Um endereço, um restaurante com brinquedos para as crianças, o preço das passagens para o destino de férias: isso e muito mais pode ser descoberto por meio de uma simples pesquisa na internet.

Acontece, porém, que a internet está cada vez mais repleta de conteúdos e informações. Assim, uma simples pesquisa pode não apresentar resultados tão certeiros. O Google trabalha para tentar lhe garantir as melhores respostas possíveis, mas você também pode adotar algumas estratégias.

Para o post de hoje, preparamos algumas dicas que você pode adotar ao usar seu computador, celular ou tablet para fazer uma pesquisa na internet de forma mais avançada. Assim, você aumenta as suas chances de encontrar exatamente o que procura!

1. Determine o intervalo de tempo que deseja para sua pesquisa

É provável que você já saiba que, ao fazer uma pesquisa no Google, você pode determinar que os resultados mostrados estejam em um intervalo de tempo pré-definido. Basta ir em ferramentas -> qualquer data -> na última hora ou nas últimas 24 horas e etc.

Para tornar essa busca ainda mais precisa, porém, pelo mesmo menu de ferramentas você pode selecionar “intervalo personalizado…”. Ao fazer essa opção, uma caixa com um calendário vai aparecer permitindo que você faça sua escolha;

2. Use o sinal de menos para excluir palavras e direcionar a busca

Para entender esta segunda dica de pesquisa na internet, vamos a um exemplo bem aleatório. Suponhamos que, por algum motivo, você deseja fazer uma busca por “Gabriel” no Google, mas não quer nenhum conteúdo relacionado ao Gabriel O Pensador, o famoso músico brasileiro.

Tudo o que você precisa fazer é usar o sinal de menos, ou seja, digitar “Gabriel -pensador” na barra de buscas.

O menos, portanto, serve para que você exclua algo da lista de resultados, direcionando melhor a sua pesquisa de acordo com aquilo o que você deseja encontrar;

3. Informe o tipo de arquivo que você deseja encontrar

Você já deve ter reparado que, logo abaixo da barra de pesquisa, você pode selecionar entre todos, vídeos, imagens, notícias e outros de acordo com o tipo de resultado que você busca.

Caso você tenha uma demanda mais específica, porém, pode informar ao Google de forma mais precisa o que você deseja. Se você busca uma cartilha em .pdf sobre a dengue, por exemplo, deve digitar “prevenção contra dengue filetype:pdf”.

É o termo filetype: que vai fazer com que os resultados apresentados estejam no tipo de arquivo que você busca. Você pode usar ainda filetype:docx, filetype:txt, filetype:pptx, filetype:xlsx e outros;

4. Utilize “site:” para buscar conteúdos dentro de um site específico

Em muitos sites, como no blog da Obabox, você encontra uma caixa para fazer pesquisas, o que permite que você busque por um conteúdo específico em nosso endereço.

Alguns sites, porém, não contam com essa caixa ou têm um sistema de busca um tanto quanto limitado e que não contribui muito com sua pesquisa. Por essa razão, você precisa saber que o Google empresta sua ferramenta para facilitar todo o processo.

Basta que você acesse a barra de pesquisa no Google e digite, por exemplo, “vitrola site:blog.obabox.com.br”, ou seja, basta escrever o que você procura + site:endereço”.

O próprio Google vai apresentar a você os resultados correspondentes, limitando-os apenas ao site em que você tem interesse no momento;

5. Use um asterisco para substituir termos desconhecidos

Você ouviu uma música no rádio que nunca tinha ouvido antes e adorou, mas não sabe quem canta. Ou se lembrou de trechos de uma música que adora, mas não sabe o nome e nem o artista para conferir a letra completa. E agora?

Com um trecho da música na cabeça, ainda que “faltando pedaços”, você consegue fazer uma busca no Google e descobrir.

Suponhamos que, de alguma forma, você tenha esquecido como cantar o clássico Evidências. Tudo o que você precisa fazer é digitar, entre aspas, um trecho da música e, caso não saiba alguma palavra, colocar um asterisco no lugar. Assim:

“E nessa loucura de dizer que não te quero vou negando as * disfarçando as evidências”, e o Google lhe dará a resposta;

6. Coloque palavra ou frases entre aspas para resultados mais precisos

Você decidiu que vai viajar a Montevidéu em agosto e deseja descobrir o que fazer por lá nesta época do ano. Para isso, decide fazer uma pesquisa na internet em busca de sugestões e dicas de passeios e afins.

Se você perguntar ao Google somente o que fazer em Montevidéu, vai encontrar conteúdos que contemplam outras épocas do ano. Um detalhe importante, considerando que as temperaturas variam bastante por lá e que, por exemplo, nem sempre convém ir à praia.

Se você perguntar ao Google o que fazer em Montevidéu em agosto, vai ter melhores chances de encontrar o que deseja, mas não vai, necessariamente, evitar conteúdos que sejam mais genéricos.

Para evitar esse problema, basta colocar a frase entre aspas e pesquisar por “o que fazer em Montevidéu em agosto”. Assim, o Google lhe dará respostas mais precisas;

7. Use o termo “OR” para fazer várias buscas ao mesmo tempo

Dando sequência ao exemplo da viagem à Montevidéu, suponhamos que você esteja buscando passagens áreas e que o mais conveniente é partir de São Paulo ou do Rio de Janeiro.

Para isso, você pode fazer sua pesquisa no Google digitando “passagem de “São Paulo” OR “Rio de Janeiro” para Montevidéu e o buscador entenderá o recado;

8. Configure sua busca por imagens

Já até mencionamos que você pode optar por fazer pesquisa de imagens no Google selecionando “imagens” logo abaixo da barra de busca. Como haveria de ser, porém, você pode orientar o buscador a fornecer resultados mais parecidos com os que você deseja encontrar.

Para tanto, primeiro você deve mesmo clicar em “imagens” e depois selecionar “ferramentas”. Ao fazer isso, você vai se deparar com possibilidades de limitar as respostas com base no tamanho da imagem que busca, na sua cor predominante, nos direitos de uso e no tipo.

Sendo assim, você pode buscar, por exemplo, por um coelho de páscoa laranja, em imagem grande e com uso liberado para fins não comerciais. Também pode buscar por um um GIF de avião buscando essa opção em “tipo” e por aí vai.

via GIPHY

Em um primeiro momento, pode parecer difícil se lembrar de tanta coisa, mas à medida que você começar a seguir as dicas de pesquisa na internet, vai se habituar a elas. Algo que, por consequência, lhe ajudará a encontrar resultados mais adequados às suas buscas.

Conhece alguma outra dica para fazer uma busca perfeita usando a internet? Compartilhe-a conosco nos comentários!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *