Já imaginou que perigo?

Em geral, a contaminação ocorre por meio da ingestão de alimentos contaminados com a água ou da ingestão direta da água que não está própria para o consumo;

2. Evita o rompimento de tubulações

Se lembra de que falamos sobre o entupimento de canos?

Outro ponto que merece ser ressaltado sobre a limpeza da caixa d’água é que isso dá a você a oportunidade de identificar rachaduras ou outros sinais de que a tubulação já está passando por algum problema e precisa ser trocada.

Isso é importante porque os rompimentos costumam ser silenciosos. Assim, podem chegar completamente de surpresa e demandar uma boa grana para reparar os estragos causados.

3. Impede a proliferação de agentes transmissores

No Brasil, doenças como a dengue, a zika e a chikungunya são preocupações que não tiram férias.

Assim, há mais um motivo indireto que explica por que limpar a caixa d’água: identificar frestas que permitam a entrada de mosquitos transmissores no reservatório.

Pequenas rachaduras ou buracos podem ser suficientes para que os mosquitos vetores de doenças que podem ser fatais encontrem seu paraíso: uma caixa repleta de água para a sua reprodução.

Algo que pode e deve ser evitado.

4. Evita prejuízos com ações judiciais

Se você mora em prédio, saiba que se um morador tiver alguma doença por falta de cuidados com a caixa d’água, pode entrar na justiça contra o condomínio em busca de indenização.

Com isso, a reserva financeira construída para manutenções e reformas pode ir por água abaixo, podendo inclusive levar ao aumento das mensalidades.

Como limpar sua caixa d’água

Agora que você já conhece bem os motivos, vamos falar sobre como limpar a caixa d’água corretamente.

Antes, porém, temos três informações que você precisa saber:

  • Existem empresas e profissionais que prestam o serviço especializado de limpeza de caixas d’água. Assim, caso preferia, você não precisa fazer isso por conta própria;
  • O ideal é que a caixa d’água passe por uma limpeza a cada seis meses, ou seja, é preciso higienizá-la e desinfetá-la duas vezes por ano;
  • É sempre importante checar as instruções do fabricante da caixa d’água para verificar se há algum procedimento específico que é recomendado para a limpeza.

Dito isso, vamos aos passos que você deve seguir para limpar a caixa por conta própria:

5. Feche o registro da entrada de água

Caso esse registro não exista, feche o registro geral ou amarre a boia que fica dentro da caixa d’água.

A ideia é impedir que a água que chega da rua abasteça a caixa durante a limpeza porque, caso isso aconteça, essa água precisará ser descartada, gerando prejuízo;

6. Retire e armazene a água da caixa

Após fechar o registro, você pode usar a água da caixa normalmente até que essa esvazie ou retirar essa água, armazenando-a em um local limpo.

Para isso, pode realizar um trabalho manual com auxílio de baldes ou usar uma bomba d’água.

Convém deixar cerca de 20 cm ou dois palmos de água dentro do reservatório e, então, fechar a saída de água.

Isso pode ser feito com o auxílio de um pedaço de pano, sendo o objetivo evitar que a sujeira retirada no processo de limpeza desça pela tubulação;

7. Esfregue a superfície interna da caixa

Você sabe o que usar para limpar caixa d’água?

Se o reservatório for de fibra, o ideal é usar uma esponja ou uma escova, mas se for de concreto, é mais interessante usar uma vassoura piaçava.

Em todo caso, é importante esfregar tanto as laterais quanto o fundo da caixa d’água. O trabalho não é leve, mas convém evitar a força excessiva, sobretudo em caixas de fibra;

8. Retire a água suja da caixa

Depois de esfregar o interior do reservatório, o próximo passo de como limpar a caixa d’água é retirar a água suja com o auxílio de baldes, pás e panos limpos ou de uma bomba;

9. Encha um pouco a caixa d’água

Uma vez que você tiver retirado a água sua, sem desobstruir a saída, deve liberar a entrada de um pouco de água limpa, vinda da rua, na caixa.

A recomendação é deixar o recipiente encher até a altura de 20 cm e, então, acrescentar dois litros de água sanitária. Espalhe a mistura pelas paredes da caixa d’água e, depois, aguarde duas horas.

Nesse período, lembre-se de fechar o registro novamente e manter a saída de água obstruída;

10. Esvazie a caixa d’água

Passadas as duas horas, você poderá esvaziar a caixa d’água. Para tanto, você pode finalmente abrir a saída de água, ligar chuveiros e abrir torneiras.

Dessa forma, a mistura usada para a higienização do reservatório também vai promover a limpeza da tubulação.

Quando a caixa se esvaziar, você pode abrir o registro e desamarrar a bóia.

É aconselhável que, em um primeiro momento, a água seja utilizada para serviços de limpeza pelo risco de resquícios da mistura ainda estarem presentes tanto na caixa quanto na tubulação.

Vale lavar o quintal ou usar a água para limpar o carro de deixá-lo brilhando feito novo;

11. Tampe bem a caixa d’água

O penúltimo passo do processo de limpeza da caixa d’água é tampá-la corretamente. Além de atentar para o encaixe correto da peça, você pode considerar formas de mantê-la firme no lugar.

Há quem utilize presilhas de tampa que podem ser encontradas online ou em lojas de produtos afins.

Seja qual for a solução, seu objetivo é evitar que a tampa se movimente e propicie a entrada de insetos e outros animais.

Já mencionamos os mosquitos, mas vale lembrar que roedores também podem aproveitar frestas, cair dentro do recipiente e contaminar a água, provocando sérios riscos à saúde de todos.

12. Anote na caixa a data da limpeza

Por fim, para manter um bom controle, convém colar uma etiqueta na caixa d’água com a data da limpeza realizada.

O mesmo lembrete pode ser levado a uma agenda de uso pessoal ou a um documento que sirva de orientação para todo o condomínio.

Assim, será possível cumprir a recomendação de limpar a caixa d’água a cada seis meses.

O que não fazer ao limpar a caixa d’água

Mesmo com o passo a passo, pode ser que você tenha dúvidas sobre o que não fazer durante e depois da limpeza da caixa d’água.

Por isso, reforçamos a importância de consultar as instruções do fabricante e prestar atenção a alguns detalhes.

O mais importante deles é que, você não deve usar outros produtos químicos, que não a água sanitária, para limpar o reservatório.

Até mesmo aqueles que parecem mais inofensivos, como o sabão ou o detergente, podem contaminar a água e causar problemas.

Lembre-se de que acessórios de proteção, como luvas, são bem-vindos e que, durante o processo, é importante que você tenha cuidado com os objetos que tocam o interior da caixa para evitar a sua recontaminação.

Ainda, para fechar bem a tampa, pode ser que você encontre alternativas às presilhas que mencionamos.

Apenas tenha em mente que não é aconselhável colocar peso sob a tampa, como tijolos ou outra coisa do tipo, para mantê-la no lugar.

Gradativamente, os pesos podem fragilizar a tampa de sua caixa d’água e torná-la mais suscetível ao surgimento de rachaduras ou furos. Por isso, busque uma solução que seja adequada.

Gostou do post? Aproveite e conheça a escova elétrica para limpeza que pode ser usada para esfregar sua caixa d’água!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *