Já reparou como nossos calçados acumulam sujeira da rua e trazem tudo para dentro de nossas casas? Uma forma de lidar com esse problema é colocando a mão na massa seguindo dicas de como fazer uma sapateira.

Sim, você pode comprar uma pronta, mas se chegou até aqui deve ser porque se interessa por trabalhos artesanais ou tem algum outro motivo para construir uma sapateira multiuso ou uma versão mais simples por conta própria.

Com este post, você vai entender que uma sapateira de madeira, ou até feita de outro material que você preferir, não precisa ser algo complexo. Há diferentes opções e temos algumas dicas a respeito.

Siga em frente com a leitura e saiba mais!

Por que ter uma sapateira na entrada

Já indicamos que a construção de uma sapateira artesanal está ligada ao desejo de evitar que a sujeira da rua seja trazida para dentro de casa.

Há quem defenda que esse tipo de atitude evita até que microorganismos causadores de doenças sejam espalhados casa afora.

Quanto a isso, alertamos apenas que há também quem explique que, se o objetivo for somente esse, a estratégia de ter uma sapateira só vale a pena caso você tenha crianças pequenas.

Isso porque são crianças que ainda engatinham que podem entrar em contato com a sujeira do chão e levá-la à boca ou a outras regiões de mucosa. Algo que pode representar um risco à sua saúde.

Para quem já é mais crescido, ainda que os microorganismos não deixem de existir no chão de casa, trazidos pelos sapatos, a situação é menos provável.

Tanto porque crianças maiores, jovens e adultos têm hábitos mais higiênicos, digamos assim, quanto porque tendem a ter um sistema imune mais forte.

Com isso, a principal vantagem de se ter uma sapateira artesanal na entrada é minimizar o acúmulo de sujeira e facilitar a faxina semanal.

Sapatos podem trazer todo e quanto é tipo de resíduos da rua e, por essa razão, acabam mesmo espalhando poeira e causando manchas indesejáveis.

Tipos de sapateira que você pode fazer

Existem diferentes tipos de sapateira e sua escolha deve ser pautada pela análise do espaço disponível, do tipo de mobiliário que você gostaria de ter ― mais simples ou uma sapateira multiuso? ― e até de suas habilidades manuais.

É interessante que você saiba ou se lembre de que pode recorrer a diversos canais do youtube com a temática DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) para conferir inspirações e, claro, dicas de como fazer uma sapateira que atenda às suas necessidades.

Aqui, vamos apresentar algumas ideias que você pode seguir:

Sapateira tipo caixa

Suponhamos que você tem interesse em ter uma sapateira artesanal em casa, mas ainda não sabe se você e os demais moradores vão mesmo se adaptar à essa ideia de tirar os calçados logo na entrada.

Com isso, quer algo que seja bem simples de fazer apenas para testar como todos lidarão com a novidade. Ou quer algo simples porque é exatamente o que você busca.

Uma sugestão é a sapateira em formato de caixa. Basicamente, você vai precisar construir uma caixa de madeira com dimensões apropriadas tanto para a sua finalidade quanto para o espaço em que a sapateira ficará.

Você pode decorá-la, forrá-la com pedras ou outro material que lhe pareça interessante e ter algo simples e bonito, que vai ser útil e agradável ao olhar.

Sapateira simples

Se você busca um modelo de sapateira mais convencional, mas que ainda seja simples, considere que você precisa de uma espécie de estante que pode ser posicionada no chão ou até fixada na parte baixa da parede.

Para tanto, você pode construir um caixote de madeira com divisórias ou até montar sua sapateira usando pallets, por exemplo.

Sapateira com banco

Uma sapateira multiuso pode, por exemplo, ser também um banco para que as pessoas se sentem para tirar e calçar os sapatos.

Seu princípio é bastante similar ao da sapateira simples, com as diferenças de que recomenda-se que fique no chão e não suspensa e que deve ser feita com materiais mais resistentes para suportar o peso de uma pessoa.

Sapateira com guarda-casacos

Outra opção para uma sapateira multiuso é incrementá-la com suportes e apoios que permitam criar uma espécie de arara de roupas.

A ideia é que, além de ter onde colocar os sapatos ao chegar em casa, você também tenha onde pendurar casacos ou bolsas.

Como construir uma sapateira

É possível fazer uma sapateira artesanal de tecido, de garrafa pet, de cano de PVC, de papelão ou de madeira. Neste post, vamos contar a você como fazer uma mais simples usando os pallets, aqueles caixotes que costumamos ver em feiras e sacolões.

Você vai precisar de:

  • Pallets ― a quantidade depende do tamanho da sapateira que você quer ter e também do tamanho dos caixotes;
  • Lixa para madeira ― importante para remover sujeiras e deixar a superfície do pallet mais lisa;
  • Pregos e martelo ― para fixar os pallets uns nos outros. Caso você opte por deixar sua sapateira suspensa, também vai precisar de parafuso com bucha para fixação na parede;
  • Tinta para madeira  ou verniz― é interessante buscar uma tinta que seja adequada ao tipo de superfície para garantir um resultado melhor;
  • Pincel, rolinho ou bomba de pintura em spray ― são acessórios que podem ser usados tanto para envernizar a sapateira artesanal quanto para pintá-la.

Passo a passo de como fazer uma sapateira de madeira

Com os materiais devidamente selecionados, basta seguir as dicas de como fazer sapateira, apresentadas no passo a passo abaixo:

Passo 1

Lixe os pallets por dentro e por fora para deixar a madeira mais lisa. Esse processo é importante tanto em razão do aspecto que a sapateira de madeira vai ter quanto para tirar imperfeições ou farpas que representem algum risco.

Passo 2

Utilize um pano levemente umedecido para retirar os resíduos gerados pelo processo de lixamento dos pallets. É interessante também limpar o ambiente para evitar que fragmentos da madeira acabem se grudando nos pallets nas etapas seguintes.

Passo 3

Caso tenha decidido pintar os pallets, dê a primeira demão de tinta e espere secar completamente. Depois, dê a segunda demão para garantir um melhor acabamento.

Note que a depender de como você vai conectar os pallets, não é preciso pintar as faces que estarão coladas e não ficarão visíveis. Assim, você economiza tinta e esforço!

Caso tenha decidido apenas envernizar sua sapateira artesanal em construção, siga as instruções do fabricante do produto quanto à forma de aplicação do verniz.

Passo 4

Empilhe os pallets da forma que desejar e prenda-os uns nos outros com os pregos. Convém se lembrar de dobrar a ponta sobressalente dos pregos com o martelo para evitar acidentes futuros.

Passo 5

Caso tenha decidido fixar sua sapateira na parede, o passo final é usar a furadeira para conquistar este objetivo.

Esperamos que este post tenha sido útil ao lhe apresentar dicas para fazer uma sapateira artesanal de modo que, ainda que você escolha um tipo diferente, já consiga ter uma noção do trabalho que tem pela frente.

Hora de colocar a mão na massa? Confira nosso post com dicas de como lixar madeira e saiba como realizar essa etapa da construção de sua sapateira!