Eternizar momentos de confraternização, registrar paisagens ou tirar aquela selfie: você sabe como fazer fotos com celular e conseguir um resultado satisfatório?

Quem pegou os tempos da fotografia analógica aprendeu a se conformar com resultados tremidos, embaçados e que não fossem capazes de capturar toda a beleza de um momento.

A fotografia digital, porém, por permitir que inúmeras fotos sejam feitas facilmente, tende a aumentar a expectativa por bons resultados. Para evitar frustrações, preparamos este post com dicas para tirar fotos com o celular.

Vamos lá?

1) Limpe a lente da câmera

Agora que você leu a dica de limpar a lente da câmera, pode até estar pensando “mas é óbvio, né?!”.

Acontece, porém, que muita gente esquece disso, especialmente quem não tem tanta afinidade com os dispositivos móveis e seu uso para fazer fotografias de qualidade.

Uma vez que a limpeza da lente passar a fazer parte de sua rotina pré-fotos, porém, é provável que você dificilmente esqueça essa dica.

Ou, ao menos, pode ser que você perceba facilmente que esse pode ser o problema que resultou em um clique ruim, tendo a oportunidade de repetir o registro.

Para limpar a lente da câmera, não é preciso muito. No blog, temos um post com 9 dicas para você que nunca pensou em limpar o seu celular que fica como recomendação de leitura.

Desde já, porém, saiba que para limpar a lente na correria antes da foto, vale dar uma “esfregadinha” com a borda da própria camisa, por exemplo, só para tirar as marcas de gordura;

2) Entenda a importância da luz

Você já olhou para uma foto tirada por outra pessoa e ficou sem entender por que o resultado era tão nítido, diferente do que você está acostumado a ver quando abre seu rolo de câmera?

Em partes, essa diferença se dá por resoluções da câmera de cada aparelho, mas a iluminação também pode ser um importante fator para um resultado mais satisfatório.

Assim, se você está em busca de dicas para tirar fotos com o celular, saiba que a atenção à luz, seja ela natural ou artificial, pode fazer toda a diferença.

Além de buscar um local bem iluminado para seus registros, aos poucos você deve ir aprendendo como avaliar o “comportamento” da luz.

Quando for fotografar uma pessoa ou um objeto, observe como a qualidade e as características da foto mudam de acordo com a forma como o fotografado ou você, o fotógrafo, se posiciona com relação à luz.

Assim, você evita efeitos exagerados que acabam por prejudicar o resultado e garante a beleza do registro.

3) Se possível, segure o celular com as duas mãos

Quando estamos fazendo uma selfie, segurar o celular com as duas mãos nem sempre é uma opção, sobretudo quando há mais pessoas sendo fotografadas. Em outras situações, pode ser mais fácil seguir essa dica.

Segurar o celular com as duas mãos nos ajuda a enquadrar melhor a pessoa, objeto ou paisagem fotografada. Além disso, nos permite prover ajustes com mais facilidade e, claro, evita qualquer tipo de tremor que prejudique a qualidade do resultado.

4) Ajuste o foco

Outra dica de como fotografar com o celular é ajustar o foco. Para aprender a fazer isso, sugerimos que você abra a câmera de seu aparelho e focalize em um objeto próximo a você. Em seguida, clique em diferentes pontos da tela e observe.

Quando clicamos sobre a tela no local onde está o objeto a ser fotografado, o colocamos no foco da câmera. Quando clicamos em outra área da tela, mudamos o foco e conseguimos um efeito diferente com o registro.

5) Evite usar o zoom

Você também acha uma pena que as câmeras, sobretudo as de celular, não consigam capturar as imagens como nossos olhos as enxergam? Pois é, essa limitação existe.

É comum que , visto a olho nu, um objeto ou qualquer que seja o alvo do nosso registro fotográfico seja percebido mais nitidamente do que por meio de uma foto feita do mesmo ponto de observação.

Para tentar driblar esse problema, ativar o zoom com o movimento de dedos pela tela do dispositivo móvel é quase um instinto. Acontece, porém, que o zoom afeta a qualidade da foto e, por vezes, contornos ficam mal definidos e a fotografia parece simplesmente ruim.

Sempre que possível, prefira se aproximar fisicamente daquilo ou de quem você estiver fotografando com o celular ao invés de recorrer ao zoom.

6) Observe a composição e o enquadramento

Já fez uma foto que tinha tudo para ser linda, mas depois notou que, sem querer, fotografou junto uma lixeira ou outro elemento que “poluiu” o registro? Acontece e, para evitar isso, a dica é ter atenção à composição.

Fotógrafos profissionais não fazem fotos incríveis contando apenas com a sorte. Seu olhar é treinado para que observem os melhores locais para orientar o posicionamento das pessoas para melhorar a composição das fotos.

Em outras palavras, para evitar capturar elementos desnecessários e também para incluir outros que possam contribuir para o registro.

Além disso, é importante observar o enquadramento, ou seja, como os elementos de sua foto são distribuídos.

Ativar as “linhas de enquadramento” nas configurações pode ser interessante para conseguir posicionar a câmera de uma forma mais adequada para conseguir uma foto harmônica.

A saber, as “linhas de enquadramento” são dois pares de linhas, um vertical e outro horizontal, criadas para orientar o posicionamento da câmera. Essa funcionalidade pode vir com nomes diferentes, mas atende sempre ao mesmo propósito.

7) Altere as configurações do celular

E por falar em configurações, outra dica para tirar fotos com o celular é explorar as possibilidades oferecidas pelo aparelho.

Alguns celulares contam com uma funcionalidade chamada HDR ou High Dynamic Range que tem por objetivo ampliar o alcance dinâmico da câmera para favorecer a captura de detalhes.

Deixar essa configuração previamente acionada pode garantir que você tenha fotos melhores em seu rolo de câmera daqui para frente.

8) Ajuste configurações na hora da foto

O flash é uma das configurações que podem ser alteradas na hora da foto, mas o problema é que muita gente não sabe ao certo como essa ferramenta funciona.

A verdade é que o flash pode ser usado até em plena luz do dia para balancear a iluminação e conseguir um efeito mais interessante. À noite ou em ambientes escuros, a dica é evitar se aproximar muito das pessoas ou elementos fotografados para evitar efeitos exagerados.

Outra configuração que pode ser ajustada na hora da foto diz respeito à quantidade de luz capturada pela câmera. Antes da foto, segure o dedo na tela por uns instantes até que um ícone similar a um sol apareça.

Em seguida, ajuste a luminosidade da imagem. Uma das formas possíveis para fazer isso ― e que pode variar de um aparelho para o outro ― é arrastando o dedo para cima ou para baixo.

Bônus: Aprenda a passar suas fotos para o computador

Agora que você já sabe como fazer registros bacanas, que tal aprender também como passar fotos do celular para notebook? Assim, você pode vê-las em uma tela maior e economizar espaço em seu dispositivo móvel. Você tem quatro opções:

Cabo USB

Um cabo USB pode ser usado para conectar o seu celular ao seu notebook. Ao fazer isso, o notebook vai identificar que um novo dispositivo foi conectado e permitir que ações como importar ou copiar as fotos para uma nova pasta sejam executadas;

Cartão de memória

Caso seu celular acompanhe um cartão de memória e as fotos estejam salvas ali (e não na memória do aparelho), você pode retirar o cartão momentaneamente e transferi-lo para o notebook.

Para isso, porém, é importante verificar se o notebook tem entrada para cartões de memória para que as fotos possam ser copiadas;

Nuvem

Outra alternativa é usar um serviço de armazenamento em nuvem, como o Google Drive. O programa deve ser baixado em seu celular e receber autorização para salvar as fotos que estão no seu rolo de câmera.

Depois disso, basta entrar em sua conta do Drive pelo notebook para poder acessar as fotos e vídeos;

Aplicativos

Por fim, você pode usar aplicativos que foram especialmente desenvolvidos para fazer a conexão entre um celular e um notebook para transferir as fotos. Alguns deles são:

  • AirDroid;
  • Share it;
  • Xender;
  • FotoSwipe.

Esperamos que essas dicas para tirar fotos com celular sejam suficientes para que você comece a fazer registros cada vez mais incríveis!

E se você gostou do conteúdo, aproveite e leia também sobre como fazer vídeos com as fotos que você tira pelo celular!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *