De sua criação até os dias de hoje, a história do celular mostra que os aparelhos modernos têm vários outros usos além da realização de uma simples ligação. Mas, e se você quer ligar para alguém, mas tem dúvidas sobre como fazer chamadas interurbanas ou internacionais?

Ainda que seja um aparelho “multitarefa”, um smartphone como seu ObaSmart pode ser muito útil para que você se comunique com pessoas que moram em outras cidades ou até mesmo em outros países.

Para isso, é preciso seguir algumas dicas para conseguir completar a ligação corretamente. Confira!

O que você precisa saber antes de começar

Algo que você precisa saber antes de realizar uma ligação interurbana, interestadual ou internacional é qual é o código de sua operadora de telefonia móvel. Isso, claro, considerando que seu objetivo é usar o celular para se comunicar.

Saber isso é importante para que o código, que é um número, seja inserido no momento da ligação para que você obtenha eventuais vantagens disponibilizadas pela empresa. Em alguns casos, você pode conseguir descontos ou até mesmo não pagar nada pela chamada realizada. Tudo depende do plano contratado.

  • Código ou DDD da Vivo: 15;
  • Código ou DDD da Claro: 21;
  • Tim: 41;
  • Oi: 31 para AL, AP, AM, BA, CE, ES, MA, MG, RN, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RR e SE e 14 para AC, DF, GO, MT, MS, PR, RS, RO, SC e TO;
  • Nextel: 99.

Outra coisa que você precisa saber é o código da região para onde deseja ligar. No site da Anatel você tem acesso a um mapa que mostra qual é o DDD de cada região, inclusive com divisão para municípios.

Com essas informações, suponhamos que você seja um cliente Vivo que deseja ligar para a Obabox, em Belo Horizonte. Para isso, você deve digitar em seu celular a seguinte sequência:

 015 31 3972-0050

ou seja

0 + código da operadora + DDD + número do telefone

Como fazer ligações interurbanas

Se você entendeu bem a explicação anterior, não vai ter dificuldades para compreender como fazer chamadas interurbanas. Para realizar a ligação você deve manter o código da operadora e mudar apenas o DDD antes de seguir com o número.

Como já indicado, cidades de um mesmo estado podem ter DDDs diferentes. Talvez você tenha notado pelo DDD 31 que a Obabox fica em Belo Horizonte. Se alguém de nossa empresa precisasse ligar para um número de Tiradentes, por exemplo, precisaria ter atenção à mudança no DDD que passa a ser 32.

Assim, o que nosso colega teria que digitar em seu telefone seria algo como:

0 + código da operadora + 32 + número do telefone

Ligações interurbanas a cobrar

Agora vamos supor que esse colega esqueceu o celular em casa e está usando um aparelho emprestado para fazer a ligação e, por isso, prefere ligar a cobrar. Será que tem como? A resposta é sim.

Para fazer uma ligação interurbana a cobrar, basta substituir o 0 pelo 90 da seguinte forma:

90 + código da operadora + 32 + número de telefone

Lembre-se de que o 32 corresponde ao DDD que usamos como exemplo para essa explicação e que deve ser devidamente substituído de acordo com a cidade para a qual você deseja ligar.

Como ligar para outros estados

A este ponto da leitura, você já deve ter entendido a lógica de como ligar para outro estado, mas vamos explicar para evitar dúvidas e equívocos.

Se alguém daqui da Obabox decide ligar para uma loja parceira em São Paulo (SP), por exemplo, tudo o que precisa fazer é colocar o DDD da cidade ― algo que pode ser feito consultando o já referido mapa da Anatel.

Vale mencionar que, muitas vezes, a consulta ao mapa não se faz necessária porque uma busca simples pelo contato desejado já informa o DDD ou somos nós que, precavidos, já salvamos o número completo em nossas agendas.

Voltando ao exemplo, o interessado em fazer uma ligação para a capital paulista deve digitar o seguinte:

0 + código da operadora + 11 + número do telefone

ou seja

0 + código da operadora + DDD + número do telefone

Ligação interestadual a cobrar

Assim como é possível nas ligações interurbanas, uma chamada feita para outro estado também pode ser feita a cobrar seguindo a mesma regra:

90 + código da operadora + DDD + número de telefone

Como fazer ligações internacionais

Até aqui, não tem muito segredo, não é mesmo? Para algumas pessoas, porém, a coisa se complica quando o desejo é fazer uma ligação internacional. Logo você vai entender que há alguns detalhes diferentes, mas que não há com o que se preocupar.

Ligação do Brasil para o exterior

Se você está em qualquer cidade do Brasil e deseja ligar para alguém que está no exterior, vai precisar se informar sobre o DDI (código internacional que substitui o DDD) do país e o código da cidade. Veja só:

00 + código da sua operadora + código do país de destino + código da cidade + número do telefone

Vamos supor, então, que você é cliente Claro e vai ligar para uma pessoa que tem seu número registrado em Londres, na Inglaterra. A “fórmula” fica assim:

00 + 21 + 44 + 20 + número do telefone

No site da Embratel você consegue verificar qual é o DDI e o código das mais variadas cidades do mundo, caso não tenha essa informação de antemão.

Ligação a cobrar para o exterior

Para ligar a cobrar do Brasil para o exterior, o mais indicado é contatar sua companhia de telefonia para pedir instruções adequadas. Vale saber que a Embratel tem um serviço para que a ligação seja efetuada por meio de uma telefonista. Basta ligar para 0800 703 2121.

Seja como for, é importante lembrar duas coisas: 1) o custo de uma ligação para o exterior pode ser bem elevado; 2) é a pessoa que recebe a ligação quem paga, por isso é importante ter intimidade ou algum tipo de acordo prévio estabelecido.

Ligando do exterior para o Brasil

Estar no Brasil e querer falar com alguém que está fora não é o único motivo para que alguém queira descobrir como ligar para outro país. Pode ser que você esteja a passeio em terras estrangeiras e precise saber como falar com alguém em casa, por exemplo.

Em casos assim, existem três opções que ficam à critério de quem deseja fazer a ligação. São elas:

  1. Contatar o serviço local ― como o que a Embratel oferece aqui ― para que uma telefonista faça a ligação por você. Para tanto, é preciso recorrer à internet para consultar o número de telefone do serviço no país em questão;
  2. Comprar um cartão para a realização de chamadas internacionais e seguir seu passo a passo;
  3. Usar o Brasil Direto, um serviço da Embratel para ligar do exterior para o Brasil, inclusive à cobrar.

Seja como for, em qualquer ligação internacional, é importante ter atenção aos números, que são muitos. O cuidado redobrado vai evitar o transtorno de chamar a pessoa ou o local errado e o consequente gasto desnecessário.

Está pensando em fazer uma ligação para matar a saudade de pessoas queridas? Aprenda a fazer chamadas de vídeo usando seu smartphone ou tablet!